#RecifeEmergênciaClimática (12)

Nesses tempos pós COP-26 e de discussões sobre o aquecimento global, é sempre bom lembrar que o Recife já tem muitas ilhas de calor, situação que tende a se agravar com a ação constante da motosserra insana, que deixa nossas ruas cada vez mais desprovidas de verde. Por esse motivo, o #OxeRecife mantém a campanha #ParemDeDerrubarÁrvores, na esperança de que as autoridades reponham em áreas públicas as plantas que foram vítimas de arboricídio, inclusive do arboricídio oficial.

Mas o #OxeRecife mostra, também, as ruas que não possuem uma planta sequer. Nem mesmo um jarro com palmeira, ou uma árvore de porte menor como as espirradeiras e os flamboyanzinhos, que cabem em qualquer espaço.  Nesta semana, recebi fotos da Rua São José do Ribamar. Elas foram enviadas pelo fotógrafo Genival Paparazzi, que anda pelas ruas do Centro como ninguém. O profissional reclama de fios caídos sobre calçada e asfalto, colocando em risco a vida das pessoas. O que aliás, não é tão incomum na nossa cidade, onde a vida dos transeuntes parece não ter valor para as autoridades, prestadoras de serviço e concessionárias: é buraco, é fio rolando pelo chão, é obra sem sinalização. Mas nosso assunto é mais do que o descuido das autoridades com a segurança do pedestre. É, também, o conforto térmico. Pelo visto, a São José do Ribamar não tem uma só árvore. O problema, aliás, não é de hoje. Mas custa nada repor? É mais do que preciso.

A São José do Ribamar fica no bairro de São José, cujas ruas estão cada vez mais quentes. A nossa cidade, como se sabe, está entre as 16 do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas. Então, além de protocolos e outras iniciativas Carbono Zero anunciadas na conferência internacional, porque não evitar ruas tão áridas e não cuidar melhor do patrimônio verde de nossa cidade? O Recife já está em situação de emergência climática, decretada na gestão anterior. Mas desse jeito… vai terminar em calamidade climática. Deus me livre….

Leia também
#RecifeEmergênciaClimática (11): Rua Nova
#RecifeEmergênciaClimática (10)
#RecifeEmergênciaClimática (9) Rua da Imperatriz
#RecifeEmergênciaClimática (9)
#RecifeEmergênciaClimática (8)
#RecifeEmergênciaClimática (7)
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar  árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
Cadê a sinalização? E o respeito à vida?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi / Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.