Novas luminárias viram alvo de marginais. Estão sumindo do Centro!

Compartilhe nas redes sociais…

Feias, mal colocadas e fáceis de roubar. As pessoas mal percebem as diferenças. Mas, desde o início, o #OxeRecife se posicionou contra as luminárias de rua  – em forma de lampião ou de cuia virada  – com as quais os nossos gestores, infelizmente, vêm substituindo as antigas, que eram bem bonitas, que são preservadas em tantas cidades do mundo. Enquanto as de vidro leitoso – como as que sobrevivem no Cais José Estelita –  eram muito mais fotogênicas do que as atuais, as novas desfiguram praças, pontes e até locais históricos do Recife. Infelizmente.

Na última volta que dei no centro da cidade – só para ver o que mudou depois do Recentro – percebi que os novos modelos parecem ser muito mais vulneráveis a furtos, pois não são poucas as unidades que já sumiram de ruas icônicas do Recife, como as da Aurora e a do Sol. Talvez também chamem mais atenção dos vândalos porque são de materiais vendáveis no ferro velho.  Quem não lembra, por exemplo, do destino das 64 peças  das 79 que foram pilhadas  do Parque de Esculturas Francisco Brennand, que terminaram derretidas no ferro velho? Quanto às luminárias, as mais furtadas são justamente aquelas  em formato de lampiões, como os da foto acima.

Fáceis de roubar, as novas luminárias a led estão sumindo do centro do Recife, como esta na Rua Martins de Barros.

Porém os equipamentos em formato de cuia virada,  horrorosos, como os que mancham a beleza da Ponte Duarte Coelho (foto abaixo) vêm sendo preservados. Nem os marginais por elas se interessam. Os dois modelos “modernos” foram implantados de forma indiscriminada em muitos locais do Recife, inclusive em áreas históricas desde a gestão passada.  Começaram com Geraldo Júlio (PSB) e prosseguem na gestão João Campos (PSB). Ambos se orgulham da troca sem critério estético. Os novos modelos  estão até no agora decadente Cais do Imperador, onde os antigos deveriam ter sido preservados. Porém o que vem ocorrendo é que  as recentes estão desaparecendo. Provavelmente há alguma quadrilha agindo neste sentido. Elas sumiram na Avenida Martins de Barros,  da Rua da Aurora e da Rua do Sol. E não são poucas. Por exemplo, na Rua da Aurora, são treze postes no pequeno trecho compreendido entre a Ponte da Boa Vista e a Ponte Duarte Coelho. Pois faltam 26 luminárias. E haja breu!

Igualmente, na Rua do Sol, entre 17 postes que observei, faltavam “somente” 34 luminárias. Na Ponte do Limoeiro, atualmente em reforma (para pior, diga-se de passagem), desapareceram onze lampiões. Pelo que se observa, alguma coisa está errada na nova iluminação do Recife, “muito mais econômica” que a anterior.

Será? Porque, desse jeito, o sistema vai terminar demandando o dobro do preço inicial. O #OxeRecife perguntou via e-mail à Emlurb se tem conhecimento do sumiço das luminárias em forma de lampiões no centro da cidade, em bairros como Boa Vista e Santo Antônio. Também indagou se as recém colocadas foram tiradas para manutenção, ou se foram roubadas mesmo.  Mas a assessoria de imprensa do órgão não deu resposta. Depois, ainda se fala em revitalizar o centro… Como, deixando suas ruas principais no escuro, o que aumenta mais ainda a  sensação de insegurança já tão vivenciada durante o dia? Sobre as de vidro leitoso, que foram retiradas, ninguém diz onde foram parar. Nenhum órgão oficial até hoje informou o seu destino. Quanto às mais recentes, vamos esperar para ver o que acontece, não é? Quem vai explicar o sumiço, se a Prefeitura ou a Polícia.

Leia também
Cais José Estelita e as luminárias que restam. Será que esta paisagem vai mudar?
Ilumina Recife  sacrifica luminárias tradicionais e descaracterizam cidade
Linda à noite, Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético durante o dia
Novas luminárias de LED no Recife. Por que descaracterizar nossas praças?
Praça José Vilela não é mais assim. Sofreu um atentado estético
O Recife está ficando sem elas
De olho nas luminárias da Bom Jesus
Apipucos: Adeus às antigas luminárias
Vamos salvar o centro do Recife?
Atentado estético no Cais da Jaqueira
Atentado estético no Primeiro Jardim, em Boa Viagem
Luz de LED é tudo?
As últimas que resistiam
Campinhos de Várzea iluminados
Fonte luminosa na Praça do Arsenal
Joao Campos, se eu fosse você…
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Proto projeto de recuperação do Parque das Esculturas  no Marco Zero
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (#OxeRecife) e Genival  Paparazzi (Acervo #OxeRecife)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.