Exame RT-PCR, para detectar Covid-19, agora tem resultado On-line

Não é mais preciso fila de espera para pegar o resultado do exame de biologia molecular (RT-PCR), que indica se você está com Covid  A Secretaria  Estadual de Saúde lançou hoje a plataforma Meu Exame, destinada aqueles que realizaram o teste para detectar a infecção pelo coronavírus em cinco centrais localizadas no Recife. E a Meu Exame pode ser acessada no meuexame.saude.pe.gov.br, já em funcionamento.

Pelo espaço on-line, o cidadão que fez o teste na rede pública pode acompanhar o processamento da amostra e conferir o andamento e o resultado diretamente no ambiente digital. Por enquanto, o sistema dá acesso aos resultados de coletas realizadas nos cinco centros de testagem sob gestão estadual (Geraldão, Cecon, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação). A ideia é expandir, ao longo das próximas semanas, a iniciativa para a população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios.

Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisará preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e usado pelos Estados e municípios. Quem realizar o RT-PCR nos centros estaduais receberá, no momento da coleta, cartão com as informações necessárias para consulta posterior no Meu Exame.

Ao fazer o RT-PCR você receberá um cartão que lhe ajudará a procuraro resultado do teste na plataforma Meu Exame

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), já encaminhou para todas as doze Gerências Regionais de Saúde (Geres) a nova remessa de vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao Estado na madrugada desta quarta-feira (03/03). Ao todo, são 102 mil doses do imunizante da Sinovac/Butantan, que possibilitará o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde e da população de idosos entre 80 e 84 anos. Com isso, sobe para 743.560 o quantitativo de doses já repassadas pelo Ministério da Saúde (MS) para Pernambuco.

Com essa nova remessa, Pernambuco totaliza 577.560 vacinas da Sinovac/Butantan, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira – o Ministério da Saúde informou que enviará a segunda dose, que deve ser feita três meses após a primeira, em tempo oportuno. Tanto o resultado On-line quanto a distribuição de imunizantes são notícias boas, no meio de tanto desespero provocado pela pandemia. Agora, mais uma notícia preocupante. Por conta do agravamento da pandemia, o Governo do estado determinou a suspensão das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e não urgentes, em todo o Estado, nas redes pública e privada. A interrupção, antes restrita a 63 municípios, passa a valer para todo o estado e se estende partir da próxima segunda-feira (08.03) até o dia 19.03. Serão mantidas as cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente, em caso de adiamento. Portaria nesse sentido foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (03/03)

Leia também:
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
PE: Onde o lockdown é quarentena
Covid suspende cirurgias eletivas no interior de Pernambuco
Governo de Pernambuco tenta compra direta da vacina
Pernambuco tem medidas restritivas
Demanda por vacina sobrecarrega  e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia:  governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval 
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Miva Filho / Divulgação/  SES

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.