Patrimônio histórico: Raquel Lyra destina R$ 3,2 milhões para Museu do Trem

Compartilhe nas redes sociais…

Linda demais, a antes chamada Estação do Trem do Recife, a Estação Central, que fica no bairro de São José, região central do Recife. E que depois foi transformada em Museu do Trem, desde que nossos trilhos, vagões e locomotivas viraram sucatas, o que aconteceu após a “privatização” da saudosa Rede Ferroviária Federal, em 1997.  Foi quando o então Presidente Fernando Henrique Cardoso oficializou a concessão da Malha Nordeste à Companhia Ferroviária do Nordeste.  Lembro-me da cerimônia, que cobri como repórter, quando as autoridades locais achavam que, com a medida, a Rffsa  sobreviveria e levaria riqueza à região, como ocorria no final do século 19 e comecinho do século 20.

Pouco tempo depois, os sonhos naufragavam. E deu no que deu. A Rffsa, hoje, faz apenas parte de nossas memórias afetivas. Como era bom viajar de trem. Lembro que quando íamos a Vitória de Santo Antão visitar familiares, eu e minhas irmãs exigíamos o passeio de trem aos nossos pais. Ônibus? Nem pensar. A paisagem era mais bucólica, e todo trem – por mais velho que seja – tem sua magia. Em 2018, estive no Museu do Trem. Deu vontade de chorar, quando vi as antigas máquinas, verdadeiras relíquias, paradas no seu pátio. E mais ainda, no interior do museu, quando ouvi o som dos saudosos apitos da locomotiva. Menos ruim. O museu estava arrumadinho e bem bonito. Mas desde então, precisa de  reparos.
A boa notícia é que, pelo menos, a memória das nossas linhas férreas está preservada. É que o Museu do Trem precisava de reforma, restauração. Nessa terça-feira (7/10), a Governadora Raquel Lyra assinou ordem de serviço para requalificar a instituição. O investimento é de R$ 3,2 milhões, os trabalhos serão executados pela Fundarpe.

A Fundarpe é  a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que cuida do patrimônio artístico e histórico do estado. As obras deverão demandar cerca de dez meses.  O Museu já vinha em obras, que foram concluídas em 2024 (esquadrias, janelas, portas, cobertas e pintura externa). Porém foi detectada presença de cupins no prédio e isso exigiu nova intervenção.

Essa nova etapa de trabalho contemplará serviços como imunização geral contra agentes xilófagos (como cupins), reparos e complementação de telhados, calhas e condutores pluviais, recuperação da cobertura da gare, revisão e modernização das instalações elétricas e hidro sanitárias com melhorias nos banheiros, implantação de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico, restauração de pisos e forros em madeira, instalação de circuito interno de câmeras e sistema de para-raios, além da renovação do sistema de climatização e pintura geral.

De acordo com a Fundarpe, o Museu do Trem será entregue ao público  de forma mais interativa, proporcionando uma vivência mais rica e envolvente com os visitantes. Segundo o governo estadual, Raquel Lyra já investiu em R$ 75 milhões em treze intervenções em edifícios históricos localizados no Estado. Posteriormente o #OxeRecife informa quais são essas intervenções.

Raquel Lyra comanda, no momento, 13 intervenções em prédios históricos de Pernambuco, incluindo Recife

Leia também
Trem do Forró abre sua 35ª temporada e esgota ingressos nos dias 7,14 e 21
Apesar do sucateamento dos nossos trilhos, trem do forró faz a festa
Olha! Recife tem Museu do Trem
Trem virou saudosa memória em Pernambuco
De metrô, com saudade do velho trem
Vou de trem para Paripe
Livro mostra presença dos ingleses nas ferrovias do Nordeste
Sessão Recife Nostalgia: presença dos ingleses, viagens e trem
A Maria Fumaça que quase virou sucata
Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hesíodo Goes / Secom PE

Continue lendo

Governo de Pernambuco corre para entregar casa de Capiba em outubro

Patrimônio histórico: R$ 75 milhões em treze restaurações em Pernambuco

Finalmente vai sair a restauração da Igreja de São Pedro Mártir, em Olinda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.