“Vila Galileia” mostra como eram feitos utensílios em pedra, barro e madeira nos tempos de Cristo

Em 2023, turistas que acorrem à Nova Jerusalém, para assistir a  Paixão de Cristo contam com uma novidade: a Vila da Galileia, uma feira temática que reúne artesãos, mestres da carpintaria, da pedra e do barro, além de personagens típicos da Jerusalém dos tempos de Jesus.  A Feira da Galileia fica localizada dentro da cidade-teatro, no final da via de acesso à primeira cena do espetáculo, e constitui mais uma atração para as cerca de 50 mil pessoas que devem ter acorrido até Fazenda Nova para assistir à 54ª temporada daquele espetáculo sacro, que reproduz os últimos passos da vida de Jesus.

A Nova Jerusalém é como é conhecido o maior teatro ao ar livre do mundo, onde  a encenação sacra ocorre anualmente, na Vila de Fazenda Nova, a 180 quilômetros do Recife. A vila fica no município do Brejo da Madre de Deus, na Região Agreste de Pernambuco. A Feira foi idealizada pela diretora de arte da Paixão de Cristo, Marina Pacheco, que também coordena o figurino do espetáculo. A Vila da Galiléia permite que o público que vai assistir à encenação entre em contato com a cultura e os costumes da época de Jesus.

Ao longo de 54 anos, espetáculo sacro da Nova Jerusalém já foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas

Em barraquinhas, os visitantes podem ver de perto como eram produzidas as peças de pedra e barro naquele período, além de conhecer as técnicas de carpintaria.  Mas não é só isso. Na Vila da Galiléia, o público também pode interagir com personagens típicos da época, como pastores, homens e mulheres do povo, e ainda ter contato com animais como burrinho, ovelhas, patos e galinhas, que são atrações especialmente para as crianças e que naquela época eram comercializados nas ruas, como ainda ocorre hoje nas feiras principalmente no interior. Além de voltar aos tempos de Jesus, o visitante pode comprar peças de artesanato. “A experiência é única e proporciona ao público uma verdadeira viagem no tempo, com direito a um cenário incrível e muitos registros fotográficos para as redes sociais”, afirma Marina Pacheco

Pesquisa realizada entre os espectadores de 2023 mostra que 98 por cento consideram o espetáculo “ótimo e bom”. E que 80 por cento do público assiste por entretenimento, mas que 20 por cento o fazem por questões religiosas. Curioso: 64 por cento dos consultados já o tinham assistido antes, sendo que 24 por cento mais de uma vez.  O que mostra que o espetáculo faz parte do calendário habitual de parte da população durante a Semana Santa. A enquete também indicou  que 70 por cento do público é feminino. Quem não foi ainda tem tempo para ir.  As entradas para o espetáculo da Paixão de Cristo podem ser adquiridas pelo site oficial https://www.novajerusalem.com.br/. Os valores variam de R$ 90,00 a R$ 200,00. As compras podem ser feitas em até 12 X nos cartões. Este ano, entre os artistas convidados estão Klebber Toledo, no papel de Jesus; Luiza Tomé, como Maria; Eriberto Leão interpretando o governador romano Pilatos; Nelson Freitas vivendo o personagem Rei Herodes e a atriz e influenciadora digital Duda Reis como a rainha Herodíades.

Leia também:
Maldosamente descartados após a Páscoa, coelhos ganham protetores e futuro menos sombrio
Em tempos de crise, Semana Santa 2023 tem Páscoa com chocolate no ovão à prestação
Paixão de Cristo de Casa Amarela substitui fogos por show de luzes na cena da ressurreição
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém atrai 10 mil pessoas na estreia
Após a folia do carnaval, vem aí a Semana Santa com a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém
Paixão de Cristo do Recife: último dia
Paixão do Guararapes começa hoje
A nova Paixão do Recife
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
O novo Cristo do Recife
Ovo de Páscoa não deu  para quem quis
Ovos da Páscoa em tempos de pandemia: Compre dois e leve três
Ovos de Páscoa chegam em casa
Presentes que não engordam na Páscoa
Os loucos preços da Páscoa
Páscoa: disparate de preços é grande
Pratos para Páscoa sem fazer esforço
Bolsonaro vida “Judas”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Nova Jerusalém

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.