Resolvido o problema do vazamento de água limpa na Rua Nestor Silva, no bairro de Santana – Zona Norte do Recife – e o Blog já recebe denúncias de novos problemas relacionados com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), dessa vez despejo de água suja de esgoto na Zona Sul.
A Compesa é responsável pela gestão das águas (abastecimento) e saneamento (serviço que atende apouco mais de 40 por cento da população do Recife, em pleno século 21). Em Boa Viagem, moradores e usuários do transporte público reclamam que tomam até banho de água podre, enquanto aguardam o coletivo. De acordo com eles, o esgoto está sempre jorrando. ” Às vezes para, e depois começa a transbordar de novo”. Tudo nas proximidades de uma agência do Bradesco e do mercado de Boa Viagem, ali pertinho do terminal. Cenas sujas em plena Avenida Conselheiro Aguiar, uma das mais sofisticadas e mais movimentadas do Recife. “Os ônibus ficam fora da parada, porque se estacionam em frente, os passageiros se atolam com o pé na sujeira”, afirma Lélia de Maria, que mora há duas décadas em Boa Viagem e afirma que o bairro está entregue às baratas. Ela afirma que esgoto estourado é comum ali.
Aliás, o problema é comum em todo o Recife, pois é só o que vejo nas minhas caminhadas. Na semana passada, ela contou que há problema semelhante na orla, mas aí em esgotos de banheiros públicos administrados pela Prefeitura, inclusive com eclosão de baratas no calçadão da orla. Mas quanto ao vazamento na Conselheiro Aguiar, fica na primeira parada após a Pracinha de Boa Viagem, no sentido subúrbio centro.”O esgoto sempre vaza também no prédio residencial, onde funciona o Bradesco no térreo”, reclama a moradora.

Problema, também, para passageiros. “Essa é a parada onde pego ônibus, vive sempre assim. Depois de vazar uma, duas, três semanas, a água suja some. Mas depois sempre volta”, reclama ela. Questão de esgoto estourado, infelizmente, a gente vê nos quatro cantos do Recife, inclusive na região central.
Triste que em pleno século 21, a população ainda se defronte com dejetos correndo pelas ruas da cidade, e transformando rios, canais e lagoas – como a do Araçá e o Açude de Apipucos- em esgotos a céu aberto. Isso sem falar em rios como o Capibaribe, o Beberibe e o Tejipió. Entra gestão e sai gestão, e os esgotos continuam jorrando onde não deveriam.
Leia também
Vazamento: Compesa diz que tubulação da Copergas atrapalha reparo
Tantas torneiras secas e água limpa jorrando na rua. Cadê a Compesa?
Dia Mundial da Água: Índice de perdas do Recife só não é maior em Macapá e Porto Velho
Compesa diz que conclui obra que provoca acidente nessa terça
Mais 19 anos sem saneamento
Escritório da Compesa no meio do lixo
Peçam à Santa para a Compesa mandar água para o Morro da Conceição
Dejetos infectos em frente ao hospital
Apipucos: Denúncia de despejo de esgoto em comunidade e no Capibaribe
Esgoto na praia não é só em Candeias
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era 100 por cento saneada
Recife, saneamento, atraso e tigreiros
Dia da água: Nossos rios poluídos
Mortes, desolação, dilúvio e torneiras secas
Depois do Agreste, vilarejo do município de Goiana ganha água potável purificada pela luz do sol
Caetés, onde Lula nasceu e tinha lombrigas, ganha cisternas e água purificada com uso da luz do sol
Luz do sol purifica água na caatinga
Rios poluídos: esgoto despejado por dia em Pernambuco equivale a 208 piscinas olímpicas
No caminho para o Pátio de São Pedro, mictório e esgoto na rua do Fogo
Eventos movimentam o centro, mas rios e esgotos estourados…
Escritório de atendimento da Neonergia cercado de esgoto em Casa Amarela
Atenção, Recentro: calçadas com esgoto jorrando na Conde da Boa Vista
Calçada requalificada começa a afundar devido a despejo de esgoto
Rua da Aurora: Compesa diz que despejo sujo no Capibaribe não é esgoto
Caminhos do recifense mostram rotina de esgoto transbordando em bairros nobres e populares
Nossos poluídos rios em discussão
Águas pluviais e esgoto doméstico: Quando tudo se mistura sob o chão
Mais 19 anos sem saneamento. Pode?
Recife, saneamento, atraso e tigueiros
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver no meio do lixo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Lélia de Maria / Cortesia da leitora

Esse problema com o esgoto estourado atinge toda a cidade e é uma vergonha. Aqui no Derby,ao lado da Farmácia Quatro Cantos tem um “antigo”,assim como em frente ao restaurante “Rei do Galeto”ex-,Alvorada e ambos exalam um mal cheiro insuportável e alagamento constante ao redor do bueiro.Outro ponto crítico é na calçada do “restaurante Macunaíma” ,rua Creoulas,constantemente estourado.
É tão triste que,em pleno século 21,tenhamos que conviver com um problema tão inaceitável, tão injustificável tão vergonhoso e tão medieval.Esse é o retrato da nossa cidade. Tão bela,tão mal cuidada,tão mal amada por gestores políticos irresponsáveis, que se acham acima do bem e do mal e têm sede de poder,mas não de projeto de estado/município com planejamento baseado nas demandas e necessidades da estrutura urbana e da população
São oportunistas ,levianos e inescrupulosos.E ,têm como escudo a favor,a apatia , acomodação e a falta de reação da população .