Recado para o público de Garanhuns, Caruaru e Petrolina. Não deixem a oportunidade passar e reservem logo os seus ingressos para “Capiba pelas ruas eu vou“. Lindo de morrer, absurdo, maravilhoso. Qualquer adjetivo é pouco para defini-lo. O musical já foi assistido e aplaudido de pé por mais de 25 mil pessoas, inclusive essa escriba aqui, que já o viu por três vezes. E veria mais outra, se passar de novo aqui na nossa cidade. Agora o espetáculo chega ao interior de Pernambuco. Ou seja, o Agreste e Sertão têm a mesma oportunidade ofertada a plateias de cidades como o Recife e São Paulo, de conhecer a fundo a obra e vida de um dos maiores compositores da história da MPB.
Mais conhecido pelo seu repertório carnavalesco, Capiba (1904-1997) compôs em muitos ritmos além do frevo: valsa, ciranda, maracatu, samba, armorial. Além de saber mais sobre o artista, a população do interior vai se defrontar com um musical que pode ser encenado em qualquer lugar do mundo, unindo bonitos cenários, vídeos e fotografias, figurino impecável, tudo para mostrar a magia do mundo do artista. E os ingressos são bem em conta: R$ 25. Qual espetáculo da qualidade de “Capiba pelas ruas eu vou”, que mobiliza 60 artistas, oferta um preço desse? Nenhum.
O espetáculo chega primeiro a Garanhuns, nos dias 5 e 6 de abril. O município fica no Agreste, a 230 quilômetros do Recife. Depois, entre os dias 12 e 13 de abril estará em Caruaru, também no Agreste, a 130 quilômetros da capital pernambucana. Por fim, vai ao Sertão do São Francisco, com apresentações nos dias 30 e 31 de maio, em Petrolina, a 769 quilômetros do Recife. Como já foi dito aqui várias vezes, o espetáculo é uma iniciativa do Aria Social, organização fundada pela bailarina Cecília Brennand, que tem sede em Jaboatão dos Guararapes, na Regiâo Metropolitana do Recife.

“Capiba pelas ruas eu vou” mobiliza bailarinos, cantores e músicos. Com uma mistura envolvente de frevo, música clássica e a energia vibrante da cultura local, o espetáculo transporta a plateia para o coração da musicalidade e da arte pernambucana. Entre as músicas mais famosas de Capiba, que embalam o espetáculo, estão frevos-canção clássicos como “É de amargar”, “Linda Flor da Madrugada” e “Nos cabelos de Rosinha“, que viraram clássicos do carnaval pernambucano. Há, ainda, “Oh Bela”,”Trombone de Prata”, “Maria Betânia”, “A mesma rosa amarela”. Destaque, também, para a “Missa Armorial”, que traz a expressão única da fé de Capiba, misturando-se com a essência do movimento cultural criado por Ariano Suassuna.
Idealizado por Cecília Brennand, o musical tem direção musical de Rosemary Oliveira, direção artística e coreografia de Ana Emília Freire, figurino de Beth Gaudêncio, direção audiovisual e videografia de Max Levay e Ana Emília Freire, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito e direção teatral de Tuca Andrada. O patrocínio da turnê é do Teatro Sesc – PE. Os ingressos estão disponíveis no Guichê Web: https://www.guicheweb.com.br/musical-capiba–05abr-sessao-19h00_39635
Lembrete: O projeto Aria Social é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a crianças e jovens formação e profissionalização na música e na dança. Hoje atende cerca de 600 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, na Região Metropolitana de Recife, além de apoiar as mães desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social, por meio do projeto Casa de Maria. Ou seja, você comprando o ingresso, vai assistir um espetáculo para lá de ímpar. Eu recomendo. E além de se divertir, ainda vai ajudar um maravilhoso projeto social. Esse, eu conheço. E ainda assino embaixo.
No vídeo abaixo você confere uma parte de “Capiba, pelas ruas eu vou” e também mais informações sobre o espetáculo nos links
Leia também
Janeiro de Grandes Espetáculos tem “Capiba pelas ruas eu vou”
“Capiba, pelas ruas eu vou” tem homenagem a Ruth Rosembaum (1935-2023) e a Spok
“Capiba pelas ruas eu vou” volta aos palcos com duas apresentações, no Teatro do Parque
“Capiba,pelas ruas eu vou” terá 14 apresentações em três teatros do Recife até julho
“Capiba, pelas ruas eu vou” volta ao palco do Teatro Santa Isabel no fim de semana
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba,o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança Coleção Capiba: sustentabilidade
Sucesso leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Quebrando Tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Mulher faz regência inédita na história da Orquestra Sinfônica do Recife:Missa Armorial
Trinta artistas em leilão beneficente promovido pela Galeria Terra Brasilis para o Aria Social
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Carnaval: Cinco séculos de história
Governador desapropria casa de Capiba
Capiba das Artes no Sesc
Aria Social: Cantata linda e produtos para antecipar compras de Natal no IRB
Concerto de Natal 2024 no Instituto Ricardo Brennand. Ingressos à venda
Fenearte: Antecipe suas compras de Natal na Casa de Maria, do Aria Social
Aria Social faz espetáculo natalino no domingo
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança coleção Capiba, de olho na sustentabilidade
Serviço:
Turnê de “CAPIBA, pelas ruas eu vou” no interior de Pernambuco
Garanhuns
Data: 05 e 06 de abril de 2025
Onde: Teatro Reinaldo de Oliveira – Sesc Garanhuns
Horário: 20h
Caruaru
Data: 12 e 13 de abril de 2025
Onde: Rui Lima Rosal – Sesc Caruaru
Horário: 20h
Petrolina
Data: 30 de abril e 01 de maio de 2025
Onde: Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
Horário: 20h
Ingressos: disponíveis no Guichê Web: https://www.guicheweb.com.br/musical-capiba–05abr-sessao-19h00_39635
Texto: Letícia Lins e vídeo / #OxeRecife
Fotos: Ricardo Nascimento / Divulgação / Aria Social
Concordo contigo, Letícia, Capiba Pelas Ruas Eu Vou é um espetáculo magnífico, deliberadamente incansável de se ver. Cheio de cores, ritmos, dança e alegria, é assim que o espetáculo canta e conta Capiba.