Concurso de desenho e educação ambiental: “Tubarão não é vilão”

Compartilhe nas redes sociais…

Muito interessante o concurso de desenho “Tubarão não é vilão”, que acaba de ser lançado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE). É que com os incidentes e ataques registrados no estado, o peixe mais temido dos oceanos passou a ser visto só pelo lado negativo, sendo encarado como um comedor de gente no imaginário popular. O tubarão é importantíssimo na  natureza e para o equilíbrio ecológico dos oceanos. Mas temos que ter cautela ao entrar no mar. E não só em Pernambuco. Mas em qualquer local do Planeta. Mar aberto deve ser sempre evitado. Em qualquer lugar.

Porque o tubarão é importante, apesar de ser um peixe que ataca? Um pequeno exemplo de sua importância. Lembro-me que uma vez, em seminário internacional organizado pelo saudoso engenheiro de pesca Fábio Hazim, foi citado um exemplo de local onde havia muitos ataques e o governo local decidiu promover o extermínio de tubarões. Não lembro se foi na África do Sul ou na Austrália. Mas recordo bem que a ação terminou por quebrar a pesca de lagosta. Isso porque os tubarões são predadores de polvo, que são predadores de lagostas jovens. Sem os tubarões, houve superpovoamento de polvos, que acabaram  com os estoques de lagostas do mar na área onde o tubarão havia sido exterminado. Portanto, os oceanos – e nós – precisamos dos tubarões, por esse e outros motivos.

Em Pernambuco, o que é preciso – mesmo – é educação ambiental, para que as pessoas saibam como se prevenir de ataques, e escolher os locais onde podem tomar banho de mar. Mar aberto, nunca, em qualquer lugar. Foi pensando na importância do peixe e da fama de mau, que a Semas PE lançou  o I Concurso de Desenho ‘Tubarão não é vilão!”, que é destinado a estudantes das redes públicas e privadas de todo o estado de Pernambuco. O concurso é uma iniciativa do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), presidido pela Semas. As inscrições no certame foram abertas às 8h da sexta-feira (11) e se encerraram às 23h59 do dia 21 de outubro.

Depois de “Tubarinado”, Semas PE lança concurso de desenho para conscientizar a população sobre o tubarão.

Para realizar a inscrição, o participante deve acessar o formulário através do link https://forms.gle/wrwDg37xN1GZUaEr8 e preencher as lacunas com as suas informações pessoais, como nome completo, instituição de ensino e ano escolar, e anexar o desenho. A arte deve ser inédita e de autoria própria sobre a temática, que procura desmistificar a visão de que o tubarão é o grande vilão dos incidentes registrados nos variados pontos costeiros de Pernambuco. E também visa  auxiliar na sensibilização para o risco de incidentes nos 33 quilômetros considerados mais críticos do litoral do estado. Os estudantes devem expressar por que os tubarões não são os vilões através dos desenhos, que devem ser enviadas pelo próprio autor ou responsável maior de 18 anos. Para conferir todas as informações referentes às regras, prazos e premiação, acesse o regulamento do concurso no site oficial da Semas-PE diretamente no item ‘Regulamento Interno e Publicação’, presente na aba ‘Cemit’, ou através do link https://bit.ly/400FJQn.

Após o envio dos desenhos, a comissão organizadora do concurso levará em conta os critérios de ‘Originalidade’, ‘Composição’ e ‘Relevância Socioambiental’ para decidir, entre os dias 21 e 25 de outubro, os cinco desenhos que chegarão à fase final da disputa. Nessa etapa, os vencedores serão divulgados no perfil oficial da Semas no instagram (@oficialsemaspe) e vão competir, entre eles, quem terá mais curtidas dos 28 de outubro a 1° de novembro. O vencedor, aquele que obtiver mais likes, será anunciado no fim do segundo dia de programação da 2ª edição do Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI).

O vitorioso vai ganhar um kit lúdico e educativos com materiais voltados à temática ambiental do ambiente marinho com enfoque nos tubarões. O concurso faz parte de uma das ações previstas pelo Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (PEAST-PE), lançado oficialmente em 10 de novembro de 2023 pela Semas em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Em março, o governo do estado usou um personagem popular nas redes , o Tubarinado (foto central) para conscientizar a população sobre o peixe mais temido dos oceanos.

Leia também
Sacada genial: Sucesso na Web, Tubarinado faz campanhas educativas contra ataques
Muito cuidado com o tubarão no final de semana.pois estamos em fase de super lua e maré cheia
No feriadão, com solzão e praia, todo cuidado é pouco com o tubarão. Veja como se proteger
Piedade: Tubarão ataca adolescente
Tubarão volta a atacar no mesmo lugar em duas semanas
Tubarão e precaução
No feriadão, cuidado com o tubarão
Há risco de tubarão em mar protegido?
O medo do tubarão da areia
“Cachoeira” diverte em Boa Viagem
Caso Rafael Puglisi acende alerta para o verão. Todo cuidado é pouco na hora de mergulhar
O caminho das pedras em Boa Viagem
Praia do Porto da Barra: paraíso urbano
Boa Viagem ou Bocagrande?
Orla da Zona Sul do Recife vai passar por mudança radical
Meros mortos no Litoral Sul. Desequilíbrio ecológico?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.