Qual o maior parque do Recife? O futuro Eduardo Campos (no Pina) ou o Urbano da Macaxeira?

Com seus dez hectares de área, o Parque da Macaxeira – no meu entender, o mais bonito do Recife – vai perder o título de o maior parque urbano da cidade. É que o Prefeito João Campos (PSB) anunciou hoje a implantação do Parque Público Governador Eduardo Campos, que se espalhará por 11,9 hectares do terreno onde antes funcionava o antigo Aeroclube, no bairro do Pina, Zona Sul da Capital. O novo parque demandará R$ 62 milhões em investimentos e deve ser entregue à população no segundo semestre de 2024.

Na gestão passada, a  utilização da área do último grande manguezal concentrado do Recife foi alvo de polêmica, pois a intenção era erguer no local moradias populares. Mas, na verdade, ele ficará ao lado dos conjuntos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, que contam com 600 apartamentos, e que deverão ser entregues à população ainda este ano. O equipamento também fica próximo de bairros importantes como Brasília Teimosa, Boa Viagem e Imbiribeira.  “Como um espaço democrático e inclusivo, o Parque vai beneficiar todos os públicos e faixas etárias”, informa a Prefeitura. No local, a população vai contar com parque infantil, parque para pessoas com mobilidade reduzida (PMR) e fonte interativa. E ainda: pista de cooper, Academia da Cidade, quadra poliesportiva, campo de areia e ciclovia. O equipamento terá, também, parcão (parque para totós), área para piquenique e espaço para caminhada às margens do chamado Parque dos Manguezais.

Para manter viva a memória do antigo Aeroclube, o Parque também vai contar com Espaço Memória, onde haverá uma exposição fixa com fotos, vídeos e textos contando a história do local.  Pelo menos é o que promete a Prefeitura. Tomara que o Parque Urbano Eduardo Campos não sofra a mesma sina do primeiro, que era um projeto ambicioso até hoje não integralmente concluído, pois as antigas instalações do Cotonifício Othon Bezerra de Melo (mais conhecido no século passado como Fábrica da Macaxeira) espera até hoje pela biblioteca virtual que constava do seu projeto original.  Após o fechamento da indústria, a imensa área onde ela funcionava virou alvo de especulação imobiliária e chegou a ser cogitada para vários empreendimentos privados.

Em obras, o maior parque urbano do Recife deve ser entregue à população em 2024: maior que o da Macaxeira

Até que o então governador Eduardo Campos (1965-2014) decidiu desapropriar o terreno e criar aquele que seria o maior parque urbano do Recife. Ele foi inaugurado às pressas, no início de sua pré-campanha à sucessão presidencial, em 2014, e terminou apresentando uma série de problemas que iam da falta de drenagem à descarga de choques elétricos em seus postes. Ainda em 2014, o socialista morreu em um acidente de avião. Com todos os defeitos que o Parque Urbano da Macaxeira pode ter apresentado, não se vislumbra melhor intervenção para a área do que a que foi feita pelo então governador. Já o terreno gigantesco onde funcionou o Aeroclube também foi desapropriado pelo socialista, que não teve tempo de lá implantar o que pretendia.

Por esse motivo, o filho do socialista, que é o atual prefeito, decidiu homenagear o pai, dando o seu nome à nova área verde do Recife. As obras estão sendo coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) da PCR, órgão responsável por importantes intervenções urbanas da capital como a orla, as novas unidades do Compaz e ainda o Hospital da Criança. “O Parque Público Governador Eduardo Campos será uma grande área verde da cidade, pensado para priorizar as pessoas, a mobilidade ativa e valorizar a preservação ambiental. Para isso, serão plantadas mais de 1.700 árvores e mais de 500m² de mudas ornamentais no local”, detalha a chefe do GABPE, Cinthia Mello.

Parque da Macaxeira vai perder o posto de maior parque urbano do Recife para o que está em implantação, no Pina

Leia também
Açude de Apipucos tem entorno requalificado com parque e pier

Prefeitura anuncia requalificação do pier que nunca existiu no Açude de Apipucos
Apipucos: Adeus às antigas luminárias
Parque Apipucos começa a desabar
Parque Apipucos sofre incêndio
Açude de Apipucos ganha Pracinha
Açude de Apipucos ganha equipamentos urbanos
Novo polo de animação, Parque das Graças tem presepada de São João
Parque das Graças: compensação ambiental ainda menor do que o previsto
Parem de derrubar árvoes (405). Mais um arboricídio, dessa vez no Parque da Macaxeira
Parque das Graças: Compensação ambiental ainda menor que o previsto
Parem de derrubar árvores: Arboricídio em massa no Parque das Graças
Depois do arboricídio, compensação ambiental no Parque das Graças
Parque das Graças tem primeira etapa concluída
O Parque das Graças vem aí
Abandonado durante longo tempo, Parque do Caiara está de cara nova com jardins filtrantes
Pilhagem em  peças de bronze toma conta do Parque Treze de Maio,maior área verde do centro
Pelos parques do Recife: Parque Treze de Maio
Ballon Rouge, clássico do cinema francês,tem exibição no Parque de Santana
Parque da Macaxeira tem feira das mulheres pretas
Nostalgia no Parque da Macaxeira

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa / PCR / Divulgação  e Letícia Lins / Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.