Genteeeee…. Cuidado, muito cuidado, com os banhos de mar com o início do verão. A temperatura está começando a esquentar e praia é o que todo mundo quer. Eu, inclusive. Que em 2023, estou batendo um recorde, ao chegar o final de setembro sem botar os pés nas areias de Boa Viagem. É que o tempo chuvoso tem marcado os finais de semana e incerteza não compensa a distância entre a minha casa (na Zona Norte) e a praia (na Zona Sul). Mas a julgar pelo sol dessa sexta-feira, o calor agora vai segurar. Porém, ter cuidado na água é preciso, pois estamos em período de super lua que geralmente coincide com os ataques de tubarões.
“O fim de semana chegou e com ele, a última super lua do ano e as marés de sizígia, caracterizadas por grandes amplitudes da maré (marés muito baixas e marés muito altas) conforme a posição do Sol e da Lua”. E “o Cemit alerta que a conjunção pode aumentar o risco de incidentes com tubarões”. É o que diz, em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, com base em informações repassadas pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões.

Neste fim de semana, as marés ficarão mais secas pela manhã de 0.0m (sábado) e 0.1 (domingo), formando piscinas naturais ideais para o banho seguro. Mas haverá marés cheias de 2.5m (sábado) e 2.4m (domingo), no final da tarde. Aí, não convém arriscar. “Pedimos aos banhistas que aproveitem o banho de mar em áreas protegidas pelos recifes durante as marés baixas e evitem o mar ao entardecer, quando as marés estão enchendo. Além da falta de barreiras recifais para proteção, nesse período crepuscular algumas espécies de tubarões ficam mais ativas e buscam águas rasas para se alimentar, aumentando ainda mais os riscos de incidentes”, explica a gerente geral de Áreas Costeiras, Danise Alves.
Há trechos proibidos, também, para banho na Praia Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica do Recife. Entrar na água ali é proibido por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes, município vizinho ao Recife, onde fica Piedade, área tradicional de ataques e onde era noticiados até mesmo no início do século passado. Mesmo não havendo a proibição expressa em área entre a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e a Praia do Farol, em Olinda, dê preferência a banhos de mar nas seguintes condições: maré baixa, áreas com proteção de recifes, dias com sol e águas claras. Águas turvas, nem pensar…. Pois o tubarão gosta de vir na “moita”, já que não é chegado a águas cristalinas. Confira a tábua das marés, para programar seu banho de final de semana quando ela estiver baixa, ocasião que você pode pode tomar seu banho de mar sem preocupação.
Dia 30/09
04h11 – 2.7m
10h30 – 0.0m
16h32 – 2.5m
22h43 – 0.4m
Dia 01/10
04h54 – 2.6m
11h08 – 0.1m
17h09 – 2.4m
23h23 – 0.1m
Leia também
No feriadão, com solzão e praia, todo cuidado é pouco com o tubarão. Veja como se proteger
Piedade: Tubarão ataca adolescente
Tubarão volta a atacar no mesmo lugar em duas semanas
Tubarão e precaução
No feriadão, cuidado com o tubarão
Há risco de tubarão em mar protegido?
O medo do tubarão da areia
“Cachoeira” diverte em Boa Viagem
Caso Rafael Puglisi acende alerta para o verão. Todo cuidado é pouco na hora de mergulhar
O caminho das pedras em Boa Viagem
Praia do Porto da Barra: paraíso urbano
Boa Viagem ou Bocagrande?
Orla da Zona Sul do Recife vai passar por mudança radical
Meros mortos no Litoral Sul. Desequilíbrio ecológico?
Coral-Sol co
Texto:Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:Letícia Lins e Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com