Há alguns dias, mostrei aqui no #OxeRecife que Pernambuco é o estado com maior número de feiras orgânicas do Nordeste. É, também, o segundo do Brasil, só perdendo para São Paulo.É o que informa a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Acontece que elas nunca foram tão necessárias, pois é cada vez maior o número de defensivos agrícolas liberados pelo governo federal, com seu instinto genocida e de amor zero à natureza. E de completo descaso com a saúde dos brasileiros, que passa a consumir alimentos contaminados cujas consequências não são segredo para ninguém.
Como se não bastasse a pandemia do coronavírus, o Brasil enfrenta uma “pandemia” de venenos, pois muitos dos que são oficialmente permitidos no nosso país, encontram-se proibidos em vários continentes. Vocês podem conferir mais informações sobre o assunto nos links abaixo. Pernambuco possui, desde a semana passada, uma Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, que resulta de um esforço pessoal do Secretário Dilson Peixoto que auscultou os movimentos sociais, produtores para chegar à iniciativa. Ele também criou o Circuito Pernambuco Orgânico, através do qual foi feita a catalogação , melhoria e criação de novas feiras orgânicas inclusive no interior. É que muitos produtores precisavam vir à Região Metropolitana para comercializar seus hortigranjeiros, enquanto havia demanda perto dos locais de produção.
Com o Circuito, eles ganharam mais opções para vender o que produzem. E sem atravessadores. Infelizmente Dilson Peixoto está deixando o cargo para novas acomodações políticas necessárias ao Palácio do Campo das Princesas. Sempre que falo em produtos isentos de agrotóxicos, os leitores solicitam os endereços e horários das feiras agroecológicas aqui no Recife. Então, solicitei um calendário atualizado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, para que a população da cidade possa se programar melhor, para a aquisição e consumo de produtos saudáveis. Lembrem-se: cada feirante precisa expor na barraca um documento comprovando que integra a OCS (Organização de Controle Social), que atesta a qualidade do produto.
Confira, abaixo, endereços, dias e horários das feirinhas:
Leia também:
Uso de agrotóxicos provoca intoxicações e suicídios em Pernambuco
Mais alimentos saudáveis na mesa do pernambucano: 121 feiras orgânicas
Covid-19: Doação de alimentos do Programa de Reforma Agrária
Pernambuco tem o maior movimentos de feiras orgânicas do Nordeste
Faça a feira sem veneno
Com tantos venenos liberados no Brasil, cuidado com o que você come
O Brasil está virando o rei do veneno
Fome, tortura, veneno e maniqueísmo
Agricultura, veneno e genocídio
A fome no Brasil é uma mentira
A fome no Brasil é uma mentira?
A mentira da fome e a realidade no lixão do Sertão que comoveu o Brasil
Casa Forte: Atrapalho em feira orgânica
Para tocar o coração das pessoas
Casa Forte sem feira paralela
Reforço para pequenos produtores
Hortas orgânicas crescem nas escolas
Refazenda lança Coleção Cor de Agrião em feirade produtos orgânicos
Festivas, feirinhas estão de volta
Culinária sustentável: Iguarias com casca de banana
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fonte das feiras: Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco
Arte: Clarice Garcia / Poço das Artes