Sacada genial: Sucesso na Web, “Tubarinado” faz campanhas educativas contra ataques de tubarão

 Sacada genial: Sucesso na Web, “Tubarinado” faz campanhas educativas contra ataques de tubarão

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KKKKKK. A primeira vez que vi o genial Tubarinado, foi pouco após um ataque de tubarão no Grande Recife. O personagem marcava presença grande nas redes sociais e também nas ruas. Já o vi fantasiado em locais ensolarados e até mesmo à noite, na porta de uma boate, no bairro da Boa Vista. Ou seja, não estava só na beira da praia. Acho o personagem engraçado, criativo e educativo, pois no Instagram ele sempre dá conselhos quanto ao comportamento adequado dos banhistas. Mas com o melhor bom humor. Passei a segui-lo  no Instagram, pois suas abordagens sobre o tubarão são engraçadas, mas sempre mostrando à população o que se deve e não fazer, em se tratando de áreas de risco na Região Metropolitana.

A possibilidade de ataque do peixe, aliás, é sempre ouvida em conversa entre pessoas que tomam banho de mar na praia de Boa Viagem, que eu frequento, como“Tem tubarão?”, “Nessa hora o tubarão morde?”, “tem risco do tubarão passar por cima das pedras”? Ou seja, há dúvidas até quanto à chance do tubarão romper a barreira dos arrecifes. Mesmo com a maré baixa. Normalmente, quando vou a Boa Viagem, sempre ouço crianças e adultos falando do peixe. Ou seja, o tubarão de verdade alimenta o imaginário popular. É nessa onda que Tubarinado navega. E o Governo de Pernambuco teve uma sacada genial, utilizando o Tubarinado em campanha esclarecedora nos meios de comunicação. A ação faz parte das medidas previstas no Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco, o Peast-PE, publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE).

Sucesso nas redes sociais, Tubarinado estrela campanha educativa do governo de Pernambuco: tubarão

O Peast-PE é construído em parcerias com outros órgãos do estado, universidades, prefeituras, organizações não governamentais. Como parte da campanha de sensibilização para banho de mar seguro, o Governo de Pernambuco, em parceria com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), já lançou o primeiro de quatro vídeos que serão publicados através do perfil de Instagram Tubaratinado (@tubaratinado). O conteúdo pretende trazer para o ambiente digital educação ambiental através do humor.  O objetivo da ação digital é a sensibilização dos banhistas sobre os cuidados que devem ter antes de entrar na água do mar, para evitar incidentes com tubarões e afogamentos. Essa atenção vale para algumas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), no trecho de 33km de atenção, que abrange a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, Pernambuco tem 187 km de praias.

A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Semas-PE e secretária executiva do Cemit , Danise Alves, explica : “Sensibilizar a população da Região Metropolitana do Recife de forma leve, lúdica e divertida sobre os tubarões e o banho de mar seguro é um grande passo para uma mudança de conduta da sociedade”. O mês de março foi escolhido para lançamento da campanha, porque esse mês e julho estão os meses com maior incidência de ataques. Além das redes sociais, a campanha está circulando em mídias externas eletrônicas – através de totens digitais e mídias Out of Home (OOH) em mega led -, espalhadas por áreas de grande movimentação de pessoas, como parques, praças e terminais de integração -, e distribuição de materiais de papel reciclável, como leques, viseiras e sacos de coleta de lixo, além de promotores circulando pelas praias.  Os materiais em papelaria contém, no verso, dicas e orientações para o banho de mar seguro, além do QR Code que dá acesso ao Plano de Educação Ambiental Para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Peast-PE).

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Texto:Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Secom

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