Aos 77, cantor Alceu Valença começa a receber turistas no seu casarão em Olinda: Airbnb

“Lá vem chegando o verão / trem da estação da luz / com seu fogo de janeiro”. O autor desses versos é um dos artistas mais fiéis às próprias raízes, um dos mais queridos  do público brasileiro, e que acaba de ganhar a biografia “Pelas ruas que andei”. Acertou quem disse Alceu Valença, Pois o cantor e compositor pernambucano está experimentando uma novidade, aos 77 anos. Ele acaba de virar um dos anfitriões do Airbnb, passando a receber turistas na Casa Estação da Luz, o icônico sobrado onde reside,  na Olinda das ladeiras que ele tanto canta. O imóvel  já é associado  à folia carnavalesca da cidade histórica, com o seu “urso” Maluco Beleza. O urso, ou la ursa, como chamam no Recife e em Olinda, é uma brincadeira tradicional, muito popular no carnaval de Pernambuco cuja fama o artista levou para o resto do país. Portanto, quem gosta de usar o Airbnb, já pode se programar. Pois o icônico sobrado começa a receber hóspedes já agora, no mês de julho, em plena temporada de férias.

Olinda, como vocês, sabem, é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, reconhecida pelo Unesco. E o imóvel de Alceu fica justamente nas ladeiras do perímetro tombado da antiga cidade. Mais precisamente na Rua Prudente de Morais, 313, bairro do Carmo. A propriedade é dividida em duas: o Sobrado Alceu Valença e Casa Estação da Luz, que desde 2022 funciona como um centro de arte e cultura no Brasil, abrigando feiras, exposições, apresentações musicais. Ambas refletem a alma criativa do cantor. Não à toa, foi o local escolhido para celebrar o casamento de Alceu Valença com Yanê Montenegro, em 2004. Além disso, a Casa Estação da Luz também herdou o nome de uma de suas músicas mais emblemáticas, cuja letra está estampada na escadaria que dá acesso à acomodação.  Agora, o espaço está disponível somente no Airbnb para oferecer aos fãs e hóspedes uma estadia imersa em tradição no coração do centro histórico de Olinda. “Essa casa é muito importante para mim e para aqueles que acompanharam meu trabalho ao longo dos anos. Poder disponibilizá-la no Airbnb e receber hóspedes que valorizam a cultura tanto quanto eu é um presente e um prazer incrível”, diz Alceu que, pela fama, já agrega valor à mais nova opção de hospedagem em Olinda.

Sobrado de Alceu Valença, em Olinda, vira a mais nova opção do Airbnb no Brasil: Lá vem chegando o verão….

Na estrada desde o início da década de 70, Alceu Valença celebra as tradições nordestinas com entusiasmo e ressalta a importância para que seus hóspedes conheçam a fundo o destino que estão visitando. “Olinda é uma cidade tropical e alegre que valoriza a tradição da cultura popular. Tem ladeiras exuberantes e um centro histórico riquíssimo, além de um dos carnavais mais famosos do país”, afirma. No último Carnaval, Alceu emocionou seus fãs ao aparecer na janela de sua casa, localizada nas ladeiras de Olinda, cantando para foliões que estavam aproveitando o pré-carnaval na cidade. Aliás, sua aparição já virou tradição há muito tempo, no carnaval olindense. O vídeo se espalhou nas redes sociais, rendendo comentários enaltecendo Alceu como “uma tradição de Olinda”.

A casa está localizada no coração do Centro Histórico de Olinda e a pouco mais de 19 quilômetros do Aeroporto Internacional de Recife, em Pernambuco. Possui áreas amplas e confortáveis, a histórica paisagem da cidade, além de comodidades úteis, como Wifi, ar-condicionado, utensílios de cozinha e um jardim de tirar o fôlego. Em comemoração ao mês do aniversário de Alceu Valença, uma estadia única de duas noites estará disponível para dois hóspedes em 21 a 23 de julho, por R$400 a noite. A reserva poderá ser realizada a partir desta quinta-feira, 6 de julho de 2023, às 13h, horário de Brasília, através da página da casa no Airbnb. Os hóspedes são responsáveis por suas próprias viagens de ida e volta para Olinda. Com exceção das datas de 21 a 23 de julho, o Sobrado Alceu Valença permanecerá disponível no Airbnb mediante disponibilidade da Casa Estação da Luz. A casa é de propriedade e operação independentes. A ocupação máxima nos dias 21-23 de julho é de dois hóspedes, mais impostos e taxas.

Abaixo, você confere mais informações sobre Alceu Valença, sobre a Estação da Luz e vídeo em que ele canta as cores do verão.

Leia  também
Biografia de Alceu Valença mostra os 50 anos de estrada e como ele foi comprado a Bob Dylan
Após exposição sobre sua trajetória, Alceu Valença ganha biografia a ser lançada no próximo dia 27
Fim do feriadão com Alceu Valença
Comendador Maluco Beleza
“Valencianas”: ingressos esgotados
O Pirata José de Bia e Alceu
Trio segue caminho de pais famosos
Sobre Olinda:
Tour inédito explora azulejos de Olinda
Fiz o tour Azulejos de Olinda e recomendo
Livro mostra memória gráfica e afetiva de gradis, azulejos, pisos hidráulicos e cobogós de Olinda
No Recife e em Olinda o carnaval não acabou
Carnaval de Olinda: Conforto térmico?
Olinda é linda, mas (1)
Olinda, lixo recolhido mas…
Depois da caminhada: Olinda é linda
Olinda é linda, mas…
Homem da Meia Noite merece respeito
As saudáveis caminhadas de domingo
No rastro das caminhadas domingueiras
Dia de caminhadas no Recife e Olinda
A menor igreja de Olinda?
O milagre da igreja dos milagres
Cruzeiro da Sé de Olindaé destruído e quebra perna de vândalo ao cair
Parem de derrubar árvores (em Olinda3). Palmeiras substituem ficus
Olinda: Embarque de toyota na história
Sérgio Vilanova: a cara de Olinda
Cine Olinda vai ser restaurado. E o resto?
Festival Gastronômico em Olinda
Olinda: Pitombeira e Boi da Macuca
Acesso à Igreja do Monte precisa de reparo
CaminhadasDomingueiras: Verde Olinda?
Recife 486 anos: Programação inclui Boi Voador, Viva Guararapes e Bloco das Flores nas ruas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos Brenda Alcântara / Airbnb / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.