Parque Treze de Maio vai ser requalificado. E a as obras de Abelardo da Hora, como ficam?

Após a retirada de todos os animais que compunham seu mini zoológico – macacos, araras, tucanos, patos – o Parque Treze de Maio vai passar por reforma, e a novidade é que o local onde ficavam as gaiolas dos animais ganhará biblioteca e espaço gastronômico. Além disso, a maior área verde do centro da cidade terá uma praça da criança, equipamento que virou caso de sucesso na cidade desde a primeira a ser implantada, no bairro da Encruzilhada. O edital da licitação para as obras já foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), prevendo investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões. Tomara que a obra preserve o legado do escultor Abelardo da Hora (1924-2004), que deixou ali estátuas sobre tipos populares e até brinquedos com design avançado para os padrões do século passado, conforme  vocês podem observar na foto acima.

“O Treze de Maio é uma das principais áreas de lazer da área central do Recife e atende a pessoas de todas as classes sociais. Com a requalificação, vamos deixá-lo ainda mais atrativo, especialmente para as crianças e suas famílias”, afirma a secretária de Infraestrutura e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Marília Dantas.  Ela não antecipou se as obras de Abelardo da Hora passarão por restauração. Mas o #OxeRecife indagou à PCR qual será a situação das obras do artista que ficam no Treze de Maio. “Serão mantidas”, assegura a assessoria de imprensa da PCR. Entre as esculturas por ele criadas, encontram-se ali Os Violeiros e o Vendedor de Mel. Marília informa que a Praça da Infância do parque será dividida em cinco áreas temáticas: Círculo Vento, Círculo Árvore, Círculo Fogo, Círculo Terra  e Círculo Planta. Os círculos  serão conectados por um passeio em piso “fulget”, que receberá paginação colorida feita com concreto pigmentado e canteiros com vegetação demarcando os usos dos locais. O passeio contará também com seis totens giratórios e uma gangorra.

Prefeitura não informa como ficam peças de Abelardo da Hora no Parque Treze de Maio, como essa dupla de violeiros

O projeto em círculos a ser implantado no Treze de Maio já foi adotado em praças anteriores da infância. Até o momento, já foram entregues cinco unidades, situadas na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada; no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá; na praça principal de San Martin; na praça Maria Sampaio, no Ibura; e na comunidade do Entra Apulso, em Boa Viagem. Estão em obras as Praças da Infância de Tejipió, da praça do Córrego do Morcego e da Praça Eça de Queiroz, na Madalena.

As antigas jaulas do mini zoo que tinha no Parque Treze de Maio serão transformadas em biblioteca e áreas gastronômicas

“As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que vem sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno”, informa a Prefeitura. Provavelmente o Parque Treze de Maio ficará mais moderno.

Tomara que sejam restauradas as esculturas de Abelardo da Hora que ficam no seu interior, assim como os brinquedos criados pelo artista, em concreto, para evitar acidentes. É que no século passado, os escorregos do Recife eram em madeira, e uma alma sebosa encravou intencionalmente uma lâmina de barbear no brinquedo, provocando grave acidente em criança.  Então, Abelardo idealizou escorregos em concreto para evitar que o acidente voltasse a se repetir. Agora…. o que o Treze de Maior precisa é que as obras do artista sejam preservadas. E também necessita, e muito, é de segurança. Todos os frequentadores reclamam do excesso de assaltos.

Abaixo, você confere nos links mais informações sobre a maior área verde do centro do Recife.

Leia também
Treze de Maio: Brinquedos com história
Falta de segurança no Centro do Recife atinge de novo o Parque Treze de Maio
Onze macacos são retirados do Parque Treze de Maio e podem voltar à vida selvagem
Macacos do Parque Treze de Maio ainda esperam por transferência para outros locais
Artista desafiam insegurança e fazem espetáculo no Parque Treze de Maio, no Centro
Parque Treze de Maio tem novos assaltos
Frequentadores reclamam da insegurança no Parque Treze de Maio
Pilhagem em  peças de bronze toma conta do Parque treze de maio
“Jaula” contra o vandalismo no Parque Treze de Maio
Pelos parques do Recife: Treze de Maio
O último lampião do Parque Treze de Maio
Dia de pão e paz no Treze de Maio
Treze de Maio: brinquedos com história
Exposição na Faculdade de Direito: O Recife através dos postais

Em parques famosos, ganso, patos e cisnes são atrações. No Recife, são retirados do Parque Treze de Maio

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife; croquis da PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.