Orquestra “Som da Mata” faz festa para preservar ritmos no Parque dos Lanceiros, em Nazaré

Compartilhe nas redes sociais…

Anote aí. Quinta-feira (28/12) é dia de festa em Nazaré da Mata, cidade localizada a 65 quilômetros do Recife e nacionalmente conhecida como a terra do maracatu rural. A manifestação é tão importante no município, que ele tem até um parque, os dos Lanceiros, em homenagem ao caboclo de lança, figura mais icônica daqueles grupos culturais. Pois é justamente no Parque dos Lanceiros que a tradicional Orquestra Som da Mata vai dar um show de lançamento de EP, a partir das 20h, para mostrar o repertório do grupo que deve embalar o carnaval de 2024. E os ritmos são muitos, inspirados nas manifestações populares do estado: frevo, ciranda, maracatu rural, coco de roda, cavalo marinho entre outros. O acesso à festa é gratuito. O Parque dos Lanceiros (foto acima) fica na entrada da cidade de Nazaré da Mata, no km 65, da BR – 408.

A programação contará com tradutor da Língua Brasileira de Sinais ( Libras). A data também marca a oficialização da estreia das apresentações culturais da Orquestra Som da Mata, que atua na defesa musical dos ritmos que são Patrimônios Culturais de Pernambuco, possibilitando a criação, preservação, difusão, memória e salvaguarda dos gêneros que embalam as festas, tradições, brincadeiras e ritos populares da Zona da Mata de Pernambuco. Fundado em abril de 2023, o grupo já faz bastante barulho. “Estamos trazendo para o público um projeto que tem a identidade musical da cultura da nossa região. Trabalho que mistura arte, poesia, memória e, sobretudo, valorização à nossa cultura popular” explica o compositor e cantor Jaime Correia.

Orquestra da Mata faz ensaio na sede da Sociedade Musical 5 de Novembro

A orquestra conta com treze músicos, com idades dos 18 aos 70 anos, que, acompanhados de seus instrumentos de sopro e percussão, criam e recriam várias faces dos gêneros musicais, como frevo, maracatu rural, ciranda, coco de roda e o cavalo marinho. Integram a orquestra: João Paulo Ferreira da Hora (maestro);  João Paulo Ferreira da Hora (sax alto); Fábio Rogério de Albuquerque (sax tenor) ; João Fernandes Bento Ferreira da Hora ( Teclado); Jorge Klebson Rodrigues da Silva (Trombone); Aldo Brenno Gomes da Silva (Violão); João Paulo Ferreira da Hora Filho (bateria); Sérgio Murilo Bezerra (Trompete); Rodrigo Joaquim Luiz (contrabaixo elétrico); Edivan Gomes da Mota, Severino Rodrigues da Silva (Percussão).

Leia também
Prefeitura de Nazaré da Mata volta atrás e desiste de demolir o icônico Parque dos Lanceiros
Atentado contra o maracatu rural: Prefeitura vai demolir o parque de lanceiros em Nazaré
Sandra Paro e o mosaico: o fascinante ofício de fazer arte quebrando e juntando pedacinhos
Livro: Pernambuco é campeão em manifestações culturais do Iphan
Maracatu rural movimenta RioMar
Maracatu rural: As mulheres guerreiras
Maracatu rural, maracatu nação, frevo, ursos, bonecos e até blocos líricos para a criançada
Carnaval diversificado: maracatus rurais, caboclinhos, afoxés
Projeto social apresenta a nova Orquestra  de Câmara Pernambuco Centro de Convenções
Orquestra Criança Cidadã faz último concerto do ano

Serviço
Show da Orquestra Som da Mata para lançamento de EP
Quando: Quinta-feira, 28 de dezembro
Horário: 20h
Local: Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata (km 65 da BR-408)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alexandre Henrique /Divulgação e Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.