Ópera “La Serva Padrona” tem sessões gratuitas no Hermilo, de 8 a 11/10

Compartilhe nas redes sociais…

Voltado para suprir uma lacuna nos problemas urbanos e ambientais da cidade, o #OxeRecife também procura – de uma certa forma – noticiar as atividades culturais. Mas, claro, dá prioridade às atrações gratuitas ou com preços mais acessíveis à maioria da população. Porque os shows que cobram preços exorbitantes ao público, provavelmente devem ter uma verba generosa para propaganda, divulgação paga nos grandes meios de comunicação e nas redes sociais, não é mesmo? Isso é só para lembrar que entre os dias 8 e 11 de outubro, às 19h30m,  a ópera “La Serva Padrona” será encenada no Teatro Hermilo Borba Filho. Quanto? O ingresso é grátis e pode ser retirado uma hora antes da sessão.

La Serva Padrona é uma das mais conhecidas óperas da dramaturgia italiana. Mas no Recife ela vai ganhar elementos nordestinos. Na  mistura de textos (recitativos) em português e músicas (árias) em italiano, a peça ganha ares regionais com expressões usadas no nosso dia a dia. E até em alguns elementos de figurino, como tecidos de algodão cru, peixeira, cesto de palha, tapioca e o chapéu de vaqueiro do personagem Vespone, o fiel escudeiro de Serpina.  O enredo da ópera bufa escrita por Giovanni Battista Pergolesi é semelhante ao de uma farsa da Commedia Dell’arte italiana..

Ópera italiana ganha cores nordestinas e promete fazer o público rir no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife

São apenas três personagens: Uberto (patrão), Serpina (serva), e Vespone (criado). Por conta da proximidade com o dono da casa, para quem trabalha desde muito jovem, Serpina se recusa a fazer certos serviços domésticos e repassa as ordens a Vespone, a quem nunca é dada a voz.   Cansado de não ser devidamente obedecido, Uberto decide buscar uma esposa para, assim, não mais precisar da rebelde Serpina 

A peça mostra, com tiradas cômicas, as astúcias de Serpina para assumir o posto de dona da casa e não de criada. Ela convence Vespone a se disfarçar e se passar por seu noivo, o misterioso Capitão Trovão. Os nomes dos personagens revelam características de cada um. Uberto remete a “fogoso”, embora já não tenha o vigor da juventude. Serpina é a “pequena serpente”, ardilosa na busca por conquistar seus desejos. Vespone é a “grande vespa”, sempre rápido e serelepe, de forma a divertir a plateia.   Os personagens engraçados da ópera e a música leve e graciosa fizeram com que La Serva Padrona se tornasse um modelo para a ópera bufa do século 18. A obra, de 50 minutos de duração, foi composta em 1733, por Giovanni Battista Pergolesi, para ser apresentada nos intervalos (intermezzo) da ópera séria Il Prigionier Superbo, mas acabou fazendo mais sucesso do que esta. E ficou eternizada na dramaturgia mundial. Todos que integram o elenco são integrantes do Departamento de Música da UFPE, seja como professores, alunos ou ex-alunos.

Os papéis de Serpina (soprano) e Uberto (baixo bufo) serão vividos por cantores que se revezam. Osvaldo Pacheco e Karla Karolla sobem ao palco nos dias 8 e 10, enquanto Anderson Rodrigues e Gleyce Vieira atuam nos dias 9 e 11. Vespone será interpretado por Marcondes Lima em todas as sessões.

Os atores-cantores são acompanhados por um sexteto de câmara, composto por Singrid Souza (violino 1), Júlia Paulino (violino 2), Letícia Santos (viola), Gabriel David (violoncelo), Rebeca Furtado (contrabaixo) e Maria Aida Barroso (cravo).  A direção geral de Luiz Kleber Queiroz e direção musical da maestrina Maria Aida Barroso. Todos são integrantes do Departamento de Música da UFPE, seja como professores, alunos ou ex-alunos.  Nos links abaixo, mais informações sobre óperas, música clássica e bons espetáculos musicais.

Leia também
De olho na criançada, Festival de Ópera começa com “A turma da Mônica”
Turismo: Ópera da Serra da Capivara movimenta São Raimundo Nonato
Espetáculo diferente: Ópera do Claustro viaja no tempo em ônibus lotados
Férias: Ópera Carmem no Sertão mobiliza a Caatinga no Parque Nacional Serra da Capivara
Espetáculo: Kairoz, mini óperas de um tempo oportuno no Hermilo, grátis
Livro mostra a rica vida cultural do Recife: teatro, óperas, companhias estrangeiras do passado
O Barbeiro de Sevilha no Santa Isabel
Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, vira ópera e vai a três capitais. E o Recife?
Recital de Rodrigo Lins, na Academia, nas Graças. Barítono vai para Lisboa
Boa ação musical. Maria e outras Marias
James Strauss, o flautista de Abreu e Lima, que ganhou o mundo
Nosso Strauss pernambucano ganha Medalha de ouro Mozart de Viena
Depois de arrebatar 75 prêmios, “A cor púrpura” faz temporada no Teatro do Parque
Musical “Francisco um instrumento de paz” homenageia o santo no Guararapes
Capiba pelas ruas em vou terá 14 apresentações em três teatros do Recife até julho

SERVIÇO
Ópera “La Serva Padrona”, de G. B. Pergolesi
Quando: 8, 9, 10 e 11 de outubro, às 19h30
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Acesso gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes
Informações: www.instagram.com/25producoes

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Moragana Tarjara / Divulgação

Continue lendo

Amantes de Glória, Pomba Lesa, Aurora dos Carnavais e Pitombeira no Recife

Caminhada do Frevo: percurso de onze quilômetros Recife-Olinda, a pé

Centro do Recife: Sexta-feira tem folia com nossa diversificada cultura popular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.