Fechada há uma década e com a restauração anunciada no mês de julho pelo Palácio do Campo das Princesas, a Igreja de São Pedro do Mártir de Verona, em Olinda, finalmente vai passar pela reforma há tanto tempo necessária. A Governadora Raquel Lyra acaba de assinar a ordem de serviço que permite o início das obras, em cerimônia realizada no início da noite da terça-feira (16/9). O projeto, orçado em R$ 1,2 milhão, será executado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC.
A igreja, cuja construção atual é datada do século 18, fica na Praça de São Pedro (um dos pontos mais visitados da cidade), ao lado de um dos mais famosos chalés de Olinda, aquele vermelho que é falsamente atribuído por guias turísticos a uma das moradias de Maurício de Nassau, no século 17. O templo passará por serviços de recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da modernização das instalações elétricas, novo sistema de iluminação, implantação de infraestrutura de prevenção e combate a incêndio e adequações de acessibilidade.
A intervenção proporcionará a possibilidade de novos usos para realização de eventos (musicais, celebrações eucarísticas, batizados, espaço para reuniões da comunidades). Em Olinda, também passam por restauração o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE) e o Mosteiro de São Bento, que foram vistoriados pela governadora e pela vice-governadora Priscila Krause.

“Quando olhamos para Olinda, vemos que é um patrimônio da humanidade e precisa ser cuidado com dignidade. Então, a partir desses investimentos, vamos devolver ao pernambucano, ao olindense, ao Brasil e ao mundo patrimônios que falam sobre a nossa cultura, a nossa história e a nossa religiosidade, afirma a governadora Raquel Lyra, que tem desenvolvido esforços para restaurar monumentos históricos do Recife e de Olinda.
Segundo a presidente da Fundarpe, Renata Borba, no momento há doze obras de restauração no patrimônio edificado no Estado, “indo de Fernando de Noronha ao Sertão”, com investimentos que chegam a R$ 75 milhões. Recentemente, Raquel Lyra anunciou que os chamados Chalés das Quatro Marias, que se encontram em ruínas, também em Olinda, serão restaurados e transformados em equipamentos culturais, o que é muito bom. Porém o processo burocrático – edital, projeto de restauração, etc – ainda estão em andamento. Vamos torcer para que tudo dê certo, pois nosso patrimônio histórico e arquitetônico não pode continuar em petição de miséria, como vinha ocorrendo com muito deles.
Leia também
Ginásio Pernambucano terá prédio restaurado: 200 anos de história
Raquel mostra mais sensibilidade com patrimônio histórico do que seus antecessores
Olinda: Chalé que foi de Maurício de Nassau sem nunca ter sido está à venda
Chalés das Quatro Marias a caminho da restauração, mas processo demora
Chalés do Carmo não serão do Elefante de Olinda. Veja a nova sede do clube
PAC: Raquel anuncia restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda
Icônico prédio do Ginásio Pernambucano vai passar por restauração
Raquel anuncia restauração de bens imóveis no Recife, Olinda e Noronha
Raquel anuncia, de uma só tacada, três intervenções no esvaziado centro do Recife
Governadora anuncia restauração do Liceu de de Artes e Ofícios e da Fábrica Tacaruna
Território de João Campos, Recife com fios embutidos por iniciativa de Raquel
Raquel marca presença em eventos culturais e faz a diferença no setor
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hesíodo Goes /Secom PE
