A gestão da Governadora Raquel Lyra pode até não ser essas coisas, em setores como a segurança pública, abastecimento d’água e saneamento, saúde. Mas no setor de patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Pernambuco, ela tem mostrado sensibilidade maior do que seus antecessores. Os dois últimos exemplos foram anunciados no mês de julho: a restauração da Igreja São Pedro Mártir de Verona, em Olinda; e a iniciativa de embutir a fiação do bairro do Recife, mais conhecido como Recife Antigo, que vem a ser a área mais turística do centro da cidade. E na qual ficam ruas icônicas como a do Bom Jesus.
A via é considerada uma das mais bonitas do país, porém sofre de atentados estéticos provocados pelo excesso de fiação aérea, marcada até por novelos pendurados em postes, maculando a arquitetura de seus prédios históricos. Já a Igreja de São Pedro é localizada na Praça de São Pedro (aquela que tem o casarão vermelho que “foi” de Maurício de Nassau sem nunca ter sido), no Sítio Histórico de Olinda. Pasmem, o templo está fechado “somente” há uma década, porque ameaçava desabar. Ou seja, passou por duas gestões a caminho da ruína, sem que autoridade nenhuma se mexesse para evitar o pior.

Segundo o Palácio do Campo das Princesas, o templo receberá intervenções estruturais e de conservação. A licitação para contratação de empresa responsável pela execução da obra já foi publicada na edição do Diário Oficial no último final de semana. O trabalho de preservação será conduzido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, com valor de R$ 1,2 milhão. Ufa, ainda bem.
Ninguém aguentava ver aquela igreja caindo aos pedaços, ainda mais em um local tão bonito, e que vem a ser um dos principais cartões postais de Olinda. Fechada desde 2015, a igreja passará por serviços de requalificação que incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, acessibilidade, e infraestrutura de prevenção e combate a incêndio. A previsão é que a obra seja executada em oito meses, a partir da ordem de serviço. Diz a governadora:
“ A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Através da Fundarpe, o Estado tem restaurado importantes patrimônios que não receberam a devida conservação ao longo do tempo. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”.
Na verdade, a restauração da Igreja de São Pedro Mártir de Verona integra um conjunto de ações que o governo estadual tem realizado por meio da Fundarpe para valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural de Pernambuco. Entre os projetos em andamento estão as obras no Mosteiro de São Bento (foto superior) e a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (foto abaixo), em Olinda; as obras da Matriz de Santo Antônio e do Cinema São Luiz (Recife); obras no Cine Theatro Guarany (Triunfo); e ainda nos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, ambos no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Além desses, a Governadora já anunciou que passarão por restauração: o Ginásio Pernambucano, o Liceu de Artes e Ofícios e a antiga sede do Diário de Pernambuco, todos no Recife. Os dois últimos estão fechados, caindo aos pedaços. O Ginásio funciona, mas precisa de reparos. Raquel também informou que dará destino aos chalés das quatro marias, que ficam em Olinda, e que também estavam abandonados há décadas. O #OxeRecife solicitou à Fundarpe a relação de prédios históricos em restauro ou em via de restauração, com os respectivos investimentos. Mas números em excesso cansam o leitor, e vão ficar para uma outra vez. De qualquer maneira, quem cuida do patrimônio histórico “de pedra e cal” merece aplausos.
Nos links, abaixo, mais informações sobre patrimônio histórico de Pernambuco em restauro ou em vias de restauração ou requalificação.
Leia também
Olinda: Chalé que foi de Maurício de Nassau sem nunca ter sido está à venda
Chalés das Quatro Marias a caminho da restauração, mas processo demora
Chalés do Carmo não serão do Elefante de Olinda. Veja a nova sede do clube
PAC: Raquel anuncia restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda
Icônico prédio do Ginásio Pernambucano vai passar por restauração
Raquel anuncia restauração de bens imóveis no Recife, Olinda e Noronha
Raquel anuncia, de uma só tacada, três intervenções no esvaziado centro do Recife
Governadora anuncia restauração do Liceu de de Artes e Ofícios e da Fábrica Tacaruna
Território de João Campos, Recife com fios embutidos por iniciativa de Raquel
Raquel marca presença em eventos culturais e faz a diferença no setor
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Fundarpe /Secom PE e Prefeitura de Olinda

Concordo com você em gênero, número e grau Letícia! Temos que aplaudir esse cuidado da governadora com o nosso patrimônio histórico. Sem dúvida, disparada a melhor gestão nesse quesito.
Sem dúvida, a governadora merece todos os aplausos pelo cuidado que está tendo com o nosso patrimônio histórico cultural. E, também,pela firme decisão de enfrentar o problema com seriedade,sensibilidade e “vontade política” certeira e responsável : não culpar antecessores pelo abandono e deterioração do patrimônio mas ” agir de forma imediata ” para solução do problema.” Mostrar a que veio e dessa forma angariar confiança, respeito por sua competência.