Ponte Velha: Caso de pilhagem já está na Ouvidoria

Sinceramente, cadê os vereadores do Recife? É verdade que eles precisam estar atentos às demandas sociais, mas também não podem relaxar o olhar sobre cidade, cujos problemas tanto podem ser provocados por omissão ou interferência indevida do poder público.  Ao longo das décadas, o Recife já sofreu muitas perdas e não podemos fechar os olhos a novas ameaças ao patrimônio da cidade.

O #OxeRecife, infelizmente, tem sido quase uma voz isolada em defesa do patrimônio verde, arquitetônico, cultural e histórico da cidade, sempre denunciando pilhagens como as que já vitimaram a Ponte da Boa Vista, o Pátio de São Pedro, e até o Parque de Esculturas Francisco Brennand, no Marco Zero, que teve 69 de suas 74 peças roubadas, sem que nenhuma providência oficial fosse tomada. As autoridades só se mobilizaram quando o assunto pipocou na imprensa e virou escândalo nacional. Enquanto isso, as peças doadas à cidade pelo artista,  eram literalmente derretidas para venda em ferros velhos da cidade. O caso mais recente, aqui acusado, ocorreu na Ponte Seis de Março, a chamada Ponte Velha, uma das mais icônicas e fotogênicas do Recife. Como mostramos na última quarta-feira aqui no #OxeRecife, foram surrupiados 22 braços e 22 lampiões dos seus postes de ferro fundido, datados de 1921. A chamada Ponte Velha existe desde o século 17 (ainda nos tempos de Maurício de Nassau).

 

Mas não é a original, pois foi reconstruída em 1921. Ou seja, mesmo assim secular. Foi a partir da reconstrução que ganhou maior graça, com  “belas grades de ferro aplicadas nos parapeitos”, segundo  descreve o  livro Guia do Recife: Arquitetura e Paisagismo.  Provavelmente  são dessa época os seus lampiões tão decorativos.  Hoje tive uma boa notícia. O advogado Ubirajara Lopes Carvalho conseguiu protocolar, na Ouvidoria da Cidade do Recife, uma denúncia contra o sumiço das 22 peças de ferro e os  respectivos 22 lampiões daquela ponte. Ele suspeita que a retirada foi iniciativa da própria Emlurb. Porém, ao #OxeRecife, a empresa disse desconhecer o fato e afirma que vai investigar o sumiço. Criador dos Grupos Amantes do Recife e Eu amo o Recife de Coração, Ubirajara passa diariamente pela ponte a caminho do trabalho, e reclama do desaparecimento das peças em suas redes sociais. Acredita inclusive que elas foram retiradas pela própria Emlurb, que não se manifesta sobre o assunto em detalhes. Só dá respostas evasivas.

Caso de sumiço de peças de ferro e lampiões da Ponte Velha já está na Ouvidoria da Prefeitura do Recife.

Para fazer a denúncia, Ubirajara tentou primeiro o 156 da própria Emlurb. “Mas o atendente, que preferiu não dizer o nome completo, afirmou que não tinha como registrar esse tipo de ocorrência no sistema”, reclama. “Pode, uma coisa dessa?”, desabafa. Aí, ligou para a Ouvidoria. Mas a Ouvidoria informou que só podia fazer o registro com o número do protocolo da Emlurb.  Hoje, ele conseguiu, finalmente, fazer a denúncia na Ouvidoria, sob o protocolo número 20227041. A entidade informou que a resposta será dada em dez dias. “Quem surrupiou: se não sabe, fique sabendo, foi gente da própria Emlurb”, afirma Ubirajara, em suas redes sociais. O #OxeRecife aguarda a informação da Ouvidoria, para saber – então – o que vai acontecer. Pois o patrimônio arquitetônico da cidade merece cuidado, maior carinho das autoridades e maior fiscalização das diversas esferas do poder público, inclusive o legislativo. Mas cadê?

Abaixo, você pode conferir informações sobre a Ponte Velha e outros patrimônios do Recife.

Leia também
Pilhagem mal explicada na Ponte Velha
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Novas luminárias viraram alvo de marginais. Estão sumindo do centro
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Comunidade que a volta do Caranguejo da Aurora
Cais José Estelita e as luminárias que restam. Será que esta paisagem vai mudar?
Ilumina Recife  sacrifica luminárias tradicionais e descaracterizam cidade
Linda à noite, Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético durante o dia
Novas luminárias de LED no Recife. Por que descaracterizar nossas praças?
Praça José Vilela não é mais assim. Sofreu um atentado estético
O Recife está ficando sem elas
De olho nas luminárias da Bom Jesus
Apipucos: Adeus às antigas luminárias
Vamos salvar o centro do Recife?
Atentado estético no Cais da Jaqueira
Atentado estético no Primeiro Jardim, em Boa Viagem
Luz de LED é tudo?
As últimas que resistiam
Campinhos de Várzea iluminados
Fonte luminosa na Praça do Arsenal
João Campos, se eu fosse você…
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Três pontes em obras. E a da da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Placa em homenagem a vítima da ditadura volta à Ponte da Torre: “herói”
Pronto projeto de recuperação do Parque das Esculturas  no Marco Zero
Depois de pilhado à exaustão Parque das Esculturas será restaurado
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi / Para #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.