Festival Rural Estrelinha, em Nazaré da Mata, exalta tradições culturais

Compartilhe nas redes sociais…

Taí, gostei. Enquanto no Recife a Festa da Virada 2025 (que acontece na praia do Pina) deixou de fora grupos culturais da tradição natalina, em Nazaré da Mata, acontece no final de semana um evento exatamente para valorizar representações da cultura popular. E não só aquelas que acontecem no final do ano, mas em todas as épocas. Trata-se da  3ª edição do Festival Rural Estrelinha, que acontece no sábado e no domingo (19 e 20 de outubro). A festa é um esforço de preservação  às expressões culturais reconhecidas como Patrimônios Culturais de Pernambuco e do Brasil. E ocorre em frente ao Espaço Cultural Mauro Mota, equipamento público da Prefeitura de Nazaré da Mata, localizado na Rua Barão de Tamandaré, no Centro da cidade.

Tamandaré fica a 65 quilômetros do Recife. Ou seja, bem pertinho do Recife. O evento é gratuito e a abertura acontece às 20h do sábado, com apresentações de ciranda, coco, bloco rural. Sim, em Pernambuco tem bloco rural. O encontro deve reunir artistas, grupos e instituições da cultura popular regional, pois tem como proposta valorizar, difundir, preservar e divulgar as tradições da cultura raiz, como coco de roda, cavalo marinho, maracatu rural e ciranda.  Em 2024, o Festival Rural Estrelinha presta homenagem especial à memória e ao legado cultural deixado pelo Mestre Mané Vieira (Manoel Vieira), de 92 anos, falecido em junho de 2024.

Nailson Vieira é um dos organizadores do festival que exalta a cultura popular em Nazaré da Mata, no fim de semana

Mané foi responsável, nas últimas seis décadas, por manter vivo o Bloco Rural Estrelinha, agremiação carnavalescas que tem como propósito valorizar a participação feminina, e a diversão da folia momesca promovida por trabalhadoras e trabalhadores do corte de cana de antigos engenhos zona canavieira.  Durante os dois dias, dezenas de atrações culturais ligadas aos ciclos culturais do Carnaval, São João e do Natal,  animarão o público, com apresentações que envolvem música, dança e muita poesia popular.

“Estamos muito felizes de poder reunir tantos artistas e grupos importantes para celebrarmos a nossa cultura e identidade”, afirma o músico, produtor cultural e artista, Nailson Vieira, neto e um dos herdeiros do legado artístico de seu Manoel. A abertura contará com apresentações de vários grupos regionais, incluindo o Bloco Rural Estrelinha, além do Coco da Mata, Ciranda Raízes da Mata Norte do Mestre Anderson Miguel, Orquestra de Bolso e Nilson Vieira.

O evento se estende até o domingo (20), quando as atividades começam mais cedo, às 16h. Na ocasião, se apresentam o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada (Buenos Aires), Coco de Yá (Goiana);  Coco Canavial (Nazaré da Mata); Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi (Nazaré da Mata); e Mônica Maria (Goiana). Uma das novidades desta edição é que será transmitido, ao vivo, por meio da internet, no endereço https://www.youtube.com/@blocoruralestrelinha3392/featured . A 3ª edição do Festival Rural Estrelinha é realizada com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Também apoiam esta ação a Prefeitura de Nazaré da Mata, Secretaria de Cultura e Turismo. A realização é assinada pela Coco da Mata Produções Artísticas, Azulyne e Bloco Rural Estrelinha.

Leia também
Mestres de Maracatu Rural fazem encontro em Tracunhaém
Artesanato: Tracunhaém tem rota da cerâmica do bairro do Formigueiro
Maracatu rural: Encontro de Mestres mostra tradição poética em Nazaré
Festival Alvorada movimenta Parque dos Lanceiros em Nazaré da Mata
Tradição do maracatu mobiliza escolas públicas e universidade na Mata Norte
Goiana: Festa da Primavera tem ciranda dos cangaceiros, forró e Som na Rural
Maracatu de baque virado, de baque solto e ciranda viram patrimônios imateriais do Recife
Maracatus rurais fazem a festa no Marco Zero
Carnaval diversificado: maracatus rurais, caboclinhos, afoxés
Maracatu rural (ou de baque solto) tem exposição no Camará Shopping, em Camaragibe
Atentado contra maracatu rural: Prefeitura vai demolir o Parque dos Lanceiros
Prefeitura de Nazaré da Mata volta atrás e desiste de demolir Parque dos Lanceiros
Sandra Paro: o mosaico e o fascinante ofício de fazer arte quebrando e juntando pedacinhos
Cavani Rosas na Christal Galeria, entre raízes, ramificações, tormentas, lugares e cultura
Maracatu rural, maracatu nação, orquestras de frevo, ursos gigantes…
Maracatu Rural movimenta RioMar
Orquestra Som da Mata faz festa no Parque dos Lanceiros
Maracatu Rural: As mulheres guerreiras
Caboclo de lança inspira prato

Serviço

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Salatiel Cícero / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.