Parem de derrubar árvores (406). Explicação sobre palmeiras provoca polêmica na Madalena

Compartilhe nas redes sociais…

Os leitores que me perdoem a insistência no tema, mas as árvores agradecem!  Ou melhor, agradeceriam, se pudessem falar. Com certeza. Até porque precisam de alguém que as defenda no Recife. Lembram do caso das cinco palmeiras que foram suprimidas no bairro da Madalena, e só quem diz que não sabe nem que viu é o órgão que deveria cuidar da natureza na cidade? E que faz tanta vista grossa aos arboricídios que se espalham impunemente em ruas, parques, calçadas e jardins?

Pois, pelo visto, a “explicação” oficial sobre a vista grossa quanto à erradicação das cinco palmeiras adultas, não convenceu nem o #OxeRecife nem a população do bairro.  Como diz o ditado popular, a emenda foi pior que o soneto. Ao ler a informação aqui no Blog, um morador vizinho da área e que assistiu ao quíntuplo arboricídio derramou comentário indignado. “E as fotos e vídeos não comprovam a erradicação?” – indaga o leitor P.S.F, em mensagem pessoal enviada ao Zap da titular desse Blog.

“Se no momento da vistoria havia vestígios das palmeiras já erradicadas, como é que não havia vestígios da erradicação recente? Os vestígios iriam se perpetuar por lá?”, indaga  M.P, que trabalha no Mercado da Madalena, e viu de perto as palmeiras desabarem. Ambos pediram anonimato, mas externaram revolta com a omissão das autoridades e diante da própria impotência para evitar que os arboricídios ocorram no bairro. Um deles inclusive informou que de nada adiantaram denúncias anteriores devido a degolas de árvores no quarteirão que fica em frente ao mercado público.

“Infelizmente eles (as autoridades) agem assim, de forma reticente e passando o paninho no arboricida”, acrescenta M.P.  “Na Madalena, há registro de envenenamento de árvores, e depois o responsável chama a prefeitura para a erradicação, diante do risco da planta cair e matar alguém”, diz P.S.F. O #OxeRecife até já fez esse tipo de denúncia, inclusive com erradicações posteriores em todo um quarteirão. Mas o responsável não chegou a ser punido. A estratégia  desse  serial killer arboricida foi a mesma usada por uma imobiliária no bairro do Rosarinho,  em 2018, que injetou veneno em uma mangueira em fase produtiva, para depois matá-la, diante do “risco” de cair , colocando a vida de alguém em risco.  Doente com aplicação de veneno com  com furadeira , a árvore foi perdendo o verde, as folhas secando até dar o último suspiro. Mas os moradores fizeram denúncia e a empresa que queria a vaga para ampliar o estacionamento, foi multada. Mas agora….

Nos links abaixo, você confere outras perdas na Madalena, e o protesto histórico de moradores do Rosarinho, em …. contra envenenamento de uma mangueira.

Leia  também
Mangueira padece: “furadeira e veneno”
“Maldade contra árvore e contra o cidadão”
……….
Parem de derrubar árvores (406) Fiscalização precária favorece arboricídios
Parem de derrubar árvores (406). Palmeiras imperiais assassinadas, o antes e o depois
Parem de derrubar árvores (401)
Parem de derrubar árvores 374
Parem de derrubar árvores (272)
Parem de derrubar árvores (13)
Parem de derrubar árvores (44)
Parem de derrubar árvores (50)
Parem de derrubar árvores (154)
Parem de derrubar árvores (162)
Parem de derrubar árvores (46)
Parem de derrubar árvores (295)
Parem de derrubar árvores (13)
Parem de derrubar árvores (44)
Parem de derrubar árvores (50)
Parem de derrubar árvores (154)

Parem de derrubar árvores (336)
Parem de derrubar árvores (312)
Parem de derrubar árvores (307)
Parem de derrubar árvores (238). Golpe de misericórdia na Madalena
Parem de derrubar árvores (237). Quarteirão “pelado” na Madalena
Parem de derrubar árvores. A vingança da natureza
Parem de derrubar árvores (284)
Parem de derrubar árvores (281)
Parem de derrubar árvores (252)
Parem de derrubar árvores (46)
Parem de derrubar árvores (52)
Parem de derrubar árvores (67)
Parem de derrubar árvores (154) 
Parem de derrubar árvores (156)
Parem de derrubar  árvores (188)
Parem de derrubar árvores (197)
Parem de derrubar árvores (206)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Do leitor / cortesia

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.