Treze monumentos – entre igrejas, cinemas e fortes – encontram-se em processo de restauração em Pernambuco, o que é muito bom, já que alguns estavam interditados, ameaçando cair, como é o caso da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda, que passou uma década fechada. Vamos torcer para os que os demais que tiveram restauração anunciada pela Governadora Raquel Lyra – como a velha sede do Diário de Pernambuco e a Fábrica Tacaruna – sejam logo beneficiados, antes que desabem. Pois estão em ruínas.
Reconhecemos, no entanto, que a burocracia requer tempo ao longo do necessário processo nos escaninhos do poder. De acordo com o Palácio do Campo das Princesas e a Fundarpe (Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco), até o momento já foram investidos R$ 75 milhões na recuperação e restauração de monumentos que ficam em Olinda, no Recife, Triunfo e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Em Olinda, já estão em reforma: o Mosteiro de São Bento, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Igreja de São Pedro Mártir de Verona, cujas construções ocorreram entre os séculos 16 e 18.

No Recife, começaram os serviços nos seguintes prédios: Igreja Matriz de Santo Antônio , Liceu de Artes e Ofícios, Ginásio Pernambucano, Museu do Trem (Estação Central Capiba) e Cinema São Luiz. Todos são tombados, e datam do século 18 (a Matriz) até os anos 50 do século passado. No Arquipélago de Fernando de Noronha, estão em restauração: o Forte de São Pedro do Boldró, o Forte de Santo Antônio e o Palácio São Miguel. Os dois primeiros são do século 18, enquanto o terceiro foi erguido no começo do século passado.
Em Triunfo, no Sertão do Pajeú, um pérola arquitetônica do nosso estado encontra-se em recuperação: o Cine Theatro Guarany, datado de 1922. No meu entender, esse é um dos mais bonitos prédios do Sertão pernambucano. Considero o mais bonito, pelo menos, entre os que conheço. Embora outras edificações por onde já andei tenham me chamado a atenção. Como o casario antigo de cidades como Floresta e Santa Maria da Boa Vista – no Sertão do São Francisco . Vamos preservar? “Simbora”…
Nos links abaixo, mais informações sobre monumentos em restauração ou com restauração anunciada na gestão atual.
Leia também
Finalmente vai sair a restauração da Igreja de São Pedro Mártir, em Olinda
Patrimônio histórico: Raquel Lyra destina R$ 32 milhões para Museu do Trem
Ginásio Pernambucano terá prédio restaurado: 200 anos de história
Raquel mostra mais sensibilidade com patrimônio histórico do que seus antecessores
Olinda: Chalé que foi de Maurício de Nassau sem nunca ter sido está à venda
Chalés das Quatro Marias a caminho da restauração, mas processo demora
Chalés do Carmo não serão do Elefante de Olinda. Veja a nova sede do clube
PAC: Raquel anuncia restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda
Icônico prédio do Ginásio Pernambucano vai passar por restauração
Raquel anuncia restauração de bens imóveis no Recife, Olinda e Noronha
Raquel anuncia, de uma só tacada, três intervenções no esvaziado centro do Recife
Governadora anuncia restauração do Liceu de de Artes e Ofícios e da Fábrica Tacaruna
Território de João Campos, Recife com fios embutidos por iniciativa de Raquel
Raquel marca presença em eventos culturais e faz a diferença no setor
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Felipe Souto Maior (Fundarpe), Hesíodo Goes e Yedo Leonel (Secom/PE),

Parabéns a Governadora Raquel por esse olhar ao patrimônio público e histórico de Pernambuco. Pouca coisa foram feitas nesse sentido em Pernambuco nos últimos anos, um estado tão rico em monumentos históricos e história.