Quando observo os serviços sebosos que a Neonergia vive a fazer pelas ruas do Recife, fico me perguntando se na Espanha, onde fica a matriz do grupo do qual é subsidiária (o Iberdrola, um dos líderes globais do setor), a empresa vive a fazer obras tão equivocadas pelas ruas. Aqui no bairro onde resido, a oscilação é grande, é um vai e volta danado, o que pode prejudicar os eletrodomésticos. Na semana passada, equipes da @Neonergia estiveram no bairro de Apipucos para a troca de fios antigos “por mais novos”. E a oscilações no fornecimento de luz até que caíram.
Também foram feitas podas de árvores, para “não bater na fiação”. E é aí que reside o problema. O corte é só de um lado, o que – tenho repetido aqui nesse espaço – coloca o equilíbrio de árvores, principalmente as grandes, em risco. Pois é, fizeram podas mal feitas e, o que é pior, deixaram galhos cortados agarrados no alto das árvores, os quais corriam risco de desabar e cair em cima das pessoas. Contratei um jardineiro para retirar os galhos intrusos e perigosos que a Neonergia deixou como penduricalhos após os cortes, pois poderiam provocar acidentes.

Tem mais, as equipes técnicas foram embora, e como eu não estava em casa, não vi o que sobrou: fios pendurados do alto das casas, enrolados nas calçadas, amarrados nas árvores e até no meio das plantas do jardim externo. Para uma pessoa leiga – como é o meu caso – e como é o do jardineiro, não convém chegar perto, pois a gente não sabe se tem ou não corrente, pois as notícias que a gente vê de casos de pessoas que levam choques ou são eletrocutadas no meio da rua não são poucos no Recife. Nada disso me surpreende, pois ando todos os dias pelas ruas e vejo fios e mais fios caídos pelo chão, “novelos” na fiação aérea, fios pendurados, fios batendo nas nossas cabeças e nos nossos caminhos, provocando quedas.
Não sabemos de que empresas são os fios, mas se são de operadorasde telefonia, a quem pertence os postes em que eles se apoiam? Realmente, alguma coisa está faltando para melhorar a prestação de serviços da Neonergia e a fiscalização dessa bagaceira da fiação elétrica aérea na cidade. Há alguns anos, um macaquinho morreu eletrocutado em um fio, em frente à minha casa. Claro que não me atrevi a tirar o cadáver, nem que fosse com uma vara de madeira, pois – como diz o ditado – “seguro morreu de velho”. E com eletricidade não se brinca. A Neonergia veio rapidamente. Não posso reclamar de demora no atendimento. As equipes retiraram logo o animal. Mas quando fui sair de casa, tomei um susto. Haviam deixado o “defunto” na porta, praticamente sob meus pés. Da mesma forma que deixaram, agora, galhos ameaçando cair nas pessoas e fios pendurados e espalhados pelo chão. Será que na Espanha é assim também, ou aqui operam dessa forma por achar que nossa cidade é a casa da Mãe Joana?
No vídeo abaixo, você pode observar porque o serviço da Neonergia é considerado “seboso” pelo #OxeRecife. E nos links, mais informações sobre Neonergia e outras empresas que prestam serviços no Recife.
Leia também
Território de João Campos, Recife com fios embutidos por iniciativa de Raquel
Ilumina pedestre” terá 24 mil pontos de iluminação direcionados às calçadas
Escritório da atendimento da Neonergia cercado de esgoto em Casa Amarela
Descalabro: postes rachados, ferragens à mostra, fios caídos e risco de choque
Descalabro: fios espalhados pelo chão e também caindo na cabeça. Pode?
Negligência: Menino morre eletrocutado em parque. Haja fio desencapado…
Quem controla o descalabro de fiações aéreas no Recife? Ninguém pelo que se vê
Ponte Buarque de Macedo: poste some e fios ficam expostos
Nó de fios provoca poluição visual na Rua do Bom Jesus
Depois de fios caídos ou baixos na cara da gente, agora é poste dando choque
Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
O descalabro das operadoras: fios jogados e amarrados são armadilhas para pedestres
Vistoria no percurso do Galo vê riscos no descalabro da fiação aérea no Recife
Mais uma sinalização criminosa nas ruas do Recife. Cadê o respeito à vida humana?
Fios baixos e caídos preocupam a população em todos os cantos do Recife
Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
Vistoria no percurso do Galo da Madrugada vê riscos no descalabro da fiação aérea no centro
Artigo: Legislação sobre exposição de trabalhador ao calor precisa ser revista, por Fabrício Varejão
Fiação vira esculhambação
Descalabro na fiação e nas conexões
Cadê a ouvidoria da Neonergia?
No Nordeste, apagão afetou todos os estados
O revoltante apagão de fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
A Oi é uma piada
Prestadoras de serviço: descalabro
Prestadoras de serviço e buraqueira
Ninhos de fios incomoda pedestres
O revoltante apagão do fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
Falta d´água é entrave ao crescimento
Texto, fotos e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife

Irresponsabilidade total a Neoenergia!
Tenho certeza que, na Espanha,isso não ocorre.
Mas, aqui,tudo é permissível. E a Prefeitura/ Emlurb se eximem das suas funções públicas de fiscalizar e cobrar os resultados dos serviços prestados com zelo,rigor e segurança.