Overdose de teatro, dança, performances. É que o Grupo Totem está celebrando 35 anos em 2023.E, para assinalar a data, realiza a quarta edição da Mostra de Performance Corpo Ritual, que acontece às 19h do sábado no Centro Luiz Freire, no Sítio Histórico de Olinda. O acesso é gratuito, mas as apresentações se destinam a público maior de 18 anos. Ao todo, serão 19 apresentações. A mostra marca o encerramento dos trabalhos da oficina Corpo Ritual, que aconteceu no Recife, entre os meses de abril e maio. A turma de 20 participantes foi selecionada a partir de 109 inscrições recebidas pelo Grupo.
Nesta edição, há profissionais do teatro, da dança e da performance. E também profissionais que atuam em circos, terapias, produção cultural, música e arte-educação. Para artistas que fazem o Grupo Totem, aquela diversificação favoreceu ainda mais os estudos da performance, já que esta é fruto do encontro entre as linguagens artísticas. Os artistas que participaram da oficina Corpo Ritual e que estarão presentes com seus trabalhos na Mostra de Performance são: Amanda Spacca, Bruna Luiza Barros, Camila Gatis, Camila Martins, Carlos Lima, Clarice Nejar, Diniz Luz, Duda Freyre, Gabriel Moura, Isabela Severi, Juliana Rodrigues, Lane Luz, Lara Almeida, Lucas Cardoso, Marcus Rodrigues, Mayara Ferreira Natasha diSantiago, Simone Santos e Suzi Couto.
Ao longo dos encontros, foram vivenciados animais totens, ancestralidades, ritos de sacralização e imagens, gerando assim partituras corporais, sonoras e textuais, que serviram de material para a criação das performances finais. A Mostra “se configura como um grande ritual coletivo, composto pelas performances, que atuam como um rito de passagem individuais”, informa o Grupo Totem. “E assim, os participantes puderam imprimir em suas criações seus rituais pessoais como forma de organizar as inquietações e atravessar limites próprios em busca interior”. Os artistas facilitadores que ministraram a oficina Corpo Ritual são integrantes do Grupo Totem: Fred Nascimento, Inaê Veríssimo, Íris Campos, Juliana Nardin, Lau Veríssimo e Taína Veríssimo.
O Grupo Totem atua há 35 anos nas artes cênicas na Região Metropolitana do Recife. Entre seus espetáculos performáticos e intervenções urbanas, encontram-se : Itaêotá (2022), Retomada (2016), Nem Tente (2013), O Incêndio do Sonho (2010), Caosmopolita, (2005); videoperformance/videoarte, como Aêotá (2022), GeoPoesis (2018). E ainda intervenções urbanas e performances, tais como O Tempo Está Em Outro Lugar (2015), Renascentia Escarlate (2011), Silência (2012), Fendas nas Calçadas (2010). A variedade confere amplitude artística ao grupo, que circula entre eventos das Artes Cênicas, Artes visuais, Audiovisual, Arte-terapia, Antropologia, Literatura, etc.
Seus trabalhos somam treze espetáculos, trinta e duas performances, sete intervenções urbanas, 13 videoartes, dois documentários sobre o grupo, tais como Ousamente (2009) e Totem Retrospecto (2008), além de ministrar cursos próprios, como a oficina Corpo Ritual (2013, 2014, 2015 e 2018), promover oficinas de outros profissionais, realizando mostras, como a Mostra de Performance Corpo Ritual (2014, 2015 e 2018), FRONT – Mostra de Teatro Performático (2006), exposições, palestras, demonstrações de trabalho, publicações e outros intercâmbios. A Mostra tem incentivo do Funcultura.
Leia também
Artistas desafiam a segurança e fazem espetáculo noturno no Parque Treze de Maio
Sopro d´água: Que tal lembrar o dia da água assitindo um espetáculo de dança?
Coletiva Mãe Artista faz seminário sobre maternagem
Coletivo Lugar Comum transfere espetáculo “Segunda Pele” do palco para o mundo virtual
Coletivo Lugar Comum leva Cicatriz ao Teatro Hermilo Borba Filho
Artistas desafiam insegurança e fazem espetáculo noturno no Parque Treze de Maio
Sopro d’ Água: Que tal lembrar o Dia da Água assistindo a um espetáculo de dança?
Corpo Ritual: Grupo Totem comemora 35 anos abrindo inscrições para oficina gratuita
Mulheres ganham ruas e palcos com Mostra Teatral Rosa dos Ventres
Corpo Onírico junta sonho e natureza
Acervo e memória da dança em Pernambuco
O resgate do corpo ancestral
Entranhas e estranhas marcas: Dança, fêmeas, cicatrizes
Mostra de dança acaba com três espetáculos no Santa Isabel
Conceição em Nós: Dança retrata Morro
Capoeira vira patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco
Mostra de dança tem DNA do frevo
Relacionamento abusivo vira espetáculo de dança “Eu Mulher”
Quando a dor do câncer vira dança
Dança sobre vida depois da morte
História de Brasília Teimosa vira dança
Entra apulso no palco: “Pode entrar”
Noite flamenca na terra do frevo
Quadrilhas ganham palcos
Chico Science redivivo
O homem de mola do Guerreiros do Passo
Renta Tarub: Dança e inclusão social
Jornada virtual, a dança da pandemia
Violetas da Aurora em movimento
Maracatu rural: as mulheres guerreiras
A única mestra de maracatu
Capiba, o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Cecília Brennand festeja mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba: Pelas ruas eu vou volta ao palco do Teatro Santa Isabel
Depois de arrebatar 75 prêmios, A Cor Púrpura faz temporada no Teatro do Parque
Serviço
4ª Mostra de Performance Corpo Ritual 2023
Quando: 13 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 19h
Classificação indicativa: 18 anos
Quanto: Entradagratuita
Local: Centro de Cultura Luiz Freire
Endereço: Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo, Olinda – PE)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Débora Oliveira / Divulgação