Depois de percorrer a Espanha e Portugal no ano passado e o interior pernambucano no início de 2022, a trupe familiar Habib & Valeria oferece ao público mais uma chance para assistir o curioso espetáculo de sombras O dia em que a Morte sambou. Será às 17h do domingo, 23 de outubro, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. E o que é bom, de graça. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes, na bilheteria do Teatro Fernando Santa Cruz, que funciona naquele centro cultural.
O Dia em que a morte sambou já circulou por três continentes e ganhou vários prêmios. E é uma adaptação teatral do livro homônimo, do escritor egípcio Habib Zahra e da ilustradora espanhola Valeria Rey Soto, que criaram o grupo Habib & Valeria para encenar suas obras literárias. O espetáculo se destina ao público familiar. E a montagem mistura a técnica milenar do teatro de bonecos de sombras com a magia da cultura popular pernambucana que, como todos sabem, é muito rica. O personagem principal, Seu Biu, inclusive é um brincante, como chamamos aqueles que participam de folguedos como o maracatu, o reisado, o boi, o cavalo marinho.

O espetáculo tem trilha sonora ao vivo, executada por Valeria e o multi-instrumentista mirim Miguel Ibrahim, filho do casal. Utilizando instrumentos de corda, sopro e percussão, mãe e filho apresentam um vasto repertório de ritmos tradicionais de Pernambuco e do mundo, enquanto as sombras multicoloridas – manipuladas por Habib – conversam, brincam e dançam, não somente na tela, mas também pelas paredes, chão e teto do teatro.
A história é interessante. Seu Biu, como disse acima, é um velho brincante que não deixa sua idade acabar com seu regozijo de viver. Apesar de morar sozinho e ser alvo de muita crítica e inveja, vive sorrindo e dançando, alegre e despreocupado. Um dia, a Morte resolve buscá-lo. Mas, ao chegar à casa do ancião, é recebida de uma forma totalmente inesperada… Inspirada pela vivência de Habib e Valeria com os brincantes de Maracatu e Cavalo Marinho, a obra busca desconstruir as concepções negativas contemporâneas da velhice e da morte, e compartilhar um pouco da sabedoria que os artistas encontraram na cultura popular. Mais que tudo, a peça é uma celebração da vida, e da morte, como parte essencial e indissociável dela.
A turnê interestadual é patrocinada pelo Funcultura. Habib e Valeria residem em Olinda. E desenvolvem, desde 2010 um trabalho, na área de teatro e literatura para a infância e juventude. Estrearam no mundo do livro em 2012 com O Burro Errante, que no mesmo ano ganhou uma versão teatral dirigida por Habib. Em 2014, lançaram O último golpe do Lobo Mau, que também adaptaram para o teatro, com participação de vários artistas pernambucanos. O dia em que a Morte Sambou é o terceiro livro e espetáculo da dupla.
Abaixo, você confere outros links sobre teatro e o vídeo do espetáculo
Leia também
Grupo Giramundo, 50 anos
Teatro de sombras no Eufrásio Barbosa
O Dia em que a morte sambou
Sombras e assombros: Perna cabeluda, Comadre Fulozinha e etc
“Vaquinha” para presépio de mamulengo em Glória do Goitá
Mais mamulengo menos Barbie
Cultura popular: Galpão das Artes e Museu do Mamulengo firmam parceria
O adeus de Zé de Vina
Em meio a tanta tristeza só mesmo um mamulengo para nos fazer sorrir
Zé de Vina, mestre mamulengueiro ganha homenagem em Glória do Goitá
Mamulengueiros tradicionais se rendem ao mundo virtual
Bonecos fazem a festa em Casa Forte
Dia do Artesão: Viva Miro dos Bonecos
Resgate do mamulengo pernambucano
Fotógrafos documentam mamulengos
“Para tocar o coração das pessoas”
A festa mágica dos bonecos
Poço das Artes: Música e Mamulengos
Zona Norte tem Bossa Nova, samba, jazz e mamulengo
Mamulengo, fado, choro e economia criativa
Tacaruna: Exposição de “bonecos gigantes de Olinda” que, no entanto, são do Recife
Bonecos gigantes: Não confunda alhos com bugalhos
Bonecos gigantes: Crise de identidade
A festa do trio de bonecos gigantes
Bora Pernambucar chega ao fim com encontro de bonecos gigantes
Zé Pereira festeja cem anos no Recife
A Zé Pereira, com festa e com afeto
Mão Molenga no Ricardo Brennand
Sesc prorroga expô do Mão Molenga
Mão Molenga é um sucesso
O Mané Gostoso de Saúba
Galpão das Artes e brinquedo popular
Galpão das Artes faz a festa em Limoeiro
Olinda entra na festa dos bonecos
Aos 62, boneca Barbie vira verde e é feita com plástico reciclado
Serviço
Evento: Teatro de Sombras, com o espetáculo O Dia em que a morte sambou.
Quando: Domingo, dia 23 de outubro de 2022,
Horário: 17h
Onde: Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, Olinda.
Quanto: entrada é gratuita.
Classificação é livre, mas não é recomendado para pessoas que têm medo de escuro
Obs: Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir de 16h
O evento contará com interpretação em LIBRAS e audiodescrição
Informações: Habib Zahra Habibicho@gmail.com | (81) 9 9615.8845 (whatsapp)
Instagram.com/HabibeValeria
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Paulo de Andrade e Kaian Alves / Divulgação