Congresso Eucarístico inaugura Casa do Pão com almoço coletivo para pobres

Compartilhe nas redes sociais…

Proposto pelo Papa Francisco há cinco anos e celebrado no domingo anterior à Solenidade de Cristo Rei, o Dia Mundial dos Pobres será comemorado no próximo domingo (14/11), pela Arquidiocese de Olina e Recife, durante cerimônia de relançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorrerá na Rua do Imperador, no Bairro de Santo Antônio. O evento foi adiado por duas vezes, devido à pandemia.  Será presencial, mas também transmitido por TV e Internet, para quem se sentir mais seguro sem sair de casa. O evento tem a colaboração de 350 voluntários e deverá atrair  católicos de 150 paróquias localizadas na Região Metropolitana e ainda de dioceses de cidades vizinhas. Nesses tempos de inflação, desemprego e fome, a população em situação de miséria não poderia ser esquecida, pois será o principal alvo da primeira etapa do Congresso. É que a partir das 12h, um almoço será oferecido às famílias que vivem nas ruas na localidade. Do almoço, participam o Arcebispo de Olinda e Recife (Dom Fernando Saburido) e seu auxiliar (Dom Antônio Limacêdo).

Ao todo, serão ofertadas 400 refeições em pratos “dispostos com dignidade” em mesas na Rua Vicente Salvador, que fica entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Convento de Santo Antônio. Homens e mulheres em situação de rua terão direito a atividades lúdicas, e as crianças serão acolhidas com brinquedos infláveis. A partir das 14h, a programação cultural começa com o padre Damião Silva, anfitrião da Festa recebendo os demais convidados: padre João Carlos, Cristina Amaral e Dudu do Acordeon. Um coral com 50 vozes irá compor a programação musical da Celebração Eucarística, com início às 16h, e que será presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. A liturgia será concelebrada por Dom Fernando Saburido, Dom Limacêdo e pelos bispos pertencentes ao Regional NE2.

Famintos serão ao alvo do Congresso Nacional Eucarístico, nesse domingo: 400 refeições para moradores de rua

No final da celebração, Dom Fernando Saburido vai abençoar a sede definitiva da Casa do Pão, marco deste Congresso, e que ofertará refeições todas as terças-feiras a tarde, a partir do próximo dia 16. Ainda dentro da programação do relançamento, será divulgada a retomada das inscrições, através do site cen2020.com.br, para o Simpósio Teológico, para os Voluntários, para o Coral e demais serviços das Comissões do Congresso. Uma estrutura vai ser montada no cruzamento das ruas do Imperador e 1º de Março, na área central da capital pernambucana e que irá servir de palco para programação cultural e altar para a missa.

Toda a extensão do primeiro logradouro vai ser reservada para o evento. Todos os participantes vão ser informados pelos voluntários sobre as orientações sanitárias da Secretaria de Saúde de Pernambuco no combate a Covid-19 em eventos aberto ao público. Quem ainda não tem segurança para participar de aglomerações, pode acompanhar a Celebração Eucarística  pela da TV Evangelizar (canal local aberto 47) e a Rádio Olinda FM 105,3. As redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife vão fazer a cobertura integral do evento. O Congresso Eucarístico Nacional  foi adiado duas vezes devido à pandemia. E o tema: Pão em todas as mesas, e  com o  lema Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles (cf. At 2,45-47)

Leia também
Coronavírus traz fantasma da fome
O alerta da  pandemia: “Estou com fome”
Entre a cidadania e o retrocesso: Vacina no braço comida no prato
ará: comida para quem tem fome
Pandemia: a fome tem pressa
Coronavírus traz o fantasma da fome
Fome, tortura, veneno e maniqueísmo
Fome no Brasil é uma grande mentira?
Ação contra a fome no metrô
Ação de cidadania para Natal sem fome
População de rua cresce na pandemia
População de rua e restaurante popular
Por um Recife com igualdade social e ruas sem lixo
Quitinete para morador de rua
Vida na rua, praça, rede e droga
População de rua ganha banhos e conserto de bicicleta
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?
A voz do eleitor: Quero um Recife onde pobre não seja tratado como animal
Brechó: Casas para a Entra Apulso
Projeto Ação prepara Festa natalina
Palafitas vão ganhar live a partir de barco: “O rio vai pegar fogo”
Vem mais veneno por aí nos alimentos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Letícia Lins e Acervo #OxeRecife

2 comments

  1. Depois dessa inauguração em forma de almoço e exibição dos religiosos, vai ficar havendo distribuição diária de pratos de alimentos? Se sim, como vai ser feito?

    1. Sim, Regina. Todas as terças, os sem teto e sem comida receberão refeições. A iniciativa é uma parceria da Arquidiocese de Olinda e Recife e Sindicato de Oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.