Depois de Nazaré da Mata, agora é a vez do município de Tracunhaém realizar seu encontro de mestres da cultura popular, que acontece no sábado (14/9). Ao todo, 20 mestres e contramestres do maracatu rural da região canavieira realizam uma noite de cantoria, dedicada à poesia popular e ao improviso, que normalmente acompanham as apresentações e desfiles daquela que é uma das manifestações folclóricas mais marcantes de Pernambuco. E que é reconhecida como patrimônio cultural do Brasil. Mas a abertura do evento será com roda da Ciranda Flor, que é comandada pelo Mestre Carlos Antônio.
Estão confirmados para o encontro o Mestre Pixito; Mestre Zé Joaquim; Mestre Anderson Mestre Vinicius Fernando; Mestre Adriano; Mestre Bi; Mestre Carlos Antônio; Mestre Tutu. E ainda: Mestre João Paulo; Mestre Antônio Paulo Sobrinho, Mestre Renato; Mestre Luiz Henrique; Mestre Josuel Caboclo; Mestre Nailson Vieira; Mestre Manoel Damião e Mestre Jackson Felipe. Haverá, também, a participação especial da Mestra Nalva.
“Este evento é a maneira que encontramos para, juntos, celebrarmos a união, o amor e a cultura de paz. Sempre digo: onde há cultura, lá está todo o afeto que o ser humano pode encontrar na vida” destaca o idealizador e coordenador do encontro, Mestre André de Lica, do Maracatu Rural Estrela da Serra de Açudinho. A programação, que conta com incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, acontecerá na sede do Maracatu Rural Estrela da Serra, de Açudinho, em Tracunhaém, que fica a 60 quilômetros do Recife. Anfitrião, o Estrela da Serra está completando 19 anos. O encontro ocorre das 21h do sábado às 6h da manhã do domingo.
Na ocasião, será concedida uma comenda em reconhecimento a um grupo de brincantes do maracatu rural. Estão na lista dos agraciados a Rainha do Maracatu Estrela da Serra de Açudinho, Girleide Marília (Tracunhaém); o presidente do Caboclinho dos Coités, Zé Preto (Tracunhaém); Caboclo de Lança do Maracatu Estrela Brilhante, Biu Porfírio (Nazaré da Mata), musicista e produtora cultural do Maracatu Feminino Coração Nazareno, Lucicleide Silva (Nazaré da Mata); e o Fundador do Maracatu Pavão Dourado, Ném do Pavão (Tracunhaém).
Também conhecido como maracatu de baque solto, o maracatu rural é uma das principais manifestações da cultura popular de Pernambuco, mas os grupos e brincantes são característicos da Zona da Mata, onde se concentra a agroindústria açucareira do estado. Sua figura mais icônica é o caboclo de lança, embora o folguedo tenha, também, vários outros personagens como Rei, Rainha, Matues, Catirina, Luminista entre outros. Já os instrumentos são metais (clarinete, saxofone, trombone, corneta, pistão); e percussão (porca, tambor, gonguê, tarol ou caixa, zabumba, chocalhos (que são presos às fantasias dos lanceiros). O outro tipo de maracatu existente em Pernambuco é o maracatu nação, também chamado de maracatu de baque virado e que tem origem no sonho de liberdade de negros escravizados, que sonhavam em voltar para a África.
Leia também
Tradição do maracatu mobiliza escolas públicas e universidade na Mata Norte
Maracatu rural: Encontro de Mestres mostra tradição poética em Nazaré da Mata
Festival Alvorada movimenta Parque dos Lanceiros em Nazaré da Mata
Maracatu de baque virado, de baque solto e ciranda viram patrimônios imateriais do Recife
Maracatus rurais fazem a festa no Marco Zero
Mestre do Maracatu Porto Rico, Chacon Viana ensina batuque no Japão
Carnaval diversificado: maracatus rurais, caboclinhos, afoxés
Maracatu rural (ou de baque solto) tem exposição no Camará Shopping, em Camaragibe
Atentado contra maracatu rural: Prefeitura vai demolir o Parque dos Lanceiros
Prefeitura de Nazaré da Mata volta atrás e desiste de demolir Parque dos Lanceiros
Sandra Paro: o mosaico e o fascinante ofício de fazer arte quebrando e juntando pedacinhos
Cavani Rosas na Christal Galeria, entre raízes, ramificações, tormentas, lugares e cultura
Maracatu rural, maracatu nação, orquestras de frevo, ursos gigantes…
Maracatu Rural movimenta RioMar
Orquestra Som da Mata faz festa no Parque dos Lanceiros
Maracatu Rural: As mulheres guerreiras
Caboclo de lança inspira prato
Livro: Pernambuco é campeão em manifestações culturais registradas pelo IPHAN
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alexandre Carvalho e Ed Machado / Divulgação