Parem de derrubar árvores (497): “Precisamos evitar mais um arboricídio”

Compartilhe nas redes sociais…

Nesta semana, por conta da série  #paremdederrubarárvores  do  #OxeRecife, recebemos mensagem de um cidadão que mora e trabalha no bairro da Boa Vista, com um “alerta de derrubada de árvore”. Como vocês sabem, aquela série virou campanha de caráter permanente aqui nesse espaço, por conta da ação contínua em defesa do  patrimônio verde da cidade. Então, vez por outra chegam mensagens de almas boas, pedindo socorro para denunciar (e evitar) mortes forçadas (ou anunciadas). Ou  melhor,  aqueles “assassinatos” que a gente chama de “arboricídios”.

Gostei do “alerta”. É assim que faz o verdadeiro cidadão. E é bom que todos fiquemos atentos como ele, no Recife da emergência climática e da motosserra insana. Na nossa cidade, o que não falta é  toquinho em cada esquina, em cada calçada, até em parques e jardins. São troncos e mais troncos guilhotinados. Poucos voltam a brotar. Mas a maior parte não sobrevive.  Já planta em questão fica na calçada de um terreno, onde será construído um residencial. Apela o leitor:

“Olá, acompanho o blog e sempre vejo as publicações sobre árvores que foram arrancadas. Trago aqui um alerta para uma que será (erradicada) em breve, e se algo pode ser feito para evitar que isso ocorra. Trata-se da árvore da Rua das Ninfas, 65. Ao que tudo indica, a árvore será removida para dar lugar a um novo empreendimento habitacional. Vamos tentar evitar mais esse arboricídio, conto com sua colaboração”.

“Trago o assunto de forma anônima. Agradeço a atenção”, diz o leitor, cujo nome será resguardado, conforme solicitação do próprio. Ele apurou que a erradicação, infelizmente, está decidida. “Já foi aprovada pela Prefeitura (‘absurdo’)”. E queixa-se da morte anunciada, porque a planta “é um patrimônio de todos, e contribui com as características e o sombreamento do centro”. O leitor havia enviado um print do Google Maps. Mas o  #OxeRecife foi no local conferir, como costuma fazer. A árvore está só na calçada, em frente ao canteiro de obras. Defronte, há um outro terreno antes verde, e no qual só restam duas plantas adultas.

Ou seja, a motosserra insana está dando uma “geral” no bairro, com  previsão de novas erradicações.  A gente sabe que não são poucas as obras – tanto públicas quanto particulares – que sacrificam árvores, com promessa de “compensação”, compensação esta que, como a gente observa, nunca é como o prometido. Até porque a fiscalização oficial não é lá essas coisas. E o poder público parece ser conivente com o massacre. E também porque os órgãos oficiais sacrificam as árvores da cidade, a cada implantação de obra, seja uma ponte, um parque, uma escola, uma creche. Estamos até cansando de mostrar o descalabro. Mas nem por esse motivo, vamos parar de denunciar, para evitar que a situação piore.

É gritar, para preservar. Porque se a gente silencia, o risco aumenta. Vamos ver se a empresa responsável pelas obras do Residencial Boa Vista Boulevard se pronuncia. Seria muito bonito se anunciasse que a planta será preservada e que muitas outras serão acrescentadas no terreno onde será erguido o seu empreendimento. Até porque Boulevard lembra espaços verdes e floridos e não árvores degoladas.

Morador da Boa Vista enviou foto do Google Maps para mostrar árvore ameaçada. O #OxeRecife foi conferir

O Recife tem vários exemplos de prédios que adaptaram seus projetos para preservar árvores, ao invés de derrubá-las (foto abaixo, Rua Ibiapaba, Tamarineira). Temos, portanto,  que ficar de olho, para que aquela árvore da Rua das Ninfas, 65, não desapareça, pois nos últimos anos são muitas as perdas no centro da cidade, não só na Boa Vista, como também em São José, Santo Antônio, até mesmo no bairro do Recife Antigo.

Vocês podem até confirmar o fato nos links do “Leia também”. Lembrem-se que as perdas podem ser ainda maiores. Pois as aqui registradas são aquelas que aparecem em nossos caminhos. Os registros não têm critério científico nem espacial. Vamos apenas contando as vítimas de arboricídio e da motosserra insana, com foto, endereço e data do registro.

No Recife, há alguns exemplos de projetos arquitetônicos que preservam árvores mesmo no meio do concreto

Leia também
Boa Vista:
Parem de derrubar árvores (489). Mangueira  é vítima da violência urbaba
Parem de derrubar árvores (462).Degola na Rua do Riachuelo, Boa Vista
Parem de derrubar árvores (457).Menos uma na Av. Conde da Boa Vista
Parem de derrubar árvores (446). Vítima de arboricídio sem reposição
Parem de derrubar árvores (419). Menos uma no bairro da Boa Vista, Centro
Parem de derrubar árvores (369)
Parem de derrubar árvores (366)
Parem de derrubar árvores (334). Atitude insana, vil e ignorante
Parem de derrubar árvores (318)
Parem de derrubar árvores (215)
Parem de derrubar árvores (176)
Parem de derrubar árvores (172)
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (151)
Parem de derrubar árvores (150)
Parem de derrubar árvores (143)
Parem de derrubar árvores (131)
Parem de derrubar árvores (106)
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (39)
Recife Antigo
Parem de derrubar árvores (491)
Parem de derrubar árvores (463)
Parem de derrubar árvores (346)
Parem de derrubar árvores (203)
Parem de derrubar árvores (151)
Parem de derrubar árvores (122)
Parem de derrubar árvores (27)

Santo Antônio
Parem de derrubar árvores (465). Depois do fogo, as degolas
Parem de derrubar árvores (385)
Parem de derrubar árvores (382)
Parem de derrubar árvores (377)
Parem de derrubar árvores (233)
Parem de derrubar árvores  (48)
Parem de derrubar árvores (109)
Parem de derrubar árvores  (48)

São José
Parem de derrubar árvores 394

Parem de derrubar árvores (364)
Parem de derrubar árvores (211)

Santo Amaro
Parem de derrubar árvores (488). Mais um arboricídio em Santo Amaro
Parem de derrubar árvores (416)
Parem de derrubar árvores (396)
Parem de derrubar árvores (377)
Parem de derrubar árvores (332)
Parem de derrubar árvores (230)
Parem de derrubar árvores (216)
Parem de derrubar árvores (181)
Parem de derrubar árvores (165)
Parem de derrubar árvores (158)
Parem de derrubar árvores (150)
Parem de derrubar árvores (136)
Parem de derrubar árvores (132)
Parem de derrubar árvores (117)
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (73)
Parem de derrubar árvores (70)
Parem de derrubar árvores (62)
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (43)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: enviada pelo leitor e Google Maps

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Sarau das Artes volta a agitar bairro da Boa Vista com sua “guerrilha cultural”

2 comentários

  1. Mais um grande arboricídio! A Rua das Ninfas,onde passei minha infância e adolescência, era bastante arborizada,muito movimentada e cheia de vida.
    Está totalmente descaracterizada.Esse residencial será erguido onde funcionou durante muitos anos a Souza Cruz,que mantinha esse casarão bem conservado e bonito .Em frente,há um terreno imenso onde já funcionou uma Igreja dos Mórmons,que já não existe. Provavelmente será mais um espigão horroroso que ,para amenizar, recebe um nome nobre e pomposo tipo Residence e Boulevard,mas com um visual arquitetônico tão medíocre que incomoda.A rua das Ninfas era toda sombreada com belas e frondosas ” Castanholas” que,salvo engano,ainda resta 01 em frente à casa onde funcionou o escritório de Acácio Gil Borsoi,ponto de encontro de grandes nomes da arquitetura da época.

  2. Leticia, o Recife é a Arte das Retinas de seus Amantes. Neste prédio que parece vai ser derrubado seguindo esse “rito de destruição da cidade” , precisamente neste número 65, no inicio da década de 90 funcionou uma das grandes Empresas de Tecnologia do Recife, a IT – Internacional Tecnologia pertencente ao Empresário Adson Carvalho, que conheci de perto porque minha esposa no inicio de nosso namoro trabalhava no local e fui testemunha de quanto ele zelava por esse imóvel. Aliás, o Adson Carvalho quebrou muitas correntes que atrapalhavam a vida de Empreendedores por vir da pobreza e de ser negro, uma figura genial que vivenciei de perto sua trajetória Empresarial e deste local tive muitas lições para minha vida Profissional e Pessoal. Bem ao lado, onde se vê o Edifício Barão de São Borja, neste local precisamente em 1965 quando fui estudar no Colégio Salesiano na Rua Dom Bosco , tinha uma casa enorme e com arvores imensas e frutíferas, que os meus amigos de infância tinham medo de frequentar porque a chamavam de mal assombrada, e que minha Irmã que Estudava bem em frente no Colégio Nossa Senhora do Carmo também me pedia para não frequentar por esses “mal assombros” . Em um belo dia , antes de entrar no Salesiano, parei na frente da Casa, hoje um grande Edifício, e uma senhorinha me chamou pelo nome e disse que me viu Cantar no Coral do Colégio, me mandou esperar e veio com um sacola cheia de Jambos e um prato com um pedaço de pudim, meu doce favorito, agradeci , ela disse que no outro dia viesse mais cedo para conhecer a casa, e nos tornamos Amigos, dela e de outra senhorinha que ali moravam, e, como estudava Piano elas me deram aulas de Solfejos que até hoje guardo nas minhas harmonias humanas, sim, na Música você encontra tudo que você precisa na vida, a Harmonia. Quando passo por alí e vejo minha Cidade desmoronada é que tenho essa visão de Amor e Saudade do meu Recife que nas minhas retinas e coração me cravaram esse Amor sem fim, em cada rosto, em cada olhar, em cada gesto, foi assim que meus Pais me ensinaram e mostraram o Recife, e quando chega a velhice as coincidências voltam, e lá vai mais um pedaço de nossas Vidas destruídas pelas mãos humanas que falam em progresso e que não conhecem, o passado, Vidas que naqueles espaços passaram. Será que as pessoas que vivem naqueles Edifícios e nos que virão conheceram aquelas senhorinhas que tanto me encheram de Carinho, Fé, Amor e Lições Humanas ? Triste ver minha Cidade arrancada em sua “alma mater” , seus arvoredos, seus frutos, seus sabores que eternizaram muitos amores, muitas Vidas. Minhas retinas estão cheias de lágrimas por mais um pedaço de meu Recife que tiraram de meus Alfarrábios de Fotografias dessa Cidade que Amo com toda força de meu coração. VIVA O RECIFE !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.