Um dos colégios públicos historicamente mais importantes de Pernambuco e com arquitetura imponente, o Ginásio Pernambucano vai passar por reforma, segundo anunciou nesta semana o Governo do Estado. O icônico prédio, datado do século 19, fica na Rua da Aurora, à margem do Rio Capibaribe. E pelas suas salas de aula já passaram grandes nomes da Economia, da política e da Literatura.
Foram seus alunos, o Epitácio Pessoa (ex-Presidente), Agamenon Magalhães (Governador de Pernambuco), Celso Furtado (economista e ex-Ministro). Também lá estudaram os escritores José Lins do Rego, Ariano Suassuna e Clarice Lispector, todos já falecidos. Com construção iniciada em 1855 e originalmente projetado para ter três pavimentos, o prédio foi inspirado em palácio real de Estocolmo, este datado do século 17.
A informação da reforma foi divulgada pelo Secretário Estadual de Educação, Gilson Monteiro, durante visita à escola. Ao todo, devem ser investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas intervenções em uma iniciativa que marcará os 200 anos da unidade de ensino, celebrados em 2025. O projeto será executado em três etapas e tem previsão de início das obras para o segundo semestre deste ano, sem prejuízo ao calendário letivo.

A primeira etapa das ações, que deve ter a licitação lançada ainda em maio, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), será voltada à recuperação das esquadrias, revisão de telhado, restauração de fachadas, pisos, forros e cantarias e implantação do novo sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico. A segunda fase será voltada à acessibilidade, garantindo que todos os espaços da escola estejam adequados para pessoas com deficiência. Por fim, a terceira etapa cuidará da climatização completa de todas as salas de aula.
“O prédio preserva elementos arquitetônicos típicos do século 19 e, além de ser um cartão-postal do Centro do Recife, incorporando o Conjunto Urbano da Rua da Aurora, é também um testemunho da arquitetura brasileira ao longo dos anos”, afirma a presidente da Fundarpe, Renata Borba. Além das salas de aula, a reforma vai contemplar espaços fundamentais, como o salão nobre, o refeitório, a cozinha, áreas de lazer e o museu da escola, que conta com mais de 350 peças, entre animais empalhados e objetos arqueológicos. A previsão é de que todas as etapas da obra sejam concluídas em até um ano e meio. Durante esse período, as aulas serão mantidas normalmente.
Além do Ginásio Pernambucano, até o momento, a Governadora Raquel Lyra já anunciou restauração de outros equipamentos culturais ou do setor de educação. Alguns deles estão com obras em andamento, como é o caso do Cinema São Luiz (que já está funcionando). Também foram anunciadas recuperação do Mosteiro de São Bento, da Fábrica Tacaruna, do Liceu de Artes e Ofícios e também da antiga sede do Diário de Pernambuco.
Vamos ver quando as obras começam e quando terminam…
Leia também
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
De uma tacada só, Raquel anuncia três intervenções no esvaziado centro do Recife
Raquel anuncia restauração do Mosteiro de São Bento em Olinda
Governadora anuncia restauração do Liceu de Ofícios e da Fábrica Tacaruna
Raquel: Restauração de bens imóveis no Recife, Olinda e Noronha
São Luiz é abre em grande estilo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hesíodo Góes /Secom-PE e Miva Filho/ Secom-PE (Acervo #OxeRecife)