Depois de ganhar exposição muito visitada no Museu do Estado – mostrando a sua trajetória – o cantor Alceu Valença virou comendador. É que ele recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a mais importante honraria concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que tenham se destacado por méritos excepcionais ou por serviços prestados a Pernambuco. A comenda significa um agradecimento do Estado.
Vários artistas do mundo musical prestigiaram a cerimônia, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. Tietando o cantor, chegando inclusive a bater fotos com o próprio celular, o Governador Paulo Câmara (PSB), justificou a iniciativa, mostrando ser fâ do cantor. “ A homenagem a Alceu é mais do que justa, por ser esse grande pernambucano que faz da cultura a sua vida e que representa o nosso Estado”.
Para Câmara, “Alceu é um artista do qual nós temos muito orgulho, pela forma como ele faz cultura, pelo que ele representa”. O socialista ressaltou: “ São 50 anos de uma carreira em favor do frevo, de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil”. E concluiu: “Como governador de Pernambuco, fico muito feliz em entregar a mais alta comenda que pode ser dada, que é a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a um grande pernambucano que já tem tantos serviços prestados. Mas, o que é mais importante, ainda vai fazer muito em favor da nossa cultura.
“Quando recebo isso, acho que não estou recebendo pessoalmente, acho que quem está recebendo é um representante da nossa cultura e a gente está homenageando quem? A nossa cultura. É preciso que a gente olhe para dentro para saber de onde são nossas raízes, porque um povo sem cultura não é nada”, devolveu Alceu. O pernambucano, aliás, está com a agenda movimentada nesses tempos carnavalescos: Recife – Olinda- São Paulo. Na capital paulista, o cantor comandou a sexta edição do desfile do Bloco Maluco Beleza, no último sábado, levando o som de Pernambuco a uma multidão que o aguardava na região do Ibirapuera., na capital paulista. Nada menos de 200 mil pessoas eram aguardadas no Maluco Beleza.
Leia também:
“Valencianas”: ingressos esgotados
O Pirata José de Bia e Alceu
Trio segue caminho de pais famosos
A Doce Menina de Ceceu Valença
Bia Villa-Chan: bandolim e MPB
Novata, Bia canta com veteranos do Quinteto Violado
Pedacinho de mim na Passa Disco
Kizomba, Kaduro, Funaná e Frevo
Dupla divina: Marisa Monte com Paulinho
Wesley Safadão vai ser a cara da Pitu
Desempena, Almério você vai longe
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Heudes Régis / SEI