Gastronomia: “Sabor do Campo” faz o maior sucesso na Agrinordeste

Compartilhe nas redes sociais…

Nem tudo na Agrinordeste – que acontece até domingo (7/9) no Centro de Convenções de Pernambuco – se limita a expositores com produtos da roça ou do agrobusiness e discussões como a cotação do ovo ou do café, e o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas. Fruticultura irrigada, sim. Produtos orgânicos, também. Assuntos como a expansão da pecuária e a piscicultura de cativeiro, idem. Mas uma boa parcela do público vai atrás da festa de sabores e oficinas de culinária que constam na programação do evento, que é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe).  Mas a Feira é aberta a qualquer pessoa que queira visitar os estandes, experimentar sabores do campo e até mesmo aprender a cozinhar, no preparo de pratos como “Sanduíche Gratinado de Carne de Bode”, acepipe não muito comum pelas bandas da capital.

Ou seja, na 32ª edição da Agrinordeste, o Festival Gastronômico Sabor do Campo virou uma das atrações do evento. Uma das presenças mais esperadas é a de Beca Milano, que no sábado (6/9), às 19h30m fala sobre o tema “Gastronomia do Campo à Mesa”. Ela promete partilhar sua experiência na valorização dos ingredientes regionais assim como a transformação de sabores tradicionais em criações inovadoras. A palestra é gratuita e interessa a estudantes, donas de casa, apaixonados por culinária, pequenos empreendedores. O foco é a conexão entre a produção sustentável e a mesa do consumidor. Quem também marca presença na Agrinordeste, no Espaço Sabor do Campo, é o Senac que é responsável pela curadoria da parte gastronômica da Feira, reunindo chefs locais e nacionais, em aulas-show e oficinas. Nessa quinta, por exemplo, o Chef Heleno Júnior mostrou sanduíche  saboroso e muito especial.

Seu sanduba gratinado com carne de bode fez sucesso. Embora não muito consumida no Recife, aquela proteína animal que é a queridinha da população do Sertão. Agora à tarde, a conhecida empreendedora Negralinda mostrou os sabores de rios e mar, com “Mariscada do Mangue”. E à noite, 19h,  chef George Luís comanda outra oficina, com a receita “Rio e Terra: tilápia, jerimum e maxixe em harmonia”, mostrando – além do peixe – dois produtos muito apreciados na cozinha nordestina: o maxixe e a abóbora. Na sexta (5), o tema do espaço Sabor do Campo será “Show de Lácteos”. Às 16h30, a chef Tânia Bastos apresenta “Tortilha Arretada: Criatividade Nordestina à Mesa”.

Em seguida, Helen Lima traz a oficina que mistura a cozinha mineira com uma iguaria nordestina:  “Pão de Queijo Coalho e Batata Doce: Uma Experiência Sem Glúten”. Quem encerra a noite é chef Bruno Manoel. Conhecido como Preto na Cozinha, produtor de conteúdo que participou dos programas da TV Globo, ele ministra oficina com produtos totalmente nordestinos: “Nhoque de Macaxeira com Molho de Queijo e Carne de Sol na Manteiga de Garrafa”.

Já no sábado (6), a confeitaria invade o espaço Sabor do Campo, com: Renata Oliveira, que às 12h30, ministra a oficina “Arretamisù: da Itália ao Sertão”, com sua versão regional de iguaria italiana, doce tiramissu. Depois, vem Juliana Costa, também conhecida como Juli Bolos, apresentando a aula-show “Cuca de Melaço com Farofa de Queijo” às 14h30. Às 16h30, a chef Cristianne Barros comanda a oficina “Luar de Mani e Mel”. Encerrando o dia, às 19h, a empresária e confeiteira Beca Milano, nacionalmente conhecida pelo seu trabalho nos programas Bake off Brasil e Fábrica de Casamentos, do SBT. Sua aula-show,  une técnica, criatividade e inovação em doces autorais.

No último dia da Agrinordeste, no domingo (7), o espaço Sabor do Campo traz como tema o “Show do Churrasco”. A programação começa às 12h30 com Roger Filho, que apresenta a oficina “Cordeiro na Brasa”. Logo depois, às 14h30, 16h30 e 19h, será a vez do renomado churrasqueiro Mauro Camargo, conhecido como o Embaixador do Churrasco, comandar o “Churras-Show”. A inscrição para a Agrinordeste é gratuita e pode ser feita pelo site www.agrinordeste.com.br ou presencialmente durante os dias do evento, mediante apresentação de documento de identificação com foto. A organização recomenda a inscrição antecipada para evitar filas e garantir acesso às atividades.

Leia também
Gastronomia quilombola do Litoral Norte entra em cena e vira websérie
Mães do mangue: cozinha de maré
Cozinhando história: sabores, mitos e cores da culinária afro brasileira
Festival Cena Brasil:  gastronomia de terreiro, expô de fotos, orixás e afoxês
Cozinha pernambucana mostra aromas, cores, e sabores no Rio de Janeiro
Sítio da Trindade tem Festa para xangô
Santos juninos e culinária sagrada afro-brasileira, quando tudo se mistura
Viagem aos sabores do mundo
Festival Volta ao Mundo mostra gastronomia do Peru, Argentina, México e Jamaica
Festival Viva Mães tem música, arte, gastronomia
Forte Noronha: Restaurante Paiol tem comida autoral
Livro revisita presença francesa na gastronomia do Recife
Gastronomia junina no Plaza e no Hotel Central
Hotel Central, arroz doce, Dona Rosa e Ciça Guimarães
A saudável cozinha junina de Nani
Cozinha pernambucana mostra aromas, cores e sabores no Rio de Janeiro
Inspirado na realeza, bolo de noiva pode virar patrimônio imaterial de Pernambuco
Tradicional bolo de noiva é agora patrimônio imaterial de Pernambuco.
Restaurante Cá-Já comemora quatro anos
Sítio Trindade tem gastronomia afro
Um pedacinho de Paris em Carpina
Annie Cake Shop e seu sorvete de algodão doce
Fininho, a tradição que veio de longe
Comida e tradição no Museu do Estado
Circuito de Sabores e Saberes em Apipucos
O bolo de rolo de Caruaru é mesmo o maior do mundo?
Tejucupapo revive batalha do século 17

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Agrinordeste / Senac

Continue lendo

Graciosa “Maré Cultural” chega ao Parque Urbano da Macaxeira no domingo

Petnor tem recorde de visitantes, de movimentação financeira e de doações

Atenção, artesãos: Já estão abertas as inscrições para a Fenearte 2026

Um comentário

  1. Festival Gastronômico promete uma diversidade de sabores das iguarias do campo.Ótima oportunidade para quem quer conhecer culinária regional e suas preciosidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.