Pernambuco tem recorde de mortes. No Recife, vacina para os de 70. Ufa…

À véspera de mais um final de semana de lockdown em todo o estado – no qual só é permitido o funcionamento de serviços essenciais aos sábados e domingos – Pernambuco bateu um recorde triste, nessa sexta-feira (12/03): 49 óbitos provocados pela Covid-19. Foi o maior número de vidas perdidas no registro diário da Secretaria Estadual de Saúde desde agosto de 2020. Apesar disso, as pessoas continuam brincando com a doença.

Na manhã de hoje fiz minha caminhada diária e, por curiosidade, decidi contar quantas pessoas estavam sem máscara pelas ruas. Pois pasmem, só entre a Praça de Casa Forte e a Estrada do Encanamento, em linha reta pela Rua Jerônimo de Albuquerque, contei “somente” 22 pessoas sem a proteção. Ou se as tinham, estavam usando fora do lugar. Uma tristeza. Pelo visto, pouco adiantou o apelo desesperado feito pelo Secretário Estadual de Saúde, André Longo,  na quinta-feira, quando pediu para que as pessoas se protejam e protejam as outras, usando a máscara.

A situação já começou a se complicar. E muito. Hoje foram registrados 1.566 novos casos da Covid-19 no Estado. Entre estes, 124, ou seja, oito por cento são da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Antes, esses percentuais vinham se mantendo bem menor. Agora, Pernambuco totaliza 314.793 casos confirmados da doença, sendo 33.381 graves e 281.412 leves. Também foram confirmados 49 óbitos, ocorridos entre 13/05/2020 e 11/03/2021. Com isso, o Estado totaliza 11.318 mortes pela Covid-19. Todo cuidado é pouco, gente. Sair, só quando preciso mesmo. E saindo, usar máscara e não dispensar o álcool em gel, que virou artigo de primeiríssima necessidade. 

Agora uma notícia boa!

Idosos a partir de 70 anos, moradores do Recife, poderão ser vacinados contra covid-19 a partir deste sábado (13/03 ). É o que informa o Prefeito João Campos (PSB) hoje, em suas redes sociais. Então, fique aí na frente do seu computador ou do seu tablet, que o agendamento começa já já: a partir das 18h de hoje. O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato da marcação, é preciso anexar comprovante de residência e o documento da identificação oficial. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

O prefeito informa que, com exceção de Manaus, que tem um processo de vacinação excepcional por conta da crise sanitária, Recife é a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação nessa faixa etária. “O Recife vai ser a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação das pessoas com 70 anos ou mais. É um passo importante porque a gente tem certeza que a cada novo grupo aberto, a gente possibilita vidas salvas”, afirma. Ele acha que o uso da tecnologia no processo de vacinação ajudou a avançar nas faixas etárias dos grupos prioritário.  “Fomos a primeira capital do país a fazer um sistema de cadastro e agendamento 100% digital. Graças a essa decisão a gente consegue ter controle de marcação e agendamento para não haver fila ou aglomeração nos centros de vacinação”. E justifica: “Com isso a gente consegue saber exatamente quantas pessoas estão cadastradas e agendadas, e fazer uma boa gestão do estoque”. Planejamento e organização são importantes para se conseguir uma boa gestão não só na área pública, como na privada e até mesmo na pessoal.

Leia também:
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
PE: Onde o lockdown é quarentena
Covid suspende cirurgias eletivas no interior de Pernambuco
Governo de Pernambuco tenta compra direta da vacina
Pernambuco tem medidas restritivas
Demanda por vacina sobrecarrega  e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia:  governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Rodolfo Loepert / Diivulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.