Diante da grande demanda, Orquestra Sinfônica do Recife passará a fazer concertos semanais

Pelo menos dessa vez, o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife – que acontece às 20h de hoje (26/4), na Igreja da Madre Deus – não deve provocar o problemão observado na última apresentação, no Teatro Santa Isabel, no dia 12 de abril, quando muita gente voltou para casa sem conseguir assistir a apresentação. É que, naquele dia, a Prefeitura deu início a um novo modelo de distribuição de ingressos, via virtual,  pelo Conecta Recife. Mas também manteve o sistema anterior, com entrega de tíquetes na portaria do teatro.  Resultado: muita confusão na portaria do TSI, falta de informação, gente reclamando, outros voltando sem acesso à plateia.

A apresentação da OSR dessa quarta-feira, no entanto, não terá distribuição prévia de ingressos. Nem na Internet nem no local da apresentação. Pois a Igreja Madre de Deus acomodará a plateia de acordo com a capacidade. Ou seja, é preciso chegar cedo para garantir o seu lugar, já que os concertos da OSR são disputadíssimos pelo público. Há uma notícia boa, no meio de toda essa confusão: a OSR passará a fazer apresentações semanais ainda nesse semestre. Tradicionalmente, os concertos eram mensais. Assim, terá mais condições de saciar a sede dos recifenses por música de boa qualidade (ainda bem…)

No último dia 12, a   Prefeitura iniciou o novo modelo de distribuição gratuita dos ingressos, via virtual. Ou seja, no Conecta Recife. E muita gente ficou de fora. A retirada dos tíquetes pela Internet foi criada para dar maior comodidade ao público, já que o sistema anterior exige que as pessoas cheguem ao TSI uma hora antes, para receber os ingressos.  No caso do novo sistema do TSI, anunciado no último dia 11 de abril, a situação ainda é confusa. Para parte do público,  a mudança foi “atabalhoada”, deixando muita gente sem conseguir os tíquetes nem no virtual nem no real, e sem acesso à plateia.

“A situação está difícil no TSI. Fui ao concerto da OSR, e fiquei muito contente vendo a fila dando a volta quase completa, devido ao interesse do público”, diz a cientista Leda Régis. “Porém mais da metade das pessoas bateu com o nariz na porta”, reclama. E explica: “Abriram a distribuição de ingressos apenas quinze minutos antes da apresentação e só umas 50 pessoas das duas filas puderam entrar”. Para a pesquisadora, a razão de tal descompasso foi “falta de administração”. Ela disse que uma parte foi distribuída pelo Conecta Recife, porém a maioria das pessoas não tinha conhecimento da iniciativa. “Nem eu nem ninguém na fila de ingressos sabia disso, pois no site do teatro não dizia nada sobre isso”. Leda afirma que conseguiu entrar no TSI, mas ficou “pensando nos que ficaram uma hora esperando e tiveram que voltar para casa, devido à falta absurda de competência para administrar as entradas”.

Ouvida pelo #OxeRecife, a Prefeitura informou que “iniciou em abril processo de testes para implementar mudanças e melhorias na distribuição de ingressos gratuitos”. Segundo a PCR, o objetivo é migrar “definitivamente” para a extração de ingressos via Conecta Recife. Informou, no entanto, que para garantir a mudança gradual do público à nova estratégia, manteve a distribuição de ingressos físicos. Porém foi seguido o cadastro das pessoas que sobraram na apresentação anterior, que normalmente têm a prioridade no concerto seguinte. Com o ingresso virtual, o Conecta Recife espera inclusive redistribuir os ingressos de presenças não confirmadas. Agora, a notícia melhor. Diante da grande demanda, os concertos da OSR ofertados pelo município não serão mais mensais, mas sim semanais. A mudança ocorre ainda nesse semestre, conforme assegura a Secretaria de Cultura do Recife. Os concertos da OSR acontecem no Santa Isabel e em futuro próximo, todos os ingressos serão reservados pelo Conecta Recife. Já os tíquetes para a Banda Sinfônica permanecerão sendo retirados no Teatro do Parque, uma hora antes da apresentação. Como o Parque é maior do que o TSI, normalmente a plateia fica bem acomodada, conforme a PCR. A diferença, no entanto, não é tão grande. O TSI comporta 570 pessoas. O Parque, 700.

Leia também
Quarta-feira duplamente musical com concertos simultâneos no Parque e na Madre de Deus
Conecta Recife dá início à distribuição virtual de ingressos para concertos da Orquestra Sinfônica
Orquestra Sinfônica estreia temporada de concertos de 2023
Orquestra Sinfônica faz concerto na Igreja da Madre de Deus
Orquestra Sinfônica oferta concertos gratuitos por dois dias
Orquestra Sinfônica nos ritmos do maracatu, caboclinhos, aboios e trilhas sonoras
Orquestra Sinfônica do Recife volta em grande estilo e com novos maestros
Orquestra Sinfônica inaugura novidade para os “sem ingresso”
“Abertura trágica” no concerto da Orquestra Sinfônica
A Sinfônica a mais antiga do Brasil
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica
Sinfônica reverencia pernambucanos
Tchaikovsky e Mozart para todos
A melhor sinfonia de Tchaikovsky no TSI
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven

Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica
Música clássica de graça
Música erudita para a meninada
Aprenda a gostar de música erudita
Sinfônica mostra versão inédita de Caticum
Teatro do Parque comemora 107 anos com concerto da Banda Sinfônica 
Concerto com clássicos do cinema
Banda Sinfônica lembra trilhas sonoras de clássicos do desenho animado
Sinfônica: Love me Tender, de Elvis
Repertório dos Beatles no Santa Isabel
Aos 60, Banda Sinfônica tem surpresa
Banda Sinfônica: de Mozart a Pixiguinha
Tico-Tico no Fubá, no Santa Isabel
Clássicos, MPB e música de cinema

Serviço
Estreia da temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife
Data: 26 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: 26 de abril
Horário: 20h
Local: Igreja Madre de Deus (Rua da Madre de Deus, s/n, Recife Antigo)
Acesso livre, limitado à capacidade da igreja, por ordem de chegada do público

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Brenda Alcântara / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.