Projeto social apresenta a nova Orquestra de Câmara Pernambuco Centro de Convenções

Pernambuco tem projetos sociais que transformam vidas, através da música. Alguns deles já estão famosos, como a Orquestra Criança Cidadã, que começou no marginalizado bairro do Coque, no Recife, e estendeu-se a municípios como Igarassu e Ipojuca. E cujos pequenos artistas já tocaram até para o Papa Francisco. Há, também, o Aria Social, que vem ocupando os palcos do Recife sempre com casa cheia, com espetáculos que unem música e dança. Convém citar, também, a Orquestra do Movimento Pró-Criança que já tocou até sob a regência de João Carlos Martins em um grande concerto ao ar livre, no Cais da Alfândega, através do Projeto Orquestrando o Brasil. Pois agora temos uma novidade: é a Orquestra de Câmara Pernambuco Centro de Convenções, que acaba de fazer sua primeira apresentação no Teatro Beberibe, que fica no próprio Cecon.

A apresentação ocorreu no último dia 18 de dezembro, sob a regência do Maestro Israel de França,  depois de quatro meses de ensaios, com o grupo formado por 35 coralistas infantis, 30 coralistas adultos e 28 músicos. São pessoas que residem nas comunidades do entorno do Cecon, como Salgadinho, Amaro Branco, Campo Grande e Sítio Novo, e que passam a integrar o projeto social. Elas são atendidas pelo Instituto Maestro Israel de França (IMIF), que faz resgate social em comunidades em situação de vulnerabilidade através da música. E que atende não só a crianças, como também a adultos. Na Cantata Natalina, o grupo apresentou 19 músicas, entre elas a Cantata 147 de J.S.Bach (peça Jesus Alegria dos Homens, ver vídeo abaixo). “O público pode esperar um repertório variado, contemplando música clássica, popular, regional e de matriz africana nas próximas apresentações”, informa o IMIF.

Músicos e muitas pessoas da plateia foram pela primeira vez ao Teatro Beberibe, no Centro de Convenções

Na verdade, o projeto liderado pelo maestro pernambucano conta agora com parceria com o Cecon, e tanto é assim que desde maio de 2023 este cedeu parte de suas instalações, para as atividades do IMIF, inclusive aulas e ensaios. Israel de França faz trabalho social em Olinda desde 2015, quando começou a ensinar música a crianças do Alto da Mina. Desde então, a demanda só fez crescer. Segundo o Presidente do Conselho de Administração do IMIF e Curador da Orquestra de Câmara  Pernambuco Centro de Convenções, Eduardo Matos, o IMIF vem formatando o Projeto Espiral, através do qual vários grupos musicais estão sendo criados entre sextetos, quintetos, orquestras clássicas, sinfonetas e outros. A ideia é que, no futuro, o projeto alcance a autossustentabilidade.

“Abrimos as portas de forma permanente para o projeto do maestro Israel de França por acreditarmos no poder transformador da música, da arte e da cultura. Essa é uma das nossas bandeiras aqui no Consórcio CID e esperamos impactar e transformar muitas vidas”, afirma o CEO do Pernambuco Centro de Convenções, Cláudio Vasconcelos. O Consórcio CID é, hoje, o responsável pela administração e exploração do Centro de Convenções de Pernambuco. Já Eduardo informa que o IMIF e o Cecon estão firmando parcerias com “as escolas da rede pública de ensino, realizamos testes de aptidão para reconhecer a vocação natural das crianças e adolescentes”. E acrescenta:  “Mas é uma preocupação constante que elas possam experimentar vários instrumentos”. O curso de formação musical será voltado a alunos dos nove aos 14 anos. Há ainda a intenção de abrir turmas livres, atingindo acima dessa faixa etária, adultos e idosos.

“Começamos a trabalhar com as crianças, mas logo percebemos que os pais, tias, primas, avós também tinham vontade de aprender e a nossa intenção é mudar a vida dessas pessoas. É muito bonito ver não só o encantamento com a música, mas a aproximação com um equipamento até então considerado elitista. Muitos nunca tinham entrado no Teatro Beberibe ou no Teatro Guararapes. Nossa intenção é criar o EJA da Música”, cometa Eduardo.  Ele diz que as instituições que trabalham com ensino  de música não conseguem atender a crescente demanda. A expectativa é atingir até 500 alunos por ano.  Apesar da parceria com o Cecon, o IMIF amarra apoios de outros órgãos, empresas, pessoas físicas para viabilizar o projeto musical.  Israel de França, o criador do IMIF, nasceu no  bairro de Peixinhos, e é o idealizador do projeto “Música para Todos”, que desde 2007 realiza concertos na Espanha, Portugal, e durante quatro anos consecutivos no Brasil, promovendo música clássica e reforçando a formação instrumental de crianças e jovens pernambucanos. Ele ficou famoso quando era ainda criança, pois ao correr para pegar um ônibus com seu violino, foi apreendido por policiais que acharam que ele tinha furtado o instrumento. Na delegacia, Israel provou que eles estavam equivocados ao executar Bach no seu violino, despertando emoção e lágrimas entre os que o haviam confundido, talvez devido à cor da pele.

Veja o vídeo, da primeira apresentação pública da Orquestra Pernambuco Centro de Convenções e também informações sobre outros projetos sociais nos links abaixo.

Leia também
Aria Social faz espetáculo natalino no domingo no Instituto Ricardo Brennand
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança coleção Capiba, de olho na sustentabilidade
Capiba,o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Sucesso leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Quebrando Tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Mulher faz regência inédita na história da Orquestra Sinfônica do Recife:Missa Armorial
Orquestra Criança Cidadã repete noRecife o repertório que tocou para o Papa Francisco
Orquestra Criança Cidadã faz concerto gratuito: percussão corpora, tambores e Thcaikovsky
Concertos pela Paz: Orquestra Criança Cidadã se apresenta no Vaticano para o Papa Francisco
Orquestra Criança Cidadã faz concerto para a comunidade onde surgiu e muda vidas
Orquestra Criança Cidadã faz concerto gratuito e abre vagas para professores de música
Orquestra Criança Cidadã dos Meninos de Igarassu faz apresentação no Engenho do Meio
Orquestra Criança Cidadã antecipa concerto que fará em Israel

Núcleo Popular da Orquestra Criança Cidadã faz concerto com sucessos da MPB na Caixa Cultural
Orquestra Criança Cidadã faz concerto gratuito em Boa Viagem
Orquestra Criança Cidadã inicia temporada de concertos gratuitos e vai até Jerusalém
A fascinante arte da luteria
Filarmônica e resgate da cidadania
Filarmônica na Igreja
A história de superação de um gênio
Cais da Alfândega tem concertão
Diante da grande demanda, Orquestra Sinfônica passa a fazer concertos semanais

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos e vídeo: Divulgação / IMIF

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.