Juntos pelo Araguaia: Plantio de mudas

O #OxeRecife  está sempre atento à destruição da natureza, principalmente quanto à preservação das árvores, sejam urbanas ou do interior, de matas, florestas reservas públicas ou particulares. Mas também não se cansa de mostrar exemplos de recuperação de áreas devastadas, sejam por incêndios, pela agricultura, pela especulação imobiliária e até mesmo devido a ações oficiais.  Nesta semana chegou ao Blog notícia de ação que vem sendo realizada pelo Projeto Juntos pelo Araguaia, que prevê a recomposição da vegetação nativa no território da Bacia Hidrográfica do alto Rio Araguaia.

A recuperação de matas ciliares  estimula as nascentes, ajudando na produção de água para os rios, e no caso do Araguaia não é diferente. A ação prevê a restauração de 230 hectares nos municípios de Santa Rita do Araguaia e Mineiros. No total serão investidos R$ 11 milhões para a implementação do Lote II do Programa Juntos pelo Araguaia.   A iniciativa é da Hypera Pharma, uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil. A ação conta com parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás e Instituto Espinhaço.

O plantio das primeiras árvores nativas que repovoarão a região teve início na semana passada, segundo informou a Hypera Pharma. A primeira propriedade rural beneficiada no Juntos pelo Araguaia – Lote II, que fica no município de Santa Rita do Araguaia. Os convidados fizeram, juntamente com a equipe técnica do projeto Juntos pelo Araguaia, o plantio das primeiras 100 mudas de árvores de espécies nativas do bioma Cerrado. Ao todo, nesta primeira propriedade serão plantadas 800 mudas de espécies arbóreas nativas.

Plantio de mudas para recuperar matas ciliares do Rio Araguaia já começou. #ParemDeDerrubarÁrvores

“O Juntos pelo Araguaia é um projeto que conta com esforço mútuo, para que juntos possamos trazer uma outra realidade para o Rio Araguaia. Durante décadas, a bacia foi degradada e, agora, damos início à recuperação de áreas estratégicas na Bacia”, destaca Andréa Vulcanis, Secretária de Estado que coordena a campanha.   “O Juntos pelo Araguaia é a semeadura da esperança. São as ações de hoje que trarão vida e perenidade para o Rio Araguaia. Também por isso, o programa Juntos pelo Araguaia nasce como uma convocação à nossa superação como sociedade, como modelo de mundo em transformação, como expressão maior da ética do cuidado”, afirma Luiz Oliveira, Presidente do Instituto Espinhaço, OSC credenciada responsável pelo projeto. 

Entre os compromissos do projeto também está a restauração de mananciais visando ao aumento da disponibilidade hídrica, por meio da recuperação florestal, da condução da regeneração, adensamento e ações de conservação do solo, apoiando a minimização dos efeitos das mudanças climáticas.  A Hypera Pharma é signatária do Pacto Mundial das Nações Unidas, uma rede global comprometida com o desafio de apoiar a promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho e proteção do meio ambiente. Todo o trabalho e as ações executadas no âmbito do projeto serão realizadas com o acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad-GO), e as instituições executoras serão avaliadas segundo as políticas de Compliance da Hypera Pharma, com acompanhamento de projetos por meio de relatórios periódicos.

Abaixo você acompanha outras iniciativas em defesa das matas e do reflorestamento.

Leia também
Movida planta um milhão de árvores
Mata Atlântica ganha viveiro para produção anual de 100.000 mudas
Mata Atlântica ganha 300 mil árvores na Paraíba
Mata Atlântica ganha 1 milhão de árvores nativas
Mata Atlântica ganha 30 mil árvores no Rio Pinheiros. E no Capibaribe?
Mata Atlântica vai ganhar 1 milhão de árvores. Promessa da Nestlé
Em uma semana, Mata Atlântica ganha 14 mil  árvores da Levi´s e da Farm
Movida planta 1 milhão de árvores
Uma árvore plantada para cada livro
MST: Da ocupação de terras ao plantio de 100 milhões de árvores
Reflorestamento: Paudalho e Carpina ganham 2 mil mudas
Reflorestamento com recursos de compensação ambiental
Carpina ganha árvores de Mata Atlântica
Semana do Meio Ambiente: Petrolina ganha 7mil árvores nativas
Caatinga ganha 312 mil árvores nativas
Esforço pela preservação da caatinga
Degradado, Sertão do Capibaribe ganha ação de reflorestamento
Cabo ganha 7.450 árvores até 2022
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Coca-Cola planta 100 mil árvores em São Paulo. Promessa era 600 mil até 2020
Cerrado ganha corredor ecológico
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão-dourado
Ambientalistas preocupados: só restam 1.300 muriquis
Recife ficará mais verde até 2021
Parem de derrubar árvores (171)
Por um milhão de árvores na Amazônia

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Hypera Pharma

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.