Espetáculo “Kairós: Minióperas de um tempo oportuno”, no Hermilo, de graça

Compartilhe nas redes sociais…

Espetáculo gratuito, na noite dessa quinta-feira (29/8), no Teatro Hermilo Borba Filho. É que acontece às 20h a estreia de “Kairós: Minióperas de um tempo oportuno”, reunindo oito cantores, quatro músicos executando composições ao vivo, eu uma direção de arte que promete transportar a plateia para um universo bem distante do convencional. Ou melhor, das óperas tradicionais.

Pelo menos, é o que promete a produção da “teatrologia, que oferece ao público a oportunidade de conferir uma montagem inédita, com libreto, composição, interpretação e direção assinados por alguns dos principais nomes da cena da música erudita no Estado. “Kairós: minióperas de um tempo oportuno” volta ao palco, no mesmo horário e local, nos dias 30 e 31 de agosto.

O palco escolhido para o espetáculo, o do Teatro Hermilo Borba Filho, em formato de arena, foge do tradicional palco italiano, proporciona proximidade com o público, que dispensa requisitos comuns ao gênero, como a maquiagem exagerada e figurinos mais pesados. “O formato arena se encaixa melhor neste tipo de montagem. Quando se trata de uma produção de câmara, o cantor acaba tendo que se exercitar mais como ator. As expressões e a movimentação cênica acabam sendo mais valorizadas. A atuação ganha a mesma importância que o canto”, destaca Luiz Kléber Queiroz, diretor do espetáculo e  responsável pelos libretos.

Artistas querem popularizar e criar plateia para a ópera no Recife e fazem espetáculo gratuito

O espetáculo tem entrada gratuita e conta com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife, via Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife. A realização é da 25 Produções e Publicidade, que tem à frente Matheus Soares, cantor lírico com experiência variada dentro e fora do Brasil, que inicia voo na área da produção de eventos culturais. As três sessões contarão com intérpretes de Libras.

“Kairós” é resultado de dois projetos culturais: além do incentivo do SIC, a fase inicial (de adaptação dos originais para os libretos) contou com apoio do Funcultura, do Governo do Estado.  “Kairós” reúne quatro minióperas de cerca de 20 minutos cada, apresentadas em sequência. Temas universais como o tempo não linear e a angústia do ser humano perante a vida e a morte são tratados de maneira instigante e com um toque de comédia.

Durante três meses, Kléber se dedicou a adaptar os quatro contos do italiano Dino Buzzati (1906-1972) – “Equivalência”, “Delicadeza”, “Um Caso Assombroso” e “A Almôndega”. As obras trazem referências ao universo do surrealismo e do teatro do absurdo, que marcam a obra do autor, que ganhou fama com o romance “O Deserto dos Tártaros” (1940). De estilo inconfundível, Dino quebrou as convenções das “boas maneiras” da época, com uma visão fantástica e absurda da realidade.

A montagem de “Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno” desempenha também um papel ativo no trabalho de formação de plateia e de profissionais para a ópera em Pernambuco. Por isso, os diretores decidiram abrir o ensaio geral do espetáculo, que foi realizado na última segunda-feira, às 19h, no Teatro Milton Bacarelli, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Leia também
Férias: Ópera Carmen do Sertão mobiliza a Caatinga no Parque Nacional Serra da Capivara
Ciclo Natalino: Baile do Menino Deus
O Massacre de Angico em palco ao ar livre
Lampião, Maria Bonita, Antônio Conselheiro e Benjamim Abrahao redivivos no Sertão
Os Saltimbancos e  A Noviça Rebelde no Teatro Guararapes
Depois de arrebatar 75 prêmios, a “Cor Púrpura” faz temporada no Teatro do Parque
Sitio da Trindade tem “A peleja de Leando na Trilha do Cordel”

Serviço:
“Kairós: Minióperas de Um Tempo Oportuno”
Quando: De 29 a 31 de agosto
Horário: 19h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Quanto: Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro.
Mais informações no instagram @25producoes

 

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.