Com fama de gostar de música brega, o recifense lota teatro para ouvir repertório clássico da OSR

Compartilhe nas redes sociais…

A música é clássica, claro. Mas pensem em uma orquestra popular, querida demais da população do Recife. E tanto foi assim, que a Orquestra Sinfônica do Recife teve que duplicar o número de apresentações previstas no calendário cultural da cidade, diante da constante demanda por ingressos. Era um concerto por mês, mas a quantidade aumentou para dois. Mesmo assim, chegaram reclamações aqui no Zap do #OxeRecife, quanto à indisponibilidade de ingresos para as apresentações dessa semana.

“Ando muito indignada, pois não consigo puxar os ingressos no link do Conecta Recife, dá até a impressão que a distribuição de ingressos está sendo dirigida”, diz uma servidora pública da UFPE. “Será que as pessoas mais chegadas às autoridades do município são avisadas dos horários da distribuição?”, indaga levantando suspeitas. Ela disse que no final de 2023 já não conseguia mais ingressos. “Desde dezembro, com o concerto da maestrina, que a coisa complicou”, desabafa, referindo-se `………………………………………………………….

Com ou sem ingresso para todos, o fato é que a OSR sobe ao palco do Teatro Santa Isabel, na noite dessa quarta-feira (13/3) e na quinta (14/3). As duas apresentações dão início à temporada 2024 de concertos gratuitos, que não chegam para quem quer. Os de hoje e amanhã foram incorporados às comemorações dos 487 anos do Recife, e começam às 20h. Regido pelo maestro titular da Orquestra, Lanfranco Marcelletti, o concerto contará com a participação da soprano Alzeny Nelo. O repertório contém oito peças, contemplando compositores estrangeiros e brasileiros. E vai ter  até frevo, claro, para homenagear o Recife nos seus 478 anos.

O repertório preparado por Lanfranco começa com a “Sinfonia da ópera I Puritani”, de Vincenzo Bellini;  segue com a “Alvorada e Ária da ópera II Schiavo”, do brasileiro Carlos Gomes. Em seguida, vem a “Ária da ópera Um Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi; e “The Unanswered Question”, de Charles Ives.  O último bloco é dedicado ao Recife, reunindo “clássicos” do frevo pernambucano: “Lamento e Dança Brasileira”, de Clóvis Pereira, “Música para Metais n⁰ 2”,  de Maestro Duda. Nesse mesmo bloco,  também será executada a “Ária (cantiga) da Bachiana Brasileira n⁰ 4”, de Villa Lobos. O final promete um medley .

Os ingressos  vêm sendo distribuídos  desde ontem. Para o concerto do dia 13, os ingressos foram disponibilizados site https://conecta.recife.pe.gov.br/, a partir das 10h do dia 12. Para a segunda noite, a distribuição começa às 10h do próprio dia 14. Para os dois concertos, haverá também distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada apresentação.

Leia também
Sucesso de apresentação leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Mulher faz regência inédita em concerto da Orquestra Sinfônica do Recife
Capiba pelas ruas eu vou volta ao palco do Teatro Santa Isabel
Quebrando tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
“Capiba, pelas ruas eu vou” volta ao palco do Teatro Santa Isabel
Armorial 50 começa hoje no Museu do Estado
Amorial 50 mostra trajetória do movimento cultural lançado em 1970 por Ariano Suassuna
Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife: quem não foi ontem pode ir hoje às 20h
Repertório de clássicos italianos, nos concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Orquestra Sinfônica do Recife faz concertos gratuitos na quarta e na quinta: Bachianas
Em tempos juninos, Orquestra Sinfônica “mexe com tudo” no Santa Isabel
Banda Sinfônica do Recife entra em clima de forró

Música clássica em dose dupla nesta semana
Orquestra Sinfônica faz mais um concerto com distribuição híbrida de ingressos
Orquestra Sinfônica do Recife: Veja como será a distribuição de ingressos para os próximos concertos
Diante da grande demanda Orquestra Sinfônica do Recife passará a fazer concertos semanais
Quarta-feira duplamente musical com concertos simultâneos no Parque e na Madre de Deus
Conecta Recife dá início à distribuição virtual de ingressos para concertos da Orquestra Sinfônica
Orquestra Sinfônica estreia temporada de concertos de 2023
Orquestra Sinfônica faz concerto na Igreja da Madre de Deus
Orquestra Sinfônica oferta concertos gratuitos por dois dias
Orquestra Sinfônica nos ritmos do maracatu, caboclinhos, aboios e trilhas sonoras
Orquestra Sinfônica do Recife volta em grande estilo e com novos maestros
Orquestra Sinfônica inaugura novidade para os “sem ingresso”
“Abertura trágica” no concerto da Orquestra Sinfônica
A Sinfônica a mais antiga do Brasil
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica
Sinfônica reverencia pernambucanos
Tchaikovsky e Mozart para todos
A melhor sinfonia de Tchaikovsky no TSI
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven

Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica
Música clássica de graça
Música erudita para a meninada
Aprenda a gostar de música erudita
Sinfônica mostra versão inédita de Caticum
Teatro do Parque comemora 107 anos com concerto da Banda Sinfônica 
Concerto com clássicos do cinema
Banda Sinfônica lembra trilhas sonoras de clássicos do desenho animado
Sinfônica: Love me Tender, de Elvis
Repertório dos Beatles no Santa Isabel
Aos 60, Banda Sinfônica tem surpresa
Banda Sinfônica: de Mozart a Pixiguinha
Tico-Tico no Fubá, no Santa Isabel
Clássicos, MPB e música de cinema

Serviço
Início da Temporada 2024 de Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 13 e 14 de março
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: Ingressos distribuídos pela internet e na bilheteria do teatro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Brenda Alcântara/PCR (pri

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.