Vacina contra dengue em fase de conclusão. Fiocruz convoca voluntários

Compartilhe nas redes sociais…

Uma notícia boa e uma convocação. É que o estudo de fase 3 da vacina contra a dengue do Instituto Butantan está em fase de conclusão. Ou seja, enfim, estamos perto de vencermos o mosquito Aedes Aegypti quanto à dengue, que tantos danos tem provocado à população brasileira.

No Recife, a Fiocruz Pernambuco ficou responsável pelos testes clínicos do imunizante no Estado. E por esse motivo, está convidando os participantes que tomaram placebo para receber a vacina, a partir do dia 17 de abril, após avaliação dos critérios mínimos de elegibilidade para vacinação. Atenção, caso você tenha sido um dos voluntários da pesquisa e ainda não tenha recebido contato da equipe da Fiocruz PE, entre em contato pelos telefones (81) 9 9887-6755 ou (81) 9 9476-2173.

Vejam que ótimo: o imunizante será incorporado ao Programa Nacional de Imunização e ofertado de forma gratuita para a nossa população. Na Semana passada, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que o objetivo do Governo é que em 2026, a população seja vacinada em massa contra a dengue. “Agradecemos profundamente a dedicação e apoio de cada voluntário ao estudo da vacina contra a dengue do Instituto Butantan. Sua participação foi essencial para este avanço na saúde pública. Estamos convocando todos que tomaram o placebo para se vacinarem conosco”, declara o coordenador dos testes no estado, Rafael Dhalia. Essa aplicação da vacina será feita por meio de agendamento, exclusivamente para os voluntários do estudo.

Vamos aguardar, agora, que surjam, também, vacinas contra Zika e Chicungunya. Contra a Zika, parece que ainda demora. Mas quanto à segunda, boas notícias foram divulgadas na segunda-feira, 14/4. É que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou vacina desenvolvida por um laboratório estrangeiro (Vanelva), trabalho que no Brasil contou com parceria do Instituto Butantan, o que torna o caminho mais curto para que ela seja fabricada e utilizada em nosso país. A Chicungunya deixa muitas sequelas – dores articulares, problemas de mobilidade – e matou 243 pessoas no nosso país, em 2024, quando foram registrados 270 mil casos da doença..

Na minha família, teve uma pessoa que comeu o pão que o diabo amassou, porque foi infectada duplamente pela dengue e pela  Chicungunya.Ela tinha tantas dores que não conseguia, sequer, andar. Outra, no caso meu filho, teve dengue e zika juntos. E foi um Deus nos acuda. As três doenças são transmitidas via Aedes aegytpi, mais conhecido como o mosquito da dengue (foto acima). Na minha casa tenho o maior cuidado para evitar a proliferação do inseto mas, mesmo assim, também já tive Dengue. Há mais de cinco anos. Graças a Deus, bem leve! Mas conheço muita gente que sofreu demais com essa doença.

Leia também
Cuidado que o mosquito está virado. Casos  de dengue aumentam 427 por cento
Dengue: Speedo multisport anuncia linha Rerpell que repele mosquito da dengue
Lampião e Maria Bonita ganham ruas em campanha preventiva
Você imagina o que Lampião e Maria Bonita fazem nessa feira?
Dengue: Incidência cresce mas água acumulada se vê até em telhado de hospital
Aqui, o mosquito da dengue faz a festa
Por enquanto, vacina contra dengue é luxo para poucos
Natureza: Pererequinha-de-bromélia é boa agente contra mosquito da dengue
Tecnologia contra o Aedes aegypti
Falta d´água, esgoto e machos estéreis 
Covid, dengue, chikungunya, zika. Cadê o respeito à saúde alheia?
Pneus podem virar foco de dengue no pátio da Emlurb
Vírus da Zika (da microcefalia) também pode ser transmitido pela via sexual, diz Fiocruz
União Mães de anjos em fotografias: microcefalia
Cuidado com o Aedes aegypti: casos de chikungunya cresceram 469 por cento
Cuidado com o carrapato
Coceira: culpa é da mariposa
Vacina tetravalente contra gripe precisa de voluntários em testes para chegar de graça à população

Texto: Letíca Lins / #OxeRecife
Foto: Acervo #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.