Avenida Conde da Boa Vista: falta de manutenção, comércio ambulante e vandalismo

Compartilhe nas redes sociais…

Até que enfim, um início de freio de arrumação na antes charmosa Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Já era tempo. Embora tenha sido requalificada na gestão passada, a via já exige atenção. Além da frequência com que se encontra esgotos estourados – principalmente nas calçadas – a artéria tem provocado acidentes, diante das más condições do seu asfalto. Imaginem só atravessar a rua, com o piso na situação da foto aí em cima. É queda na certa. E eu, que já tenho histórico de tombos nas ruas, que o diga.

A foto foi enviada por Genival Paparazzi, eterno “fiscal” das mazelas do Recife.  Essas falhas no asfalto ficam bem ao lado de estação do BRT.  De acordo com o fotógrafo, que reside no Centro, os vândalos que costumam roubar fios, monumentos e placas (em bronze, cobre e ferro) começam, agora, a levar as lixeiras da Conde da Boa Vista. Deve ter algum material metálico em sua composição pois, na verdade, é o que interessa a essa turma que costuma furtar esse tipo de equipamento, já que até mesmo obras de aarte costumam parar em ferros velhos clandestinos, onde são vendidos a preço de banana. Muitas vezes, os “fornecedores” querem dinheiro para comprar drogas, sustentar algum tipo de vício.

Prefeitura decidiu recolher material dos ambulantes que tomaram irregularmente as calçadas na Boa Vista

Nem tudo, no entanto, está perdido. Neste final de semana, a Prefeitura do Recife deu um rapa no comércio ilegal nas calçadas da Avenida Conde da Boa Vista, onde houve época que o pedestre mal conseguia andar, por conta da quantidade imensa de ambulantes que armavam cavaletes, barracas, tendas e ocupavam todo o passeio público. Com a requalificação da Avenida, foram construídos quiosques (horrorosos, por sinal), para acomodar os ambulantes cadastrados. Os quiosques são em cor preta, cúbicos, e até parecem ataúdes. Tem gestor público que não tem gosto não, mas aperreio. Quem coloca um quiosque daquele modelo nas ruas de uma cidade, não merece ter nome de prefeito. E o designer ou arquiteto, alguém sabe onde estudou para arranjar uma solução dessa? Nem  um cemitério os aceitaria, não é?

No começo, o disciplinamento os ambulantes até que funcionou, nas caixas pretas nas calçadas. Mas o problema da ocupação indevida do passeio público começou a acontecer  de novo. E no final do ano – com o movimento das compras de Natal – as calçadas voltaram a ser irregularmente tomadas. Assim estavam, assim ficaram. Nesse final de semana, a Prefeitura colocou fiscalização na área e, com a ajuda da Polícia Militar, recolheu o material irregular não só no bairro da Boa Vista como também de Santo Antônio. A gente entende que o desemprego é grande, que a população precisa trabalhar, mas o ordenamento do comércio de rua e espaço nas calçadas para os pedestres também são necessários. Esperamos que os ambulantes reconquistem seus materiais e possam voltar a trabalhar. Mas com ordem, não é? Caso contrário, a cidade vira um caos. Aliás, já é.

Conde da Boa Vista sofre atentado estético cometido pelo poder público com esses quiosques que parecem ataúdes

Muito bom que o comércio ambulante seja disciplinado. É preciso sim. Mas bem que poderiam ter idealizado um quiosque mais bonitinho para acomodar o comércio de rua. Me diga sinceramente: qual o ganho estético da cidade com esses “ataúdes” da foto?  Aqui do #OxeRecife, a gente só tem uma recomendação para esses monstros: Xô, coisa feia! E nota zero para quem os desenhou, para quem os confeccionou e ainda mais para quem ousou colocá-los no Centro.

Abaixo, você confere mais informações sobre a Avenida Conde da Boa Vista e o bairro do mesmo nome.

Leia também
Arte urbana:novo mega mural na Avenida Conde da Boa Vista
Pobreza e população em situação de rua toma conta da Avenida Conde da Boa Vista
Violência, tiroteio e falta de segurança na Conde da Boa Vista
Cidade: Construída com trilhos, Ponte da Boa Vista é eleita a mais bonita pelo Grupo Amantes do Recife
Abrigos se transformam em guarda volumes no Centro
Cadê a revitalização do Centro? Quando não é calçada quebrada, é esgoto entupido
Boa Vista come o pão que o diabo amassou: calçadas ruins e poluição sonora
Degradado, o Centro do Recife tem mais um agravante: esgoto estourado é mato na Boa Vista
Parecem ataúdes, mas são quiosques da Avenida Boa Vista requalificada. Arte urbana neles!
Caindo sobrado onde nasceu Nabuco
Prefeitura dá mais poder ao Recentro para tentar recuperar o movimento da Rua da Imperatriz
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Rua da Imperatriz
 Imperatriz tem 15 lojas fechadas
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Imperatriz
#Recifemergênciaclimática (9): Rua da Imperatriz
Abandonada durante uma década, Praça Maciel Pinheiro entra em reforma
Cadê a revitalização do Centro do Recife? Quando não é calçada quebrada é esgoto estourado
Livro mostra o que o Recife que se esconde
Sessão Recife Nostalgia: “Como era lindo o bairro da Boa Vista”
Sessão Recife Nostalgia: A Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

Continue lendo

One comment

  1. Quando a pobreza, a sujeira, a bandidagem e as drogas avançam, com o beneplácito do Governo Federal, Estadual e Municipal, o BELO vai embora. Rua Nova , Imperatriz, Lojas Sloper, Mesbla, Viana Leal , todas era lotada. Essa política de nivelar por baixo é um desastre. Nem na China , Rússia se faz mais isso. Esse marasmo, essa água estagnada que se tornou o Recife é fruto disso.

    A Pça Maciel Pinheiro, por exemplo, em frente ao antigo Hotel São Domingos , com todo glamour, com seu ponto de táxi, farmácia, banco, Correios, 2o (Segundo) Distrito Policial , agora é tão perigoso quanto os Coelhos ou o Coq. Só um Estado Forte para resolver, agora; com essa visão de mundo de nivelamento por baixo é ladeira abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.