Muito cuidado com tubarão no final de semana, pois estamos em fase de super lua e maré cheia

Compartilhe nas redes sociais…

Genteeeee…. Cuidado, muito cuidado, com os banhos de mar com o início do verão. A temperatura está começando a esquentar e praia é o que todo mundo quer. Eu, inclusive. Que em 2023, estou batendo um recorde, ao chegar o final de setembro sem botar os pés nas areias de Boa Viagem. É que o tempo chuvoso tem marcado os finais de semana e  incerteza não compensa a distância entre a minha casa (na Zona Norte) e a praia (na Zona Sul). Mas a julgar pelo sol dessa sexta-feira, o calor agora vai segurar. Porém, ter cuidado na água é preciso, pois estamos em período de super lua que geralmente coincide com os ataques de tubarões.

“O fim de semana chegou e com ele, a última super lua do ano e as marés de sizígia, caracterizadas por grandes amplitudes da maré (marés muito baixas e marés muito altas) conforme a posição do Sol e da Lua”.  E “o Cemit alerta que a conjunção pode aumentar o risco de incidentes com tubarões”. É o que diz, em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, com base em informações repassadas pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões.

Sol convidativo é prenúncio de praia cheia e com super lua todo cuidado é pouco na hora de cair na água do mar

Neste fim de semana, as marés ficarão mais secas pela manhã de 0.0m (sábado) e 0.1 (domingo), formando piscinas naturais ideais para o banho seguro. Mas haverá marés cheias de 2.5m (sábado) e 2.4m (domingo), no final da tarde. Aí, não convém arriscar. “Pedimos aos banhistas que aproveitem o banho de mar em áreas protegidas pelos recifes durante as marés baixas e evitem o mar ao entardecer, quando as marés estão enchendo. Além da falta de barreiras recifais para proteção, nesse período crepuscular algumas espécies de tubarões ficam mais ativas e buscam águas rasas para se alimentar, aumentando ainda mais os riscos de incidentes”, explica a gerente geral de Áreas Costeiras, Danise Alves.

Há trechos proibidos, também, para banho na Praia Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica do Recife. Entrar na água ali é proibido por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes, município vizinho ao Recife, onde fica Piedade, área tradicional de ataques e onde era noticiados até mesmo no início do século passado. Mesmo não havendo a proibição expressa em área entre a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e a Praia do Farol, em Olinda, dê preferência a banhos de mar nas seguintes condições: maré baixa, áreas com proteção de recifes, dias com sol e águas claras. Águas turvas, nem pensar…. Pois o tubarão gosta de vir na “moita”, já que não é chegado a águas cristalinas. Confira a tábua das marés, para programar seu banho de final de semana quando ela estiver baixa, ocasião que você pode pode tomar seu banho de mar sem preocupação.

Dia 30/09
04h11 – 2.7m
10h30 – 0.0m
16h32 – 2.5m
22h43 – 0.4m

Dia 01/10
04h54 – 2.6m
11h08 – 0.1m
17h09 – 2.4m
23h23 – 0.1m

Leia também
No feriadão, com solzão e praia, todo cuidado é pouco com o tubarão. Veja como se proteger
Piedade: Tubarão ataca adolescente
Tubarão volta a atacar no mesmo lugar em duas semanas
Tubarão e precaução
No feriadão, cuidado com o tubarão
Há risco de tubarão em mar protegido?
O medo do tubarão da areia
“Cachoeira” diverte em Boa Viagem
Caso Rafael Puglisi acende alerta para o verão. Todo cuidado é pouco na hora de mergulhar
O caminho das pedras em Boa Viagem
Praia do Porto da Barra: paraíso urbano
Boa Viagem ou Bocagrande?
Orla da Zona Sul do Recife vai passar por mudança radical
Meros mortos no Litoral Sul. Desequilíbrio ecológico?
Coral-Sol co

Texto:Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:Letícia Lins e  Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.