Embora no Recife a separação de materiais recicláveis na coleta do lixo ainda deixe muito a desejar – inclusive em condomínios, restaurantes e casas de recepção e festas (um verdadeiro descalabro) – no Sertão, felizmente, essa situação começa a mudar. Já demos aqui nesse espaço o exemplo de Serra Talhada, que fica na região do Pajeú, que então começara a fazer o dever de casa, na questão do lixo. Agora, outra boa notícia chega de Petrolina, município localizado a 769 quilômetros do Recife, e que fica às margens do Rio São Francisco.
É que o mais tradicional centro de compras privado da cidade, o River Shopping virou referência quanto ao descarte do lixo, pois faz a separação de acordo com a seleção correta dos materiais, que são doados a entidades que recolhem e reaproveitam esses resíduos. Agora decidiu ampliar essa ação. É que o River Shopping e a Sanvale Soluções Ambientais uniram forças e irão receber os materiais descartáveis também dos clientes através de grandes contêineres instalados no próprio estacionamento.
Foi inaugurada nesta semana a Estação de Resíduos, com um contêiner com cinco espaços para eletrônicos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, monitores e computadores antigos, além de pilhas, baterias e lâmpadas. O espaço irá funcionar das 10h às 18h, de segunda a sábado, e aos domingos, entre as 14h e 18h. O objetivo da iniciativa é incentivar ainda mais a coleta seletiva e dar destino a itens que seriam descartados no lixo comum.
“A nossa ideia é que as pessoas possam utilizar este ponto de coleta como um apoio, ajudando o meio ambiente e propagando a coleta seletiva do lixo também na suas casas e comunidade em geral”, explica Welton Carvalho, superintendente do River Shopping. A parceria faz parte da iniciativa dos cinco R’s da Economia Circular: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O evento de inauguração foi na quinta (22/02) e o espaço já está funcionando para o público, sempre a partir das 10h.
Nos links abaixo, você confere iniciativas de coleta seletiva em shopping-centers, municípios e dificuldade nesse tipo de ação.
Leia também
Acorda, Recife, até Serra talhada, no Sertão de Pernambuco, está com coleta realmente seletiva
Água de Reuso de Shopping Recife irriga jardins e economia anima lojistas
Coletor de eletrônicos no RioMar
Shopping Boa Vista recolhe latas de alumínio, garradas PET mas papelão e vidro ficam de fora
Shopping Recife busca sustentabilidade, recolhendo de vidro a óleo de cozinha
Zona Norte sem estação de reciclagem
Ação evita que 9 milhões de litros de óleo de fritura cheguem à natureza
Que diabo de coletor é esse?
Isso é um ecoponto? Cadê o Lixo Zero
Ecoponto é o retrato da qualidade da coleta seletiva do lixo no Recife
Ecoponto: “Tudo junto e misturado”
Coleta seletiva: Veículos da Emlurb são controlados por GPS mas isso não garante lixo recolhido
Moradores de Casa Forte voltam a reclamar da coleta seletiva
Moradores separam lixo seco mas ficam a ver navios
Campina Grande separou 52 toneladas de materiais recicláveis no ciclo junino
Arraial do Sítio da Trindade tem coleta seletiva. Por que não nos outros polos juninos
O São João de Caruaru dá destino correto a garrafas de vidro da festa?
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia nas ruas de Olinda
Centro do Recife ganha coletor para descarte de óleo de cozinha e lixo eletrônico
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / River Shopping