O Recife da motosserra insana e do arboricídio tem novo Secretário do Meio Ambiente. Veja quem é

Compartilhe nas redes sociais…

O Recife da emergência climática e do arboricídio, do excesso de árvores degoladas ou erradicadas (que não ganham reposição), da falta de saneamento, e dos rios poluídos e canais assoreados (ex-riachos que se transformaram em esgotos a céu aberto) tem novo Secretário de Meio Ambiente. É um petista histórico: Oscar Barreto, que já serviu a diversas gestões do PSB, sem ostentar brilho por nenhum dos cargos pelos quais passou.

Esperamos, no entanto, que faça uma boa gestão à frente da pasta do meio ambiente, setor que foi totalmente negligenciado nos oito anos do então Prefeito Geraldo Júlio (PSB). E até o momento, não mostrou a que veio na administração do Prefeito João Campos. O Recife permanece com problemas graves na questão dos rios poluídos (por esgotos domésticos e excesso de detritos) e até agora ainda não desenvolveu um modelo eficiente de coleta de seletiva de  lixo, como o que já ocorre até mesmo em cidades do interior, como é o caso da sertaneja Serra Talhada. A questão da arborização é outro problema gravíssimo na cidade, onde a cada dia se percebe mais a formação de ilhas de calor. E a legislação faz vista grossa para muitas infrações, como os estabelecimentos comerciais com jardins de plástico e estacionamentos que derrubam árvores para “plantar” carros.

Margem do Rio Capibaribe na Rua Dr. João Santos Filho, nas proximidades do Plaza Shopping Casa Forte

Quanto à limpeza e ao patrimônio verde do Recife, o leitor há de dizer, “mas quem cuida do lixo e da manutenção das árvores é a Emlurb”. Mas ambas são questões ambientais e devem ser tratadas de forma transversal na gestão municipal. Até porque a Emlurb existe há décadas, e nunca conseguiu gerenciar de forma eficiente nem a questão do lixo nem os jardins, praças e árvores das calçadas da cidade. E esse último problema é tão grave, mas tão grave nesses tempos de aquecimento global (e local, claro) que o #OxeRecife possui duas campanhas permanentes: “Parem de derrubar árvores” e #RecifeEmergênciaClimática.

Na primeira, já somam  382 postagens sobre o assunto, com a soma de mais de 800  árvores decepadas ou assassinadas. Nela, é feito o registro (com data do flagrante, endereço e fotografia) das vítimas de arboricídio e da motosserra insana no Recife. Posso assegurar, com quase certeza, que cerca de 80 por cento das árvores erradicadas não tiveram reposição. Seus alegretes viraram depósitos de lixo, metralhas, etc. A outra campanha mostra as ruas do Recife que são totalmente desprovidas de verde. E elas estão em toda parte: no Centro (foto abaixo), em bairros sofisticados, e também em áreas populares e mais afastadas.  Uma  lista das vítimas de arboricídio e da motosserra insana já foi entregue na gestão passada, porém o número de árvores assassinadas só fez crescer desde então.

Paisagem comum em bairros afastados e do centro do Recife: zero verde e ilhas de calor cada vez mais frequentes

Oscar Barreto já foi secretário na Prefeitura do Recife – de saneamento. Além disso, foi Secretário de Cultura do Governo de Pernambuco e também cumpriu outras missões no serviço público. “Vai ser um grande desafio. A gente se junta a um time vitorioso, que vem incluindo o povo nas políticas públicas”, comentou Oscar Barreto. “Primeiro, nós vamos cumprir os compromissos que o prefeito assumiu e nós vamos apresentar as nossas ideias. Fui secretário de Saneamento do Recife com Geraldo Julio por quase dois anos e lidamos com a questão do Meio Ambiente já naquele momento”, finalizou. Só não fez um balanço do resultado de sua gestão, à frente do saneamento. Porque nesse quesito, a situação do Recife é de dar dó, já que pouco mais de 30 por cento da população tem acesso a esse tipo de serviço em uma cidade onde, no início do século passado, cem por cento era saneada. Enquanto isso, nossos rios e riachos …..

Petista histórico com vários serviços prestados às gestões do PSB, Oscar Barreto agora gerencia meio ambiente no Recife

Oscar substitui Carlos Ribeiro, funcionário de carreira da Secretaria do Meio Ambiente do Recife desde 2008. Outra mudança no primeiro escalão da Prefeitura: Na pasta da Habitação, quem manda agora é Ermes Costa, que vai ter um problemão a administrar pela frente. É que a Capital – além de não ter quase saneamento – possui um deficit de cerca de 75 mil moradias, com concentração intensa de habitações em áreas de risco, como os pingentes que cobrem os morros e as palafitas que ocupam os manguezais. Vai ter que trabalhar em conjunto com o inoperante Recentro, para arranjar uma solução adequada para transformar em habitações os prédios desocupados de bairros como Santo Antônio e São José, ambos na região central do Recife.

Leia também
Parem de derrubar árvores  (382)
A capital vai virar mar? Holanda de olho nos efeitos provocados pelas mudanças climáticas
Em apenas seis horas, chuvas chegam a 60 por cento do previsto em fevereiro
Vulnerável às mudanças climáticas, o Recife pode ficar assim, se nada for feito
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Recife 500 anos. E Amsterdam?
Na Cop-26, Paulo Câmara promete recuperar mil nascentes de rios
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era cem por cento saneada
Mais de 19 anos sem saneamento. Pode? 
#RecifeEmergênciaClimática (15)
#RecifeEmergênciaClimática (14)
#RecifeEmergênciaClimática (13)
#RecifeEmergênciaClimática (12)
#RecifeEmergênciaClimática (11): Rua Nova
#RecifeEmergênciaClimática (10)
#RecifeEmergênciaClimática (9) Rua da Imperatriz
#RecifeEmergênciaClimática (9)
#RecifeEmergênciaClimática (8)
#RecifeEmergênciaClimática (7)
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
#RecifeEmergênciaClimática: Depois do arboricídio, os jardins de plástico
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar  árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
Coleção Recife 500 anos começa a ser lançada
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo 
Recife: Cidade parque em 2037?
Parem de derrubar árvores. Arboricídio em massa no Parque das Graças
Depois do arboricídio, compensação ambiental no Parque das Graças
O Recife pelas lentes de Fred Jordão
A Voz do eleitor: Mobilidade, controle urbano, história preservada, cidade parque
Lixo oficial à margem do Capibaribe, cidade entregue e prefeito impopular 
Metralhas à margem do Capibaribe foram colocadas pela Prefeitura. Pode?
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era cem por cento saneada
Mais de 19 anos sem saneamento. Pode? 

 

 

 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins / Acervo #OxeRecife e PCR/ Divulgação

Continue lendo

3 comments

  1. Excelentes observações de Letícia Lins. Não por acaso é filha do grande escritor Osman Lins, de quem era admirador contumaz no Recife, quando frequentávamos, juntos, a casa do escritor Gastão de Holanda. Abraços, Flávio Tiné

  2. Amiga Letícia, parabéns pela reportagem que mais uma vez mostra os problemas existentes em nossa cidade e escanteado por quem devia cuidar, não sei se por falta de estrutura ou incompetência mesmo. Espero que o novo secretário tenha a sensibilidade de começar a fazer uma revolução verde no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.