Nem Prefeitura nem Recentro, o Gabinete criado pelo Prefeito João Campos para cuidar do Centro do Recife, tão degradado e sujeito a atentados estéticos por todos os lados, sem que nada seja feito contra eles. E botem “atentados” nisso. Entre estes, a bagunça generalizada da fiação aérea que toma conta até mesmo das partes históricas da cidade, como é o caso do bairro do Recife, também chamado de Recife Antigo. No final da tarde da terça-feira, a Governadora Raquel Lyra anunciou uma boa notícia: vai embutir a fiação elétrica daquela área, o que provavelmente vai deixar o bairro mais bonito.
Até lá, no entanto, provavelmente a região vai ter que conviver com muita buraqueira. É ter paciência e esperarmos que dê certo. Em Olinda foi feito na parte alta da cidade, e ficou muito mais bonito. O investimento, segundo o Palácio do Campo das Princesas, é de R$ 300 milhões e o trabalho será feito em parceria com a Neonergia. O projeto inicial abrangerá pontos de alto valor histórico, cultural e turístico, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega e a Praça do Arsenal. A intervenção da primeira etapa do projeto, no valor de R$ 185 milhões, vai contemplar 46% da rede elétrica da Ilha do Recife, com o embutimento de 43 quilômetros de cabos, cinco câmaras de manobra e a modernização da rede que atende cerca de 1.150 unidades consumidoras.

A Governadora Raquel Lyra destacou que, com a iniciativa, “garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e a melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital, que está no coração do centro”. Anunciou, ainda, um grupo de trabalho “para que os interessados possam participar da organização do plano operacional, garantindo que essa entrega aconteça o mais rápido possível”.
A eliminação da fiação aérea moderniza a paisagem urbana e contribui com a preservação do patrimônio histórico e a valorização do potencial turístico e econômico da região. Infelizmente a Prefeitura parece não ter visto isso. Essa primeira etapa abre caminho para a expansão do embutimento da rede em toda a ilha do Bairro do Recife, segundo a Governadora. O que será que o Prefeito João Campos achou da medida? Afinal, o Recife é seu território, mas Raquel, que não é besta, demarca seu espaço na capital onde deve disputar palmo a palmo o voto com o atual Prefeito, na sucessão estadual de 2026.
Na verdade, a Governadora parece mostrar mais sensibilidade com o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do que a gestão municipal. Entre os monumentos da capital pernambucana em restauração ou com restauração já anunciada pelo Palácio do Campo das Princesas estão: Cinema São Luiz, o Museu do Trem (Estação Capiba), o Liceu de Artes e Ofícios, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Ginásio Pernambucano, e a antiga sede do Diário de Pernambuco. À exceção do Ginásio Pernambucano – na Rua da Aurora – os demais ficam em áreas bastante degradadas dos bairros de Boa Vista, São José e Santo Antônio. Caberá à Prefeitura zelar pelo entorno desses monumentos, o que não vem sendo feito nem com os que já passaram por restauração e estão em uso como o Cinema São Luiz (governo estadual) e o Teatro do Parque (Prefeitura).

Quanto ao descalabro de fios, o #OxeRecife vinha denunciando há tempo. Não só no plano estético, mas também de segurança mesmo. Cabe agora à Prefeitura fiscalizar a bagaceira, e embutir em outras partes da cidade. A poluição visual provocada por fiação descontrolada prejudica até as nossas pontes. Dia desses, fui bater uma foto da Ponte da Boa Vista a partir da Ponte Duarte Coelho. Não deu. Porque a fiação na última empatava a vista. Quando o assunto é fiação aérea, nossa cidade lembra uma terra de ninguém. E está bom de consertar…
Leia também
Descalabro: postes rachados, ferragens expostas, fios caídos, risco de choque
Ponte Buarque de Macedo: poste some e fios ficam expostos
Nó de fios provoca poluição visual na Rua do Bom Jesus
Depois de fios caídos ou baixos na cara da gente, agora é poste dando choque
Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
O descalabro das operadoras: fios jogados e amarrados são armadilhas para pedestres
Vistoria no percurso do Galo vê riscos no descalabro da fiação aérea no Recife
Mais uma sinalização criminosa nas ruas do Recife. Cadê o respeito à vida humana?
Fios baixos e caídos preocupam a população em todos os cantos do Recife
Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
Vistoria no percurso do Galo da Madrugada vê riscos no descalabro da fiação aérea no centro
Artigo: Legislação sobre exposição de trabalhador ao calor precisa ser revista, por Fabrício Varejão
Fiação vira esculhambação
Descalabro na fiação e nas conexões
Cadê a ouvidoria da Neonergia?
No Nordeste, apagão afetou todos os estados
O revoltante apagão de fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
A Oi é uma piada
Prestadoras de serviço: descalabro
Prestadoras de serviço e buraqueira
Ninhos de fios incomoda pedestres
O revoltante apagão do fim de semana
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife e Hesíodo Goes/ Secom PE

Aplausos para a governadora que saiu na frente para acabar com a fiação elétrica do bairro do Recife. Como o #Oxe Recife já denunciara várias vezes ,o risco de acidente por conta da fiação exposta é imenso além do horror da poluição visual.
Espero que a governadora tenha o mesmo olhar sensível para ouras áreas do centro igualmente degradadas pela poluição visual da fiação e que essa ação agora proposta para o bairro do Recife( antigo),seja estendida,também, para os bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista, igualmente importantes e que abrigam valiosas edificações arquitetônicas.
Entendo que o Polo Digital tem um peso grande na decisão, mas é preciso pensar no Recife de forma mais abrangente ou corremos o risco de ver áreas privilegiadas em função de sua pulsante economia digital menosprezando o outro lado da Urbe.