Inclusão: Recife com duas prévias carnavalescas para crianças e adolescentes com autismo

Pensem em uma coisa boa! Depois de colônias de férias, sessão de cinema especial e outras ações voltadas para estimular a sociabilização de crianças e adolescentes autistas, mais uma iniciativa que merece aplausos. Dessa vez do Instituto do Autismo (IDA), que está organizando duas prévias carnavalescas para esse público que tanto precisa de atenção especial.  O IDA acaba de fechar uma parceria com o Balança Rolhinha, o que dará oportunidades à meninada de participar de duas festas de rua. Elas acontecem nos dias 04 e 12 de fevereiro. A primeira será na Praça do Amor, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife. A segunda, no Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul da Capital.

O IDA, que já chegou até a fazer levantamento de equipamentos culturais na cidade que seriam indicados para autistas visitarem, agora reforça o propósito de inclusão das famílias na sociedade, através de novas experiências e momentos de diversão para pais e filhos. Até porque é importantíssima a ajuda dos pais para a integração e conquistas da criança ou do jovem com autismo. Também organizou colônias de férias para a meninada. E as vagas se esgotaram em seis horas. Já as duas prévias carnavalescas acontecem das 14h às 19h. “Estamos  animados para a participação da nossa turma nesta prévia. Eu, particularmente, estou muito feliz pela sensibilidade do grupo à frente do Balança Rolhinha para a causa do autismo, abraçaram nossa proposta com muito carinho”, afirma Kadu Lins, Diretor Geral do Instituto do Autismo. Mas atenção, aproveitando a pauta de calendário, a equipe do IDA reforça a importância de sempre se levar em consideração cada condição de cada autista, de forma individualizada, para a imersão em programações com tantos estímulos sensoriais, como é o Carnaval. Pensando nisso, o IDA dá algumas dicas dos seus especialistas:

A primeira para os que gostam de carnaval. É importante que as famílias preparem a criança ou o adolescente antecipadamente para ir acostumando os filhos a possíveis cenários que possam se deparar no dia do bloco, como o colorido e as diferentes texturas das fantasias, os jatos de pistolinhas de água e brincadeiras com confetes e serpentinas. Por isso, atividades de vestir a criança antes com o abadá ou fantasia, mostrar fotos do evento, quem ela pode encontrar no bloco e colocar músicas que possam tocar no dia irão ajudar bastante na adaptação e no melhor aproveitamento da festa. A segunda para os que não curtem a festa. Como a cidade muda seu ritmo e sua rotina neste período, deparar-se com situações com muito barulho é praticamente inevitável, muitas famílias terão que enfrentar música alta. O ideal é que programem atividades que as crianças gostem e possam fazer dentro de casa. Em caso de viagem para lugares que não tenham tantos estímulos, é importante organizar atividades e preparar as crianças para o que foi programado. Como o autismo é uma síndrome comportamental, quanto mais a criança estiver preparada e souber o que vai fazer durante aquele período, melhor será sua adaptação.

“Será uma incrível oportunidade para todos, famílias, crianças e sociedade como um todo. Sabemos que o Carnaval pode ser um momento de grande desafio para pessoas autistas, pelo excesso de estímulos sensoriais, mas acreditamos que, respeitando as particularidades individuais e estando em ambientes mais abertos, é possível sim proporcionar uma vivência única, prazerosa e marcante em plena folia de Momo”, diz Cadu. O IDA é referência na assistência respeitosa, multidisciplinar e inclusiva a crianças e adolescentes com autismo.  E disponibilizará profissionais especializados em diversas áreas para recepcionar, acolher e acompanhar as famílias durante a folia carnavalesca. “Como a programação da agremiação contará com orquestra de frevo, bonecos gigantes, passistas, caboclo de lança, a la ursa e outras atrações, a equipe já está em campo com a preparação de todos, nossa garotada e os pais. Como os autistas necessitam de previsibilidade para que estejam seguros e confortáveis, já estamos empenhados neste sentindo para que todos possam ter conhecimento antecipado do que encontrarão no evento, do que pode acontecer lá”, pontua Kadu.

O acesso às duas prévias é gratuito. Lembre-se: Nos dias da realização da prévia, o time do IDA atuará em diversas frentes, unindo lazer, estímulos à socialização, iniciativas terapêuticas e desenvolvimento por meio de atividades com foco no estímulo à dessensibilização auditiva, visual e tátil. Além de abordagens que possibilitam o despertar prático da linguagem musical e da estimulação da linguagem verbal. É muito importantea atuação de entidades como o IDA, que terminam suprindo uma omissão do estado, a quem caberia fornecer toda a assistência necessária a crianças e adolescentes com o transtorno, que enfrentam problemas para acompanhamento até mesmo entre os planos privados de saúde.

Nos links abaixo você confere outras ações a favor de pessoas com autismo e também iniciativas sobre inclusão.

Leia também
Cinema tem sessão especial para autistas
Colônia de férias para autistas tem recorde de inscrições
Dicas de diversão para autistas por quem entende do assunto
Colônia de férias para autistas
Casa Azul  para atender autistas em Macaparana vira exemplo a ser seguido
Carnaval inclusivo: Rei de Rainha do Carnaval do Recife das Pessoas com Deficiência
Olhar para as diferenças: Crianças deficientes do Agreste e do Sertão ganham transporte especial
Praia sem barreiras retorna a Boa Viagem no Dia Internacional da Pessoa com deficiência
Relançado, Pernambuco Conduz facilita a vida das pessoas com deficiência
Praia sem Barreiras: 10 mil pessoas deficientes com direito a banho de mar
União Mãe de Anjos em fotografias
Dia “D”: emprego para deficientes
Renata Tarub: dança e inclusão social
Deficientes com vez no desfile do Galo
O carnaval inclusivo do Recife
Carnaval inclusivo na Rua da Moeda
Carnaval inclusivo Recife Antigo
Abertura do carnaval: inclusão, frevo, brega, samba, pífano e música eletrônica
Isso é muito bom: carnaval inclusivo
O frevo inclusivo de Werison
O ser humano encantado do frevo 
Música para Surdos: é o som da pele
Os incríveis batuqueiros do silêncio
Carnaval sem barreiras em Boa Viagem
A luta por inclusão e acessibilidade
 Campanha por escola inclusiva
Óculos trilíngues facilitam leitura para cegos
Síndrome de Down: despertando talentos
Cultura inclusiva em curso gratuito
Com o coração se faz uma canção
Síndrome de Down: Expedição 21
Portadores de Down ganham curso de jornalismo em PE
Saga de Bruno em cordel
Festa inclusiva no Parque da Jaqueira
Com respeito construímos a igualdade
Bruno, exemplo a ser seguido
Bruno, exemplo para todos
Encontro na estrada: passeio inclusivo
Caminhada para cadeirantes fez sucesso
Jovens da Apae mostram talentos
Macaxeira tem parque inclusivo
REC Férias inclusivo na Zona Norte

Serviço
INSTITUTO DO AUTISMO NO CARNAVAL
Bloco: BALANÇA ROLHINHA
Data: 04 (sábado) e 12 (domingo) de fevereiro de 2023
Horário: 15h às 19h
Local: 04 de fevereiro (sábado) na Praça do Amor (Poço da Panela); 12 de fevereiro (Domingo) na Av. Boa Viagem (Boa Viagem)
Acesso: Gratuito
Informações: @institutodoautismo @balancarolhinha

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Erasmo Albuquerque / IDA

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.