Viva Guararapes faz a oitava e última edição de 2022 com 15 polos de diversão no domingo

A oitava edição do Viva a Guararapes acontece neste domingo (4/12). E, claro, que a última de 2022 tem que ser em clima de Natal. A festa ocorre das 9h às 17h, na Avenida Guararapes e é promovida pelo Recentro, instituição criada para cuidar da revitalização dos bairros de Santo Antônio e São José, mas cujas ações concretas ainda estão longe de acontecer. Por enquanto, só festa, o que não é tudo. Aliás, é muito pouco em se tratando de um centro tão problemático e detonado como o do Recife. Em todo caso, a ação é uma oferta de lazer barata para a população da cidade. Ao todo, serão quinze os polos armados ao longo da via, que fica totalmente interditada a automóveis.

A novidade na programação será o Polo Natalino, com a presença de Papai Noel, Mamãe Noel e seus ajudantes. O espaço terá um “cenário caprichado”, segundo a Prefeitura, além de cabine fotográfica para as crianças tirarem foto instantânea com o personagem ícone do Natal. Depois, levam o momento de lembrança para casa. Um mural de desejos positivos para 2023 estará disponível para quem quiser deixar seus votos e metas para o Ano Novo. Vai ter orquestra natalina e até pastoril. Para quem é fã de decoração natalina, haverá uma oficina com tema que ensinará a confecção de portas retratos, enfeites para árvores de Natal e máscaras de Papai Noel.

No Polo Infantil, um dos mais concorridos, terá recreação, pula-pula, brinquedos infláveis, camas-elásticas, parque diversões e oficinas de pintura e balão. Na programação ainda consta o Polo Circense, onde as pessoas têm oportunidade de conhecer as técnicas usadas pelos artistas e ainda praticar malabares (bolinha e pratinho), aéreo com tecido, lira e trapezinho fixo e equilíbrio com arame. No Polo Geek, haverá feira geek, Just Dance e apresentação de K-Pop. Os destaques do Polo Sesc serão a oficina de Árvore Natal, coral Encantos do Mar (com grupo de idosos) e apresentação de pastoril. O sambista Cris Galvão e o maestro Danda e Orquestra animarão o espaço no período da tarde. No Polo Esportivo, haverá basquete e vôlei de rua, futsal e patinação. No Polo Esportivo quem fará a animação do público será a Zumba com Surama Nascimento e convidados, além do Unibradance e o Pastoril do Projeto Otávia Aragão.

Recentro faz última edição do ano da Viva Guararapes, em clima de Natal, na extensão da Av. Guararapes, Santo Antônio

No Polo Pet, a ONG Prefiro Bicho estará com animais para adoção. E o Polo de Serviço reunirá o Espaço Saúde, o caminhão da Compesa para quem quiser informação ou  resolver qualquer pendência com a companhia, assim como o espaço da Neoenergia. A Fiepe Social também estará nesse espaço. No Polo Empreendedor, dez comerciantes do Pilar estarão apresentando seus produtos e serviços, mostrando a potência empreendedora da comunidade, instalada no bairro do Recife. O Polo Vinil abrigará a feirinha do Vinil e a oficina de Turbantes. E o Polo Sustentabilidade reunirá a Feira Agroecológica, com troca de mudas e composto orgânico.  No palco principal do Polo Cultural e Artístico desfilarão seu talento o pastoril Divinas Pastoras, Julio Santos, Orquestra Surreal, Nego Thor e Banda Santa Clara. Ainda haverá apresentações do Trompete Encantado e uma Orquestra Natalina itinerante percorrendo toda a avenida.

 O público que for aproveitar o Viva a Guararapes ainda vai contar com atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que, nesse dia, terá percurso ampliado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto. Uma das atrações escolhidas pelas famílias é o trenzinho Maria Fumaça, que parte da Avenida Marquês de Olinda, no bairro do Recife, com destino à Praça da Independência, às margens da Avenida Guararapes. Para quem tiver interesse em embarcar nesse transporte, o tíquete custa R$ 10,00 para viagem de ida e volta. Durante toda a programação, a segurança no local será reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar (PM).

Os motoristas que forem de carro para o centro nesse dia terão a opção de estacionar no terreno edifício-sede da Prefeitura do Recife, tendo acesso ao serviço de van, fazendo o trajeto Prefeitura/Bairro do Recife e Pracinha do Diario. Outra opção são as vagas para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h do sábado (3), quando começará a instalação da infraestrutura do evento.

Abaixo, você confere outras informações sobre Viva Guararapes, Recentro e sobre o Centro da nossa cidade.

Leia também
Recentro faz sexta edição da Viva Guararapes,mas infelizmente avenida continua ao Deus dará
Centro do Recife quer mais do que só festa
Art Déco: Miami ou Recife?
Recentro coloca forró pé de serra em São José
Ainda sem mudanças a apresentar, Recentro faz festa na Guararapes
Festa: Avenida Guarararapes rediviva?
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Será que agora vai?
Frente parlamentar pelo centro do Recife
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?
Recife longe dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Decadência na Praça da Independência
Fórum Arte Cidade movimenta o Recife
Monumento ao maracatu pilhado
Os remendos nas pedras portuguesas
Cine Glória: Art-Noveau e decadência
Cine Glória agora é Lin-Lin
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror: Pátio de São Pedro fica sem lampiões até depois de julho
Cadê os lampiões da Ponte Velha?

Passeio do estilo colonial ao moderno bossanovista
Vamos salvar o centro do Recife?
Caminhadas Domingueiras: Mergulho no estilo neocolonial no Recife

Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo
Livro mostra o Recife que se esconde
Nota dez para o Recife que te quero ver
Hans Von Manteuffel dedica fotopoema ao Recife
Recife virado que te quero ver
Decadência no Cais do Imperador
Centro do Recife precisa de mais vida

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Dondinho/Prefeitura do Recife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.