Luiz Gonzaga lembrado no Pátio de São Pedro

Compartilhe nas redes sociais…

Sem a badalação de outros centros históricos brasileiros, que vivem apinhados de turistas, o Pátio de São Pedro precisa de maior movimentação e atrair maior número de visitantes. Proprietários de lojas e restaurantes reclamam que o conjunto arquitetônico não tem a devida atenção das nossas autoridades. Vive às moscas.  Também fazem queixas do quesito segurança, quando a região onde ele fica – nas proximidades da Avenida Dantas Barreto – é bem deserta à noite. E a população assaltos. Recentemente o Recentro – Gabinete de Revitalização do Centro do Recife – anunciou colocação de guarnições da Polícia Militar. Mas o temor permanece, ao que parece. Estive há alguns dias no Pátio e ele parecia um deserto.

De qualquer maneira, há, agora mais uma atração cultural a ser visitada ali. Isso sem falar em sua belíssima Concatedral de São Pedro dos Clérigos, cuja construção teve início no século 18, e que é tida como um dos mais bonitos monumentos barrocos do Brasil. No Pátio, há equipamentos culturais como a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science, o Núcleo de Cultura Afro, entre outras. Há, ainda, o Memorial Luiz Gonzaga, que esteve fechado mas que acaba de ser reaberto, para preservar a herança deixada pelo Rei do Baião, que faleceu há 33 anos, depois de levar a cultura nordestina para o mundo.

Memorial Luiz Gonzaga reabre no Pátio de São Pedro e recebe visitas até no domingo. Entrada gratuita

O Memorial funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Também abre aos domingos, das 13h às 16h. A instituição funciona na casa 35, no Pátio.e acaba de receber serviços de requalificação do sistema de refrigeração, pintura e recuperação da coberta. O acervo é integrado composto por vasta biografia sobre o Rei do Baião, discos – alguns deles bastante raros, com 78 rotações -, fotos, instrumentos musicais e objetos típicos da cultura sertaneja. Foi inaugurado em 2 de agosto de 2008 e agora reassume a missão de levar ao público os bens de cultura material e imaterial produzidos por e a partir de Luiz Gonzaga.

Além de visitas guiadas para o público em geral, o equipamento também atende pesquisadores, por meio de agendamento, para consulta aprofundada das publicações disponíveis. Se você pretende ampliar o conhecimento sobre o Rei do Baião, há outro equipamento cultural que pode ser visitado, o Cais do Sertão, que fica na Avenida Alfredo Lisboa, pertinho do Marco Zero. O Cais do Sertão é um equipamento mantido pelo governo de Pernambuco e vem a ser um dos mais visitados do Recife.

Leia também
Shopping Recife: Conheça a história de Luiz Gonzaga e dos santos juninos
Cais do Sertão festeja dois mitos: Luiz Gonzaga e Clarice Lispector
Centro Cultural Cais do Sertão: Quinteto Violado e Luiz Gonzaga
O solidário parabéns para Luiz Gonzaga
Tributo a Luiz Gonzaga no Poço
Exu faz festa para Gonzagão
A África que persiste em nós no Pátio de São Pedro
Pátio de São Pedro ganha segurança
Pátio de São Pedro precisa de carinho
Patio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro fica sem lampiões até julho
Nota dez para o Recife que te quero ver 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andrea Rego Barros / PCR

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.