Marca pioneira em calçados infantis no Brasil e referência em sapatos confortáveis, a Calçados Bibi é mais uma empresa a anunciar ação para plantio de árvores. Acaba de informar que entre abril e maio de 2022 estará plantando 3.100 mudas do tipo Acácia, em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. É que a empresa decidiu converter em Eco Friday sua Black Friday. Funcionou assim: além do desconto normal da data, cada par vendido deu direito a uma nova árvore. Campo Bom fica a 57 quilômetros de Porto Alegre, e ficará mais verde com a iniciativa.
“Com o plantio das árvores haverá uma compensação de 625 toneladas de CO² equivalente (tCO2e) sequestradas em um período de 20 anos. O cálculo é feito com base na conta de que a cada 4,96 mudas, uma tonelada de CO² é compensada”, afirma nota enviada pela Bibi ao #OxeRecife que, como vocês sabem, faz a campanha #ParemDeDerrubarÁrvores desde 2017, em defesa de cidades mais verdes e matas preservadas, noticiando nesse espaço não só os casos de arboricídio como também iniciativas que possam reparar a destruição de árvores, seja em áreas urbanas ou rurais.
A Bibi foi fundada em 1949, e tem duas unidades fabris: uma em Parobé, RS (a 79 quilômetros de Porto Alegre) e outra em Cruz das Almas, BA (a 153 quilômetros de Salvador). Além disso, possui rede de franquias com 130 lojas espalhadas pelo país e outros 3.500 pontos de venda em casas multimarcas. Também tem presença em 70 outros países. Sua produção chega a 2 milhões de pares anuais. A ação verde “foi idealizada com o objetivo de incentivar atitudes de preservação do meio ambiente e seus recursos naturais, despertar a curiosidade às práticas sustentáveis das gerações futuras e garantir o cumprimento de responsabilidades sociais da marca para a construção de um mundo melhor”.
Ou seja, a cada compra realizada no dia da ação de Eco Friday (uma versão diferenciada e verde da Black Friday), será feito o plantio de uma árvore. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Box Print, empresa certificada com o selo FSC – Forest Stewardship Council, que garante a produção das embalagens com papel proveniente de fontes sustentáveis. Além disso, os consumidores que participaram da iniciativa ganharam uma eco bag exclusiva, para que possam aproveitar e utilizar em outros momentos, contribuindo assim para que que se possa gerar menos resíduos.
“A Black Friday é uma data que possui muita visibilidade dos clientes, por este motivo, queremos reforçar o papel de cada um na recuperação e proteção do meio ambiente. Esta ação dá voz ao nosso propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças e reforça o compromisso da marca na construção de um mundo melhor junto aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Leia também
Juntos pelo Araguaia: Plantio de mudas
Uma árvore para cada livro
Movida planta um milhão de árvores
Mata Atlântica ganha viveiro para produção anual de 100.000 mudas
Mata Atlântica ganha 300 mil árvores na Paraíba
Mata Atlântica ganha 1 milhão de árvores nativas
Mata Atlântica ganha 30 mil árvores no Rio Pinheiros. E no Capibaribe?
Mata Atlântica vai ganhar 1 milhão de árvores. Promessa da Nestlé
Em uma semana, Mata Atlântica ganha 14 mil árvores da Levi´s e da Farm
Movida planta 1 milhão de árvores
No Dia da Árvore, o Recife ganha quatro. Mas quantas a cidade já perdeu?
No Dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas… quantas a cidade já perdeu?
MST: Da ocupação de terras ao plantio de 100 milhões de árvores
Reflorestamento: Paudalho e Carpina ganham 2 mil mudas
Reflorestamento com recursos de compensação ambiental
Carpina ganha árvores de Mata Atlântica
Semana do Meio Ambiente: Petrolina ganha 7mil árvores nativas
Caatinga ganha 312 mil árvores nativas
Esforço pela preservação da caatinga
Degradado, Sertão do Capibaribe ganha ação de reflorestamento
Cabo ganha 7.450 árvores até 2022
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Coca-Cola planta 100 mil árvores em São Paulo. Promessa era 600 mil até 2020
Cerrado ganha corredor ecológico
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão-dourado
Ambientalistas preocupados: só restam 1.300 muriquis
Recife ficará mais verde até 2021
Parem de derrubar árvores (171)
Por um milhão de árvores na Amazônia
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Calçados Bibi