“Corpo Ritual”: Grupo Totem comemora 35 anos abrindo inscrições para oficina gratuita

 “Corpo Ritual”: Grupo Totem comemora 35 anos abrindo inscrições para oficina gratuita

Compartilhe nas redes sociais…

Que tal saber usar o corpo como forma de expressão?  Essa é a especialidade do Grupo Totem, que em 2023 está comemorando 35 anos de atuação nas artes cênicas em Pernambuco. E para assinalar a data, abre nessa quarta-feira (15/3) inscrições gratuitas para a quinta edição da oficina “Corpo Ritual”. Trata-se de uma boa oportunidade de aperfeiçoamento para artistas que buscam a performance como um caminho de ritualizar o corpo em cena. Neste período de “existência e resistência”, o Grupo Totem desenvolveu uma poética própria, mesclando teatro, performance, dança, artes visuais e música em uma linguagem peculiar, ritualística e performática. Com base na Pedagogia da Performance, os integrantes do Totem partilharão suas experiências tomando o corpo como o sujeito e o objeto da arte. A oficina tem carga horária de 40 horas, e será ministrada entre os dias 14 de abril e 13 de maio, nas noites das sextas-feiras e tardes dos sábados.

Ao todo são 20 vagas voltadas para profissionais das artes do corpo, pesquisadores de arte, atores, dançarinos, performers, técnicos, estudantes de artes cênicas, professores de arte, diretores, preparadores de elenco e produtores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 02 de abril, de forma gratuita e com certificação, mediante carta de intenção com preenchimento de formulário on-line, disponível na bio do perfil do Grupo Totem no Instagram (@grupototemrecife). O resultado da seleção será divulgado no dia 06 de abril na rede social do coletivo. Os encontros acontecerão no Centro de Cultura Luiz Freire, que fica em Olinda. Os artistas facilitadores da oficina “Corpo Ritual” são integrantes do Grupo Totem: Fred Nascimento, Inaê Veríssimo, Íris Campos, Juliana Nardin, Lau Veríssimo e Taína Veríssimo. Como resultado da troca entre instrutores e participantes, a oficina se encerram com a “Mostra de Performance Corpo Ritual”, que será composta das apresentações geradas individualmente pelos participantes durante o processo de investigação e criação. A mostra terá acesso gratuito ao público e acontecerá no mesmo espaço cultural onde será ministrada a oficina.

Grupo Totem comemora 35 anos abrindo vagas para oficina gratuita “Corpo Ritual”, que ocorrerá no Centro Luiz Freire

Os encontros da oficina também contarão com leituras de pequenos textos, imagens, debates, e reflexões sobre performatividade e da ritualidade em cena. As criações individuais contarão, ainda, com o acompanhamento de um dos facilitadores do Totem para auxiliar em decisões, elaboração estética e produção de cada trabalho, garantindo um suporte coletivo. O Grupo Totem  atua há 35 anos nas artes cênicas na Região Metropolitana do Recife. Entre seus  espetáculos performáticos, estão:  Itaêotá (2022), Retomada (2016), Nem Tente (2013), O Incêndio do Sonho (2010), Caosmopolita, (2005); videoperformance/videoarte, como Aêotá (2022), GeoPoesis (2018).

O currículo do grupo também ostenta intervenções urbanas e performances, tais como O Tempo Está Em Outro Lugar (2015), Renascentia Escarlate (2011), Silência (2012), Fendas nas Calçadas (2010). Assim, o grupo circula com desenvoltura entre eventos das Artes Cênicas, Artes visuais, Audiovisual, Arte-terapia, Antropologia, Literatura, etc. Seus trabalhos somam treze espetáculos, trinta e duas performances, sete intervenções urbanas, 13 videoartes, dois documentários sobre o grupo, tais como Ousamente (2009) e Totem Retrospecto (2008), além de ministrar cursos próprios, como a oficina Corpo Ritual (2013, 2014, 2015 e 2018), promover oficinas de outros profissionais, realizando mostras, como a Mostra de Performance Corpo Ritual (2014, 2015 e 2018), FRONT – Mostra de Teatro Performático (2006), exposições, palestras, demonstrações de trabalho, publicações e outros intercâmbios. A realização do Grupo Totem tem incentivo do Funcultura.

Leia também
Mulheres  ganham ruas e palcos com Mostra Teatral Rosa dos Ventres
Corpo Onírico junta sonho e natureza
Acervo e memória da dança em Pernambuco
Entranhas e estranhas marcas: Dança, fêmeas, cicatrizes
Mostra de dança acaba com três espetáculos no Santa Isabel
Conceição em Nós: Dança retrata Morro
Capoeira vira patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco
Mostra de dança tem DNA do frevo
Relacionamento abusivo vira espetáculo de dança “Eu Mulher”
Quando a dor do câncer vira dança
Dança sobre vida depois da morte
História de Brasília Teimosa vira dança
Entra apulso no palco: “Pode entrar”
Noite flamenca na terra do frevo
Quadrilhas ganham palcos
Chico Science redivivo
O homem de mola do Guerreiros do Passo
Renta Tarub: Dança e inclusão social
Jornada virtual, a dança da pandemia
Violetas da Aurora em movimento
Maracatu rural: as mulheres guerreiras
A única mestra de maracatu
Capiba, o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Cecília Brennand festeja mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba: Pelas ruas eu vou volta ao palco do Teatro Santa Isabel
Depois de arrebatar 75 prêmios, A Cor Púrpura faz temporada no Teatro do Parque

SERVIÇO
Período de inscrição: 15 de março a 02 de abril
Período da oficina: 14 de abril a 13 de maio
Dias e horários da semana: sextas à noite e sábados à tarde
Onde: Centro Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda)
Carga horária: 40h
Vagas: 20
Faixa etária: a partir de 18 anos
Público-alvo: profissionais das artes do corpo, pesquisadores de arte, atores, dançarinos, performers, técnicos e estudantes de artes cênicas, professores de arte, diretores, preparadores de elenco, produtores.
Pré-requisitos para inscrição: formação em artes ou experiência com as artes cênicas, tendo participado de outras atividades de formação na área e/ou montagens.
Valor: oficina e mostra com acesso gratuito
Inscrição: através de carta de intenção com preenchimento de formulário on-line disponível na bio do perfil do grupo Totem no Instagram (@grupototemrecife)
Resultado da seleção: 06 de abril no perfil do Grupo Totem no Instagram e envio de e-mail para os participantes.

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Fernando Figueiroa e Débora Oliveira / Grupo Totem / Divulgação

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.