Governo tenta recuperar tempo perdido e lança campanha de vacinação com Xuxa e Zé Gotinha

Compartilhe nas redes sociais…

Tem personagem mais popular nas campanhas oficiais de vacinação do que Zé Gotinha? Criado há 37 anos pelo pintor, desenhista, professor e programador visual Darlan Rosa, o boneco tem tanta empatia com o público que já atravessou vários governos e permanece ativo, convocando a população para se imunizar contra várias doenças. Virou uma instituição. Mas em 2023, Zé Gotinha não está sozinho. Ele está fazendo dupla com Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, para motivar os pais a atualizarem a carteira de vacinação de crianças e adolescentes.

É que no governo passado,  do ex-capitão, o Brasil deixou de ser referência mundial em campanhas de vacinações em massa, e a eventual  volta de algumas doenças praticamente erradicadas, como a poliomelite e o sarampo, começou a preocupar os sanitaristas. Em 2022, por exemplo, os índices de imunização gratuita nos postos públicos de saúde ficaram entre 60 e 70 por cento, quando precisariam chegar a 90 a 95 por cento para “blindar” a população de doenças como a hepatite B, o tétano, difteria, coqueluche, tuberculose, sarampo, caxumba, rubéola e a paralisia infantil (poliomelite). Aliás, foi na campanha de vacinação contra essa enfermidade, que Zé Gotinha ajudou a erradicar a poliomelite do Brasil, que deixava sequelas graves nas crianças até a década de 1960, quando a vacina foi descoberta por Albert Sabin. Posteriormente, o cientista renunciaria à patente da descoberta, para beneficiar as crianças do mundo, incluindo as do Brasil . No governo passado, devido à negligência do Ministério da Saúde, a poliomelite passou a ser uma ameaça real.  Assim como outras doenças igualmente evitáveis.

Para retomar os níveis anteriores de vacinação, o Governo Federal decidiu motivar a população em dobro, convocando Xuxa para acompanhar Zé Gotinha. A dupla estrela a campanha “Vacina é Vida. Vacina é para Todos“, com a qual o Ministério da Saúde pretende retomar a tradição anterior ao irresponsável governo passado.   Xuxa é a embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação e participou voluntariamente de todo o material da campanha. O jingle utilizado foi composto por Junno Andrade, que igualmente cedeu os direitos autorais da música. “A iniciativa é mais uma estratégia do Governo Federal com o objetivo de promover a eliminação, o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis, assim como a morbidade e mortalidade a elas associadas”, informa o Ministério da Saúde.

A campanha de multivacinação será veiculada em todo o país, em etapas regionais. Dia 10/08, a nave que “transporta”  a duplafez o seu primeiro pouso, no Pará. A ação teve uma comunicação regional para melhor identificação com o público de cada estado, que ainda se vê retratado no filme de tv com cenas de sua própria paisagem sendo sobrevoadas com a nave da Xuxa. Há também, peças voltadas para redes sociais, outdoor e mobiliário urbano, rádio e televisão, além de um filme geral chamando as pessoas para consultarem a data de vacinação da sua cidade. No filme, que será veiculado em TV aberta, Zé Gotinha procura Xuxa para juntos convocarem baixinhos e baixinhas para o Movimento Nacional pela Vacinação. Durante a viagem na nave recriada da apresentadora com efeitos especiais e animação em 3D, eles comentam que algumas doenças voltaram a atingir o público-alvo.

Leia também
Por enquanto, vacina contra dengue é luxo para poucos
Aqui mosquito da dengue faz a festa
Covid, dengue, chikungunya, zika. Cadê o respeito à saúde alheia?
Pneus podem virar foco de dengue no pátio da Emlurb
Vírus da Zika (da microcefalia) também pode ser transmitido pela via sexual, diz Focruz
União Mães de anjos em fotografias: microcefalia
Cuidado com o Aedes aegypti: casos de chikungunya cresceram 469 por cento
Cuidado com o carrapato
Coceira: culpa é da mariposa
Vacina tetravalente contra gripe precisa de voluntários em testes para chegar de graça à população

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação /Ministério da Saúde / Presidência da República

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.