Mais uma árvore destruída pela motosserra insana, no Recife. A nova vítima de arboricídio fica na Rua Cônego Barata, no bairro da Tamarineira. Era uma árvore adulta, fincada no canteiro central daquela via, em frente à Loja Ferreira Costa e perto da entrada de emergência do Hospital Ulisses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira.
O canteiro central é mantido pela loja e ultimamente estava até bem cuidado. O corte da árvore é recente, e não havia ninguém por perto para informar se a planta tombou ou se foi degolada. A julgar pela posição do tronco, não parece que a planta caiu. Infelizmente só no final de março, já havíamos feito registros de cinco árvores que sumiram na Tamarineira ou em bairros no seu entorno.
Muito triste, isso. Ainda mais que, como se sabe, o bairro está muito verticalizado, e sumiram seus jardins e quintais. No sábado, após o arboricídio na Cônego Barata, me deparei com a cena da foto acima, uma ação de poda radical, na Rua Dr Brito Alves, que fica bem perto das vias onde ocorreram os outros arboricídios.
Antes localizada no CEP como em Casa Amaela, a Brito Alves agora é atribuída à Tamarineira, onde a cada dia a selva de concreto avança mais. Na poda do sábado, algumas árvores ficaram carecas. A rua é até arborizada, pois é curta e tem mais de dez árvores, atraindo muitos pássaros. Mas no sábado, o asfalto havia se transformado em um monturo de galhos que chegavam à altura de um humano. Porém ainda não voltei ao local para ver o que sobrou, após a ação da motosserra insana.
Leia também
Parem de derrubar árvores (428)
Parem de derrubar árvores (429). Obras públicas eliminam árvores na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (381)
Parem de derrubar árvores (368)
Parem de derrubar árvores (249)
Parem de derrubar árvores (246)
Parem de derrubar árvores (210)
Parem de derrubar árvores (201)
Parem de derrubar árvores (193)
Parem de derrubar árvores (186)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (31)
Parem de derrubar árvores (14)
Mangueira padece: furadeira e veneno
“Maldade contra a árvore e contra o cidadão”
Cercado de espigões, última área verde da Tamarineira será um parque
O bairro da Tamarineira e o verde oásis no meio da selva de concreto
Parem de derrubar árvores (188)
Parem de derrubar árvores (88)
Parem de derrubar árvores (87)
Parem de derrubar árvores (83)
Parem de derrubar árvores (47)
Genocídio oficial de nossas árvores é cada vez maior
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife