Bandidos roubam fios na Avenida Conde da Boa Vista. Cadê a segurança?

Compartilhe nas redes sociais…

Está difícil, a questão da segurança no centro do Recife, uma cidade que se orgulha de tanta tecnologia. Os vândalos andam  aprontando até mesmo em vias principais, como é o caso da Avenida Conde da Boa Vista, onde em menos de uma semana, equipamentos de abrigos de ônibus viraram estilhaços e fiação aérea foi roubada.

As cenas foram observadas por moradores e frequentadores do bairro da Boa Vista, que cobram presença da Polícia Militar e instalação de câmeras de segurança ao longo daquela que já foi uma das mais badaladas avenidas do centro e que, ainda hoje, é uma de suas principais vias de acesso. Residente naquela área, o fotógrafo Genival Paparazzi envia imagens que mostram a bagaceira, com marginais agindo livremente sem que sejam importunados.

Após ter três abrigos de ônibus vandalizados, a Avenida sofreu mais um revés, dessa vez o furto de fiação aérea, incluindo cabos de operadoras de telefonia. “Está difícil, dá medo até de sair de casa. No domingo, por volta de 1h45m, dois marginais agiram livremente até 2h05m da madrugada, sem que fossem importunados”, reclama. “Cadê o policiamento”? indaga. O profissional viu a cena da janela do prédio onde reside, e informa que os bandidos levaram pelo menos três metros de fiação, “cabo de Internet”. A gente sabe que roubo de fios é comum não só no Recife, como em todo o  Brasil. Mas tenho recebido aqui  vídeos de marginais agindo na luz do dia, de madrugada, qualquer hora nessa “atividade”, sem que ninguém atrapalhe. Eles não se intimidam nem diante de pedestres que passam no local no momento desse tipo de pilhagem. No bairro da Boa Vista essa dupla chega, tenta cortar os fios mas precisa de mais altura. Então, o que os dois fazem? Improvisam uma “escada” com uma caçamba de lixo para executar o crime. O novelo de fios, no entanto, é tão grande,  que exige uma perícia maior dos dois bandidos. Isso não ocorre só de madrugada. Aqui no #OxeRecife já recebi flagrantes de fios sendo furtados à luz do dia. Um deles ocorreu na Rua Sete de Setembro.

O flagrante foi ao lado da Faculdade de Direito, que também fica no bairro da Boa Vista. Há algumas semanas, me chegaram imagens de um outro criminoso, dessa vez no bairro da Tamarineira, fazendo a mesma coisa. A Tamarineira fica na Zona Norte da Cidade. Nos dois últimos casos, de dia, com muito movimento nas ruas. Levantamento divulgado pela Neonergia no início desse semestre indicou que entre janeiro e julho de 2025, foram registradas 971 ocorrências de furto de fios em Pernambuco, sendo 293 no Recife. Os furtos prejudicaram 14 mil pessoas, e dos fios roubados 17 quilômetros foram recuperados.

Além do Recife, há outros “destaques” no furto de fios no estado: Olinda e Vitória de Santo Antão (Região Metropolitana),Belo Jardim (Agreste) e Ouricuri (Sertão). Agora… além do furto, a Neonergia precisa  prestar atenção, também, ao descalabro de fios caídos na cidade, e que não resultam de furtos mas de displicência das operadoras e da própria Neonergia. Fio caído a gente vê por todo canto. E isso também é questão de segurança, pois além dos riscos de choque, muitos transformam-se em armadilhas para quedas.

Veja o flagra feito por Paparazzi, que mora no bairro da Boa Vista:

Leia também
Vandalismo na Avenida Conde da Boa Vista. Cadê o policiamento do Centro?
Descalabro: Fios implicam em risco de queda e fiscalização faz muita falta
Descalabro
Descalabro: Fios implicam em risco de queda e fiscalização faz muita falta
Neonergia: Serviço seboso de poda de árvores e  troca de fiação aérea
Descalabro: Postes rachados, ferragem à mostra, fios caídos e risco de choque

Ninhos de fios incomoda pedestres
Rua do Bom Jesus terá fios embutidos
Ponte Buarque de Macedo: poste some e fios ficam expostos
Nó de fios provoca poluição visual na Rua do Bom Jesus
Depois de fios caídos ou baixos na cara da gente, agora é poste dando choque
Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
O descalabro das operadoras: fios jogados e amarrados são armadilhas para pedestres
Vistoria no percurso do Galo vê riscos no descalabro da fiação aérea no Recife
Mais uma sinalização criminosa nas ruas do Recife. Cadê o respeito à vida humana?
Fios baixos e caídos preocupam a população em todos os cantos do Recife
 
Fiação vira esculhambação
Descalabro na fiação e nas conexões
Cadê a ouvidoria da Neonergia?
No Nordeste, apagão afetou todos os estados
O revoltante apagão de fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
A Oi é uma piada
Prestadoras de serviço: descalabro
Prestadoras de serviço e buraqueira
Ajude o Pró-Criança com doação na conta de energia
Empresa de Energia Solar (Insole) para conta de luz por uma boa ideia
Energia a partir do vento
Luminárias de PET com energia eólica
Operadoras ameaçam pedestres

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos e vídeo: Genival Paparazzi Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

Continue lendo

Verão no Recife: os verdes jardins privados e… os públicos esturricados

Cadê o caminhão da rega? “Os canteiros da Boa Vista estão esturricados”

O Centro do Recife não tem jeito. Virou mesmo uma terra de ninguém…

2 comentários

  1. No corredor da Avenida Rui Barbosa e ruas do entorno do Bairro das Graças eles aparecem bem fardados e com veículos com escada e roubam como estivessem a serviço de alguma Empresa. Não há identificação em suas fardas e nem nos automóveis. Provocam falta de Energia Elétrica nos Imóveis Residenciais e Comerciais e também a queda da Internet, tudo isso em pleno dia sem temor nenhum, não aparece alguém da CTTU para multar os automóveis parados até irregularmente nas ruas. Quando esses crimes provocarem um “apagão” e Bairros inteiros ficarem sem energia por dias inteiros, vai aparecer um “Iluminado especialista” para dizer que a “culpa é do povo” que não sabe controlar os gastos de Energia .

  2. A quantidade de cenas filmadas, de vandalismo, roubos, assaltos todos os dias no centro do Recife, reforça a minha tese; quando pior melhor. Justificar a venda do Recife. Não tem outra justificativa. Vândalos passam mais de 10 minutos agindo numa via pública movimentada e não aparece um policial, é D+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.